Como plantar batata doce

Nesse post vamos ensinar como plantar batata doce. A batata doce é um tubérculo considerada um carboidrato muito nutritivo e saudável. Muito apreciada para ser consumida cozida, assada, para fazer maionese, pães, doces entre outras utilidades. Compõe a dieta do brasileiro e, de modo especial, de pessoas que seguem uma alimentação vegetariana e vegana, pela qualidade dos seus carboidratos e compostos nutricionais. Vamos dar algumas dicas de como plantar batata doce já que seu cultivo é muito fácil e não requer quase nenhum cuidado.

Preparando as mudas usando ramos

Antes de mais nada, você precisa saber que existem várias formas de como plantar batata doce. Deste modo numa dessas formas você pode usar ramos de um pé adulto. De modo que esses ramos devem ter cerca de um 50 cm a 1,0 metro. Antecipadamente já deixamos claro que também no plantio por ramas, existe duas formas bem comuns de plantar batata doce. Assim sendo, na primeira delas, faça um círculo em forma de coroa com os ramos, neste modalidade, use as ramas de 1 metro. A segunda forma use as ramas de 0,50 centímetros.

Assim, você deve ter atenção para, tanto num caso como no outro, escolher ramas bem saudáveis e de preferência use a ponta sem retirar as folhas.

Então, de posse das mudas, elas podem ser plantadas como ensinamos abaixo.

Preparando as mudas usando uma batata doce

Simultaneamente, você pode preparar mudas através de uma batata doce adulta. Espete alguns palitos na batata de modo transversal. Depois coloque fixa num recipiente com um pouco de água no fundo, de modo que somente um pequena parte da batata fique submersa. Cerca de 2 cm. Pode ficar deitada ou em pé. Tanto faz.

Ou você pode colocar a batata doce num pouco de terra arenosa de modo a mantê-la úmida, como mostra a foto abaixo. De acordo com esse método, em duas ou três semanas a batata vai soltar brotos. Logo depois, esses brotos vão crescer. Imediatamente você pode plantar essa própria batata com as ramas e ao mesmo tempo, pode aproveitar para efetuar a retirada das ramas como explicado no parágrafo anterior.

Em síntese, é muito fácil fazer mudas de batata doce.

Batata doce em vaso
Batata doce em vaso – Foto Jardineiro Amador

Preparando a terra para plantar – como plantar batata doce

Então se você quiser uma produção legal, precisa ter um espaço como um canteiro ou uma área de terras limpa.

A princípio a batata doce não é muito exigente com o solo. Contudo, quanto mais arenoso e rico em compostos orgânicos, melhor será a produção.

Escolhido o local, afofe a terra, e faça o que na roça se chama de “muchão”, que nada mais é do que um monte de terra com cerca de meio metro de diâmetro, levantado da base cerca de 30 cm (como se fosse um vulcão).

Se tiver adubo orgânico (esterco de curral curtido) pode aplicar cerca de 1 kg por muda. Desde já saiba que você precisa misturar bem o adubo. Se você quiser, pode usar o bokashi milagroso do Jardineiro Amador, que é um produto totalmente natural, que repõe cerca de 120 micronutrientes no solo, permitindo que seu pé de batatas cresça e produza muitas batatas orgânicas saudáveis.

bokashi-milagrioso do jardineiro amador
bokashi-milagrioso do jardineiro amador

Feito isso, pegue a muda (a coroa, a rama ou a própria batata brotada) e coloque sobre o “muchão” e cubra de terra, deixando algumas folhas para fora.

Desta forma, sua muda estará plantada. Pode plantar em fileiras ou espaçadamente. Frequentemente se deixa um espaçamento de 0,50 centímetros entre um “muchão” e outro. Regue bem após plantar. Se estiver muito quente, repita as regas, sem encharcar, durante um mês.

batata doce com a terra preparada
batata doce com a terra preparada Foto Jardineiro Amador

Solo, Iluminação, adubação e irrigação

De antemão você deve estar ciente que as ramas da batata doce vão se alastrar de forma muito intensa. Assim sendo, você pode fazer o controle das ramas, aparando as pontas de vez em quando. Em síntese, se tiver espaço, aproveite para fazer novas mudas e ir replantando, assim, terá batata sempre de forma constante.

A batata doce gosta de ótima luminosidade e suporta meia sombra e sol direto. Se quiser, pode fazer uma nova adubação nos “muchões” dois meses após o plantio.

É uma planta muito resistente a pragas e infestações. Temos outros posts bem legais aqui no nosso Blog sobre outras plantas para sua horta, casa e jardim. Acompanhe. No site do Jardineiro Amador, você encontra todos os produtos orgânicos de alta qualidade, para sua horta, pomar e jardim. Faça uma visita.

Posteriormente ao plantio, é necessário realizar a adubação, que deve ser feita pelo menos uma vez a cada mês. Você pode usar esterco de curral curtido ou o fertilizante 6X1 do Jardineiro Amador, que é um poderoso adubo totalmente orgânico, que serve para fortalecer todas as plantas que produzem flor, fruta, ou verduras e tubérculos como a batata doce.

Colheita da batata doce

A princípio a batata doce pode ser plantada o ano todo. Assim, também pode ser colhida ao longo do ano. Começa a produzir cerca de 6 meses após o plantio. De acordo com a sua necessidade de consumo, vá colhendo tendo os “muchões” como referência, pois geralmente é ao entorno deles, que as batatas de proliferam. Assim também, você deve ter bastante cuidado na colheita, para evitar quebrar as batatas que geralmente ficam logo abaixo da superfície da terra.

Imagem mostrando a colheita da batata doce orgânica
Colheita da batata doce – Foto: Jardineiro Amador
Fazendo mudas de batata doce
Fazendo mudas de batata doce

Batata doce no vaso

Frequentemente muitas pessoas perguntam como plantar batata doce em vasos. Definitivamente, pode ser plantada sim. Porém, a produção é muito pequena. No entanto, plantar em vasos se torna uma boa maneira para produção de ramificações para fazer mudas e, também, de ter as ramificações com fins decorativos.

O método de plantar é o mesmo. E em síntese, para ter alguma chance de produção de batatas, o vaso precisa ser bastante grande.

E, em suma, seguir as mesmas regras do plantio em canteiro.

No canal do Youtube do Jardineiro Amador, nós temos vários vídeos ensinando a plantar frutas, flores, verduras, hortaliças e folhagens em sua horta, pomar e jardim.

Temos um vídeo bem bacana sobre batata doce. Para assistir, CLIQUE AQUI:

Como plantar batata doce – YouTube

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

116,327FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
144SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares