Como plantar lavanda

O Jardineiro Amador vai ensinar como plantar lavanda. Deste modo, então, você vai poder ter uma planta maravilhosa, de fácil cultivo, que encanta qualquer casa ou jardim. Assim sendo, só é preciso atenção cm alguns detalhes, com algum carinho e atenção. E logo logo, os resultados vão aparecer.

O certo é que a lavanda é uma das plantas mais maravilhosas que existe na natureza. Reúne beleza, aroma e elegância. Além disso, atrai muita alegria e bons fluídos para o ambiente, sendo adorada por insetos como abelhas, pássaros como beija-flores e as coloridas borboletas que enfeitam qualquer jardim.

Lavanda atrai muitos insetos como as abelhas, beija flores e borboletas.
como-plantar-lavanda-em-vaso – foto: Jardineiro Amador
Plantar lavanda em vaso
Plantar lavanda em vaso

Mudas, solo, iluminação e irrigação – Como plantar lavanda

Existem vários tipos de lavanda, de modo que você encontra a planta com cores que variam do lilás suave ao forte e intenso. Existem também em vários tamanhos. Entretanto, todos tem uma característica comum: gostam de bastante sol  e luminosidade e podem ser plantadas em vasos como em canteiros ornamentais, como os das fotos.

De modo que, o primeiro passo é saber como fazer a propagação da planta. Existem duas formas clássicas. Através da semeadura (que é muito mais complicado e requer muitos detalhes), ou comprar mudas prontas, que se encontra facilmente em floras, floriculturas e mesmo em supermercados.

Para saber como plantar lavanda é necessário, contudo, ter em mente que para o bom desenvolvimento da planta e para produção de flores, é recomendado um excelente adubo fertilizante para ser adicionado ao solo, para neutralizar a acidez. Então pode ser usado como opção, Bokashi milagroso do Jardineiro Amador que é um composto japonês orgânico que corrige o solo reintegrando nele todos os compostos orgânicos exigidos por todos os tipos de plantas. Você pode confiar e ter segurança que é um excelente produto.

bokashi-milagrioso do jardineiro amador
bokashi-milagrioso do jardineiro amador

Como fazer a manutenção da lavanda?

Dessa maneira, na manutenção da lavanda, pode ser usado o substrato fertilizante 6×1 do Jardineiro amador, que é um composto nutricional que serve para fortalecer, florescer e frutificar todas as plantas da sua casa e jardim, sejam plantadas em canteiros, hortas e pomares, como também plantadas em vasos. Aplique um colher de sopa bem cheia de 15X15 dias.

Quando do plantio exige regas constantes, mas não em excesso. Após adultas são bem resistentes e uma ou duas regas semanais são o bastante, dependendo da umidade. Sempre sem encharcar. De modo que é sempre recomendado o uso de terra adubada, com reforço de 4 X 4 meses.

Plantar lavanda

Poda da lavanda

Você sabia que muitas plantas precisam de podas para ajudar e melhorar a produção de flores. A rosa é uma delas. Saiba mais sobre poda de roseiras aqui no nosso Blog.

Desta forma, a lavanda também pode – e as vezes deve – ser podada. Assim sendo, não tenha medo de podar. Entretanto, procure fazer de modo certo.

É por isso que, no inverno, a planta pode ser podada para ganhar mais garbo, beleza e durabilidade e mesmo uma forma mais elegante. A poda deve ser feita no final do inverno, que no hemisfério Sul é no início do mês de setembro. A planta pode ser topiada em forma arredondada.

Desta forma, quando plantada em vasos, se recomenda a troca da terra e poda das raízes na mesma época. Os ramos e as flores da lavanda têm várias indicações medicinais. Experimente usar em banhos de banheira, especialmente para bebês.

Utilidades da lavanda – uma planta versátil

A lavanda é uma planta que tem muitas utilidades. Por isso, além de ser bastante ornamental quando plantada em vasos ou formando maciços, ela é aromática. Então, a casa e o jardim que tem o privilégio de ter pés de lavanda, terão os benefícios da sua nobreza.

Ela serve, contudo, para fazer óleos e essências, que tem larga aplicação na indústria cosmética e na indústria química e farmacêutica, pois tem propriedades tranquilizantes e  de combate a fungos e bactérias, é analgésica e anti-inflamatória, entre outras.

Muitas pessoas apanham seus ramos e flores para perfumar ambientes tanto internos como externos e mesmo para banhos essenciais que são relaxantes e emolientes para a pele.

Além do mais, o aroma da lavanda é altamente relaxante e dize afrodisíaco.

Um livro maravilhoso sobre a lavanda

Livro A Lavanda
Livro A Lavanda

Existem muitos livros falando sobre a lavanda. Uma das mais completas obras sobre as utilidades e os efeitos desta planta na vida das pessoas, está num livro maravilhoso da escritora Cláudia E. Obenaus. Quem gosta desta planta, pode se deliciar com a leitura do livro.

Se você quiser ver um vídeo bem legal sobre como plantar lavandas, pode assistir aos nossos vídeo no nosso canal do YouTube.

Um dos vídeos mais legais é esse abaixo. Assista e comprove.

Saiba mais sobre o cultivo da lavanda em nossos vídeos postados no youtube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

138,267FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
308SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares