Como plantar açafrão da terra

Como plantar açafrão da terra

Neste post você vai saber como plantar açafrão da terra, que ao mesmo tempo é conhecido como cúrcuma longa.

Açafrão da Terra – Origem e Características da Planta

Essa especiaria antes de tudo é um tempero. É uma planta perene pertencente a família “zingiberaceae”, que só para ilustrar, é a mesma do gengíbre.

É originária da Índia e do Sudeste asiático.

De acordo com sua natureza, o açafrão da terra cresce rapidamente, chegando a atingir até um metro de altura.

A planta é uma herbácea perene. Use o açafrão da terra de várias formas, conforme veremos no decorrer deste post.

De conformidade com sua natureza o açafrão da terra produz rizomas, que são espécies de raízes ou pequenas batatas cilíndricas, muito parecidas com o gengíbre, contudo de tamanho menor e com forte cor alaranjada.

Esses rizomas do açafrão da terra com toda a certeza são as partes mais utilizadas da planta, quer como especiaria ou condimento, quer em razão das suas comprovadas propriedades fitoterápicas.

Com o propósito de deixar claro a importância do açafrão da terra, essa planta é conhecida há mais de 4 mil anos, tendo inúmeros estudos científicos sobre sua propriedades e uso na culinária, na medicina e mesmo na moda e na indústria química e cosmética, por ser também um corante potente.

Açafrão da Terra como Tempero

Por certo são nos países asiáticos (India, Paquistão, Tailandia, Indonésia, Malásia e outros) e Oriente Médio que o açafrão da terra tem mais larga utilização como condimento, por ser um componente importante no preparo do curry em pó, que é uma especiaria essencial na cozinha indiana.

Desse modo, é usado em uma imensa variedade de pratos, como por exemplo o caril, dhal (um prato de lentilhas), chutneys e pratos de arroz como o biryani, sopas, carnes e molhos aromáticos.

Contudo também no ocidente o açafrão da terra já tem uma imensa popularidade, não só pelo seu sabor como pelos comprovados benefícios que proporciona à saúde, podendo ser largamente utilizado em vários pratos, sucos, chás e em várias outras receitas.

Daí a importância de saber como plantar açafrão da terra, que tem um sabor ligeiramente picante com uma pitada de calor, dando cor e sabor especial às comidas em geral.

Só para ilustrar, é muito utilizado na produção de mostardas, queijos, e manteigas.

Em síntese, o açafrão da terra ou cúrcuma longa, atualmente tem expressão e uso globais tanto na culinária como na medicina.

Propriedades Medicinais do Açãfrão da Terra – Como plantar Açafrão da Terra

O açãofrão da terra não apenas é usado na culinária, mas também como um poderoso componente no tratamento de várias doenças, uma vez que suas propriedades medicinais são comprovadas por incontávies estudos científicios.

Use o açafrão da terra como um potente antinflamatório.

Ele possuí curcumina que o princípio ativo que combate várias espécies de inflamações, como por exemplo a de artrite, artrose, reumatismo, gripes e resfriados.

Só para ilustrar o consumo de açafrão em saladas e receitas, ou ainda o chá de açafrão da terra, inibem as moléculas que causam inflamações músculo esqueléticas dentre outras as decorrentes das chamadas doenças autoimunes.

A curcumina do açafrão da terra também tem comprovadas propriedades antioxidantes que neutralizam radicais livres e aumentam as atividades enzimáticas no metabolismo do corpo humano, e protegem as células contra os efeitos do envelhecimento.

Assim também, use o açafrão da terra para melhorar o processo digestivo, pois ele estimula a produção da bile vesicular auxiliando a digestão de gorduras e combatendo a indigestão, gases, inchaço e a síndrome do intestino irritável (SII).

Da mesma forma o uso da cúrcuma contida no açafrão da terra auxilia na melhora da saúde cardiovascular com redução da inflamação e do chamado estresse oxidativo.

Outros benefícios do consumo do açafrão da terra

Estudos também comprovam evidências de que o consumo da curcumina pode ajudar no controle do diabetes e desse modo, age sobre a sensibilidade na metabolização da insulina reduzindo níveis de glicose na corrente sanguínea, melhorando a sensibilidade à insulina e reduzindo os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, como referido, as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes ajudam na prevenção das complicações secundárias associadas à diabetes.

A curcumina contida nos rizomas do açafrão da terra, de fato podem agir como neuroprotetores, beneficiando a prevenção de doenças como o Alzheimer e Parkinson. Entretanto, essas propriedades ainda não estão devidamente comprovadas. Assim sendo, sempre use o açafrão como um auxiliar e nunca como uma forma de tratamento médico.

Do mesmo modo o açafrão da terra combate bactérias, vírus e fungos, sendo importante auxiliar no tratamento de infecções e no funcionamento do sistema imunológico, auxiliando na melhora do humor, podendo evitar agravamento de quadros depressivos, por agir nos neurotransmissores como a seratonina e a dopamina.

Finalmente, a curcuma contida no açafrão da terra tem ação hepato protetora e ajuda na modulação das atividades e da intensidade dos efeitos da doenças autoimunes.

Um remédio natural completo – Como plantar Açafrão da Terra

Em síntese, todas as propriedades medicinais do açafrão da terra fazem desta planta maravilhosa, um auxiliar importante e muito valorizado para que você tenha uma dieta saudável.

Sem contar que essa planta tem um enorme potencial científicamente comprovado, que ajuda no combate de várias doenças.

Contudo, nunca use em excesso e sempre tenha o cuidado de seguir orientação médica especializada.

Ademais, não interrompa ou substitua tratamentos sem consultar seu serviço médico de confiança e não prossiga no uso se surgirem reações adversas, efeitos colaterais ou se os sintomas persistirem.

Por fim, mulheres grávidas, em lactação e crianças jamais devem usar essa planta sem uma segura indicação médica.

Passo a passo para saber como plantar açafrão da terra

Com o fim de saber como plantar açafrão da terra, escolha em primeiro lugar, os rizomas que serão plantados.

Compre rizomas em feiras, mercados, ou mesmo obtenha com amigos e pessoas que já cultivem a planta.

Em seguida, escolha o local, que pode ser um canteiro ou mesmo vasos grandes bem drenados.

Logo após obter os rizomas, tenha cuidado com alguns detalhes, como por exemplo: a terra onde você plantar o açafrão precisa ser orgânica e um pouco arenosa.

Do mesmo modo, plante em local externo, onde a planta apanhe a boa luminosidade, evitando a incidência prolongada do sol sobre o pé de açafrão da terra.

A princípio, plante açafrão da terra o ano todo, em vasos ou canteiros.

Escolha um ou mais rizomas saudáveis e cubra com uma camada de 3 centímetros de terra. Faça uma rega leve. Aguarde brotar, o que deve ocorrer em torno de 15 a 30 dias.

Plante Açafrão da Terra em Vaso

Para saber como plantar açafrão da terra em vaso, em princípio escolha um vaso grande, com pelo menos 100 litros. Pode ser de cerâmica, plástico ou mesmo um vaso de concreto. Se quiser, pode plantar em sacos de aninhagem tipo os de ração de animais.

Faça uma boa drenagem. Use um pedaço de feltro ou TNT e faça um pequeno envelope com pedras britas. Se quiser use pedaços de isopor ou carvão vegetal limpo.

Coloque esse envelope no fundo do vaso. Encha o vaso com terra orgânica e repita o processo referido acima.

Quando colher o açafrão?

Após o plantio em vasos ou canteiros, o açafrão vai formar uma viçosa planta com folhas largas.

Em cerca de 6 a 8 meses o pé de açafrão vai soltar as primeiras flores brancas, que são muito bonitas.

Logo após a florada, cerca de 2 ou 3 meses, as folhas e as flores vão secar.

As folhas secas são o sinal de que os rizomas estão formados. Então é o tempo da colheita.

Retire os rizomas novos que se formam debaixo da terra, separe e lave para consumo.

Guarde em local seco ou na geladeira. Eles duram muitos meses.

Escolha um ou mais para repetir o processo e refazr a formação da cultura.

Assim sendo, sempre tenha essa maravilhosa planta medicinal na sua horta em casa ou na sua horta orgânica.

Regas e adubações do açafão do terra

Faça regas regulares do seu açafrão da terra. Mas evite encharcar o canteiro ou o vaso.

Em períodos de seca as regas podem ser constantes. Em outras épocas regue duas vezes por semana, de forma moderada.

Adube uma vez a cada 45 dias. Use esterco de curral ou cama de aviário curtido. Espalhe cerca de 300 gramas no entorno de cada pé misturando delicadamente com a terra.

Como consumir açafrão da terra

Como já referido, o açafrão da terra pode ser consumido de várias formas, como por exemplo, ralado em saladas, na confecção de molhos.

Contudo, use o açafrão para fazer sucos detox misturando com frutas ou mesmo sucos verdes com couves e outras hortaliças.

Esses pratos são muito apreciados pelas comunidades veganas e vegetarianas e para quem está fazendo dieta low carb.

Uma dica muito legal também diz respeito às folhas do pé de açafrão da terra.

Então quando você saber como plantar açafrão da terra, vai poder usar as folhas também, para usar em saladas e refogados.

Assista ao vídeo e comprove.

Do mesmo modo as flores do açafrão da terra são PANCS que podem ser consumidas.

Assim sendo, use tanto os rizomoas, como as folhas e as flores, pois toda a planta é rica e curcumina e tem todas as propriedades medicinais e nutricionais que já referimos.

Da mesma forma, tanto os rizomas, como as folhas e flores podem ser utilizadas para fazer um delicioso chá medicinal. Assista mais vídeos sobre chás médicinais no Canal dos Chás.

Vídeo ensinando como plantar açafrão da terra

No nosso canal no YouTube temos vários vídeos sobre jardinagem amadora.

Ensinamos você a praticar jardinagem na horta, pomar e jardim, de forma fácil, rápida e sem complicações.

Se inscreva no canal, e assista aos vídeos.

Assista ao vídeo especial sobre como plantar açafraõ da terra, curta, comente e compartilhe.

Também temos vídeos com conteúdos muito legais também em outras plataformas, como por exemplo: Facebook, Instagram, TikTok.

E acompanhe o Blog do Jardineiro Amador com muito conteúdo legal sobre flores, frutas, verduras, chás, hortaliças, plantas decorativas, dicas de regas, como fazer mudas, como podar, como combater pragas e muito mais.

Compartilhe:

Mais Posts

Entre em contato