Aprenda neste post como fazer composteira doméstica, de forma fácil, rápida e sem complicações.
Além de ser ecologicamente correto, gera economia com a produção de substrato e adubo orgânico de altíssima qualidade para você usar na horta, pomar e jardim.
A compostagem doméstica tem ganho muita importância nos últimos tempos e vem sendo adotada não somente por quem pratica jardinagem na casa e jardim, como em escolas, condomínios, sítios e clubes.
A Escolha e Montagem do Recipiente Adequado
Em primeiro lugar, para fazer sua composteira doméstica, escolha o recipiente adequado. Existem incontáveis espécies e formas de fazer uma composteira.
Só para ilustrar, escolhemos a mais rápida e fácil de ser instalada. Ou seja, uma caixa d´água de fibra de vidro com capacidade de 300 litros, com tampa. Escolha uma caixa maior ou menor de acordo com sua necessidade.
Contudo, não use recipiente de madeira ou de amianto, pois o primeiro vai se deteriorar facil e rapidamente com o tempo, enquanto o segundo tem sérias restrições ecológicas.
Logo após escolher o recepiente, siga as seguintes condutas.
Montando a Composteira – Como Fazer Composteira Doméstica
Logo depois de escolher a caixa d´água instale na base de saída, uma torneira.
Só para exemplificar, pode ser um registro de PVC que vai facilitar a retirada do chorume, um poderoso adubo orgânico que se forma no processo de compostagem, sobre o qual vamos falar adiante.
A fim de evitar que a torneira fique entupida na parte de dentro da composteira, afixe logo na saída uma tela, e evite assim, que folhas e resídos de decomposição impessam a passagem do chorume quando você for captá-lo.
Outras quatro medidas importantes são:
Coloque a caixa d´água sobre alguns pilares de tijolos, distante cerca de 45 cm do chão.
Isso evita o acesso de roedores e facilita na hora da retirada do chorume, permitindo que você tenha altura suficiente para colocar um balde de capatação.
Deixe a caixa levemente inclinada na direção da torneira para permtir o escoamento do chorume.
No mesmo sentido, escolha um local de pouco movimento, de preferência distantes de ambientes domésticos, bem ventilado e com boa luminosidade.
Contudo, tão importante quanto isso tudo, é você sempre ter cuidado em manter a composteira sempre bem fechada.
Evite assim o acesso e a proliferação de insetos, roedores, baratas, formigas e mesmo animais com hábitos noturnos, como por exemplo os gambás.
O Quê Usar na Composteira Doméstica?
Antes de começar a usar a sua composteira doméstica, você deve tomar uma providência simples, com a finalidade de ajudar no processo de decomposição dos resíduos orgânicos.
Com efeito, faça uma cama no fundo da composteira, com cerca de 5 cm de altura, usando apara de grama, cepilho sem veneno, casca de arroz ou mesmo palha de espigas de milho.
Logo depois, chegou a hora de você encher a composteira.
Com o propósito de fazer uma boa compostagem doméstica, use resíduos orgânicos, como por exemplo: folhas, flores, aparas de gramado, ramos podados da horta, pomar e jardiim.
Do mesmo modo, use os restos de alimentos orgânicos não processados.
Como por exemplo: cascas de ovos, folhas descartadas na cozinha e na horta, cascas de frutas como banana, melancia, maça, abacaxi, mamão, manga, sobras de hortaliças, verduras e legumes utilizadas na cozinha de casa.
Assim também, pode colocar pães adormecidos, sobras de escolhas de arroz, bora de café, cinza de fogão à lenha e lareira, etc.
O Quê Nunca Usar na Composteira – Como Fazer Composteira Doméstica
Em primeiro lugar, nunca use fezes de qualquer espécie na sua composteira orgânica.
Do mesmo modo, jamais coloque podutos químicos, embalagens plásticas, vidros, metais, tintas, produtos de higiene, papel e papelão com tinta, tecido sintético – que devem ser separados como lixo reciclável.
Assim também, nunca coloque gorduras vegetais ou animais, como por exemplo azeite, margarina, óleo vegetal, ou mesmo restos de carne (gado, ovelha, aves, peixes) ou ossos.
Nunca use cinza de churrasqueira (tem sal), chepas ou cinza de cigarros ou cascas de cítricos como limão e laranja (contém ácido cítrico), absorventes higiênicos, fraldas, coadores de café e saches de chás.
De maneira idêntica, evite colocar plantas doentes, com fungos, pulgões, cochonilhas e ácaros.
Como Colocar os Resíduos Para Decomposição?
Sem dúvida, ocupar bem o espaço da composteira é uma técnica muito eficáz. Nada impede que você coloque os residuos de tempos em tempos, ou mesmo diariamente.
Contudo, sempre que possível diminua o tamanho de tudo. Uma boa técnica é picar o material usando com cuidado uma tesoura para diminuir ganhos, folhas grandes, frutas inteiras, e assim por diante.
Neste sentido, abra a composteira, acondicione os material de compostagem e faça uma pequena compactação, utilizando as mãos protegidas com uma luva ou um um compactador feito com um pedaço de madeira.
Dica útil: de tempos em tempos, usando um ancinho, ou um gancho dentado, revolva o material e logo em seguida faça uma nova compactação.
Logo após, tenha sempre cuidado de fechar muito bem a composteira.
Quanto Tempo a Compostagem Acontece?
De conformidade com o tamanho do recepiente, de modo geral a compostagem vai ocorrendo de acordo como os resíduos vão sendo colocados.
Assim que a composteira estiver totalmente cheia e bem muito bem compactada você deve mantê-la fechada por pelo menos 4 a 6 meses.
Se quiser, nesta fase, utilize um acelerador orgânico de compostagem, que você encontra para comprar em lojas agropecuárias. Mas tenha atenção com o detalhe “orgânico”, para evitar produtos químicos.
No curso em que for enchendo sua composteira, você pode ir tirando proveito dela.
Ou seja, em outra palavras, o processo de compostagem antes de ficar totalmente concluído já proporcional resultados práticos e economia para você usar adubo orgânico de qualidade na sua casa e jardim, que é chorume.
O Que é o Chorume? – Como Fazer Composteira Doméstica
O chorume é um liquido que se forma naturalmente como produto orgânico na decomposição dos residos em processo de decomposição, ou de compostagem.
Em outras palavras, é um líqudio escuro que se forma no processo de decomposição dos produtos orgânicos. O chorume formado em composteiras domésticas orgânicas é totalmente diferente daquele formado em caminhões de lixo e em aterros sanitários.
Sem dúvidas o chorume formado na composteira doméstica não é poluente. Por conseguinte é um sub produto natural que funciona como um poderoso adubo líquido doméstico.
Ou seja, é um potente fertilizante para ser usado nas regas ou pulverizado na horta, pomar e jardim!
Use esse “chorume do bem” em vasos e canteiros, pois é rico em nutrientes e microorganismos benéficos que ajudam a fortalecer o solo e estimular o crescimento das plantas, formação de frutas, verduras saudáveis e flores viçosas em abundância.
Como Retirar e Como Usar o Chorume – Fertilizante Orgânico
Para retirar esse biofertilizante líquido da composteira doméstica, abra a torneira que você instalou quando montou a caixa d’água.
Por certo você deve fazer isso de mês em mês.
Use o chorume diluído, preferencialmete na água da chuva, na proporção de um litro do bio fertilizante orgânico líquido para 10 litros de água.
Só para ilustrar, com essa composição, regue vasos, frutíferas, verduras da horta, canteiros e mesmo gramados.
Se preferir, use também para pulverização de folhas dessas mesmas plantas, pois ele ajuda no processo de fotossintese e fortalecimento das flores, frutas, verduras, hortaliças, chás e legumes.
Mas não esqueça de suspender o uso 15 dias antes e de lavar bem o que você colher para consumo.
Seja como for, apesar do cheiro forte, se bem diluído e utilizado corretamente, você produz um adubo excelente, fazendo um grande economia associada a uma conduta totalmente ecológica.
Ajude a natureza, reduzindo a produção e reaproveitando o lixo orgânico.
Ganho Extra e Extraordinário – Como Fazer Composteira Doméstica
Sob o mesmo ponto de vista, faça uma composteira orgânica e tenha um extraordinário ganho extra.
É que ao final do processo de compostagem você ainda terá um substrato orgânico de grande qualidade para usar como adubo nos seus vasos e canteiros de flores, frutas, verduras, hortaliças, verduras, chás, temperos e legumes.
Ou seja, mais economia ecologicamente correta.
Esse substrato de equivale em força e potência aos adubos orgânicos como esterco de curral, cama de aviário e mesmo húmus de minhocas.
É rico em NPK, ou seja, nitrogênio, fósforo e potácio, tendo ainda muitos outros nutrientes que fortalecem as plantas.
Misture na terra dos canteiros e vasos na proporção de 3 por 1 e logo em seguida você verá os efeitos do substrato na saúde das plantas.
Faça você mesmo sua terra orgânica para usar na sua casa e jardim. Leia o post completo aqui no Blog do Jardineiro Amador.
Videos Ensinando a Fazer Compostagem
No Canal do Jardineiro Amador no YouTube você encontra vários vídeos ensinando como fazer uma composteira, como retirar e como usar o chorume, como usar a compostagem.
Tudo numa playlist super prática e organizada.