Como plantar ervilha torta

Os vários tipos de ervilha Como plantar ervilha torta

Como plantar ervilha torta é uma pergunta bem comum para quem quer fazer uma horta orgânica em sua casa e jardim. Por outro lado, a ervilha torta é uma planta muito sensível e delicada. Existem várias espécies de ervilhas. Mas, definitivamente, o modo de plantar é igual para todas elas. Em suma, fica bem fácil saber como plantar ervilha torta se forem seguidas algumas regras simples. Do mesmo modo, é uma planta que pode ser cultivada em pequenos espaços (e mesmo em vasos grandes). A da foto é para ser consumida em forma de vagem ou, quando estiver bem formada, fornecer grãos de ervilha, que devem ser colhidos antes da vagem secar.

Plantar e adubar ervilha torta
Plantar e adubar ervilha torta

Solo, Iluminação e irrigação na sua horta orgânica

A ervilha torta pode ser plantada o ano todo e produz muito, exigindo boa insolação e pouca rega (uma vez por semana sem encharcar já é suficiente). Em tempo de chuva, suspender as regas.

A semeadura deve ser feita em sulcos de 1 cm de profundidade, com espaçamento de linhas de 50 cm com distanciamento de 30 cm entre as sementes. Imediatamente após a semeadura, faça uma rega leve. Ao atingir 20 cm as plantas devem receber estacas (o bambu é uma excelente opção pois as gavinhas se agarram para subir nas ramas).

Outra forma de dar sustentação às plantas é fazer uma estrutura de madeira com arame. Veja como, aqui neste vídeo do Jardineiro Amador.

Faça você mesmo – prepare a terra para plantar ervilha torta

Antes de mais nada é importante saber que quando for plantar ervilha torta o solo deve ser rico em material orgânico. Assim sendo, se for um canteiro com uso frequente, ao plantar ou semear, acrescente uma camada de 5 cm de terra adubada. Temos um vídeo bem legal ensinando a preparar terra orgânica de qualidade aqui no nosso site. Faça de acordo como mostramos, observadas das mesmas proporções. Enfim, você pode perceber que é bem fácil saber como plantar ervilha torta.

bokashi-milagrioso do jardineiro amador
Bokashi Milagroso do jardineiro amador

De antemão, é importante que você enriqueça a terra quando for prepará-la. Assim também, você pode usar para aumentar a fertilidade do solo, o bokashi milagroso do Jardineiro Amador, que em suma, possuí mais de 120 micro organismos que ajudam na composição do solo de modo a permitir uma excelente nutrição das suas plantas.

Um pacote de substrato 6 em 1
Um pacote de substrato 6 em 1

Como fazer adubações corretamente na sua horta orgânica

De antemão, você deve saber que germinação da ervilha torta geralmente ocorre entre 7 e 10 dias. Dessa forma, em trinta dias após a semeadura, você deve fazer uma nova adubação da sua plantação de ervilha torta.

Faça um sulco na terra, com cerca de 10 cm de profundidade, e distante outros 10 cm da planta. Neste ínterim você pode usar esterco de curral curtido (galinha, gado, ovelha). Se puder, use nosso substrato fertilizante orgânico 6×1 que é um composto que serve para fortificar, florescer a frutificar todas as plantas da sua horta, pomar e jardim.

substrato fertilizante 6 em 1
Substrato fertilizante 6 em 1

Simultaneamente você pode usar o nosso esterco orgânico (bosta em pacote), que é próprio para ser usado na casa e jardim, ainda mais que não tem cheiro e totalmente desidratado sem perder as qualidades de um esterco animal.

Assim também, é muito importante que você mantenha sua plantação sempre limpa e livre de ervas daninhas, folhas e galhos secos. Posteriormente, para afastar as pragas você pode usar óleo de neem puro do Jardineiro Amador, que é orgânico e funciona. Ou se não puder, faça inseticidas naturais conforme ensinamos em vários vídeos no nosso canal no youtube.com/jardineiroamador.

A colheita da ervilha torta

De acordo com o crescimento da planta ela vai produzindo as vagens, que crescem muito rapidamente. A princípio, dependendo do espaço que você tiver, pode ter uma boa produção.

Antecipadamente é importante você saber que essa não é uma cultura perene. De modo que deve ser sempre replantada. Afinal se você não quiser ter toda a produção numa época só, faça semeaduras em espaços de tempo intercalados. Um bom período é de 15 em 15 dias.

A colheita da ervilha torta é abundante e deve ser feita com todo o cuidado com o uso de uma pequena tesoura de ponta bem afiada de modo a não machucar as plantas. Desde já fique atento para o fato de que podem existir vagens prontas para serem colhidas enquanto o mesmo pezinho ainda produz flores. Do mesmo modo como a própria planta, as flores são muito delicadas, bonitas e sensíveis e tem um coloração lilas como a da foto. Enfim, cuide para não machucá-las ao colher as vagens maduras.

Flor de ervilha torta

A princípio, 1 metro quadrado de canteiro garante o abastecimento de uma família por mais de 3 meses.

Desde já, fique atento para um que de tempos em tempos faça rotatividade do local onde efetuou a plantação, de modo a nunca replantar duas safras seguidas de ervilha torta no mesmo local. Se for plantar em vasos, primeiramente, renove inteiramente a terra a cada novo plantio de ervilha torta.

Desta forma, fica bem fácil saber como plantar ervilha torta, não é mesmo?

Assista esse vídeo e aprenda a fazer uma estrutura bem fácil para plantar ervilha torta na sua horta.

Leia nossos outros posts sobre horta, pomar e jardim no Blog do Jardineiro Amador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

116,327FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
144SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares