Como fazer pomar em vasos

Sim, é possível ter um lindo pomar em vasos uma vez que diferentes plantas frutíferas se desenvolvem bem em vasos, os quais podem ser dispostos em sacadas, terraços, coberturas, pérgolas de piscinas e mesmo em locais com muito ou pouco espaço.

Assim sendo, para saber como fazer pomar em vasos, basta que você siga o passo a passo e as dicas deste artigo que foi elaborado com muito carinho para a Comunidade do Jardineiro Amador, plantando amor.

Só para ilustrar, mesmo quem mora em um apartamento ou em uma casa com pouco espaço, pode ter o grande prazer de saborear uma fruta orgânica colhida diretamente do pé.

Nesse sentido, a falta de espaço não impede ninguém de cultivar suas frutas, flores, legumes, verduras, hortaliças, chás e temperinhos em casa, no condomínio, na escola, no clube ou apartamento.

Mas, pomar em vasos? Isso mesmo! Afinal, você só precisa de um local que bata sol, vasos grandes, mudas das suas árvores frutíferas preferidas, substrato ou terra de qualidade, adubos e muito amor. Como resultado, você terá seu próprio pomar plantado em vasos produzindo rapidamente.

Você já aprendeu com o Jardineiro Amador como fazer uma mini-horta na sua casa ou apartamento. Agora está na hora de saber como fazer pomar em vasos e aproveitar para ter uma vida cada vez mais próxima da natureza, mesmo que morando em área urbana e em grandes cidades, a fim de proporcionar hábitos cada dia mais saudáveis.

Temos outro post mostrando como fazer um pomar com diversas variedades de frutas, mas o cultivo delas não está limitado a grandes quintais. De modo que é perfeitamente possível ter algumas árvores frutíferas de várias espécies plantadas em vasos na sua casa e jardim.

A vida na cidade não te impede de fazer pomar em pequenos espaços

Com toda a certeza as árvores frutíferas levam a falsa ideia de que precisamos de grandes áreas. Nos lembram a infância na casa dos avós, tios e mesmo passeios ou a vida nos sítios, chácaras e fazendas. De modo que quem teve o privilégio de colher uma fruta do pé, certamente sente falta disso atualmente.

O gosto daquilo que é cultivado em casa é bem diferente ao das plantações de larga escala que encontramos no supermercado. Mas que tal voltar à infância e colher fruta diretamente do pé?

Se este é seu desejo, saiba que milhares de pessoas que atualmente vivem em grandes centros urbanos também compartilham dessa vontade. Mas isso não é sonho. É realidade que está ao seu alcance. Por isso, é importante você saber como fazer pomar em vasos.

De acordo com estudos estatísticos, cada vez mais as pessoas estão se concentrando em pequenos espaços. Seja em apartamentos nas cidades ou em sobrados conjugados. Assim o ser humano a cada dia está se distanciando dos quintais com lindas árvores frutíferas.

Dessa forma, estima-se que até 2050, a porcentagem da população brasileira que vive em centros urbanos deva chegar a 93,6%. Ao passo que na década de 40, apenas 30% das pessoas moravam em grandes cidades.

Apesar do pouco espaço, você ainda pode encontrar formas de se aproximar da natureza, acima de tudo, cultivando pomar em vasos.

Escolha das frutas certas

É possível fazer um pomar em vasos com diversas variedades de frutas. Todavia, é preciso escolher as espécies certas e ter alguns cuidados.

Só para exemplificar, para ter o seu cantinho verde, basta seguir alguns passos muito fáceis e essenciais com escolha da muda, fertilizar e irrigar com carinho para, enfim, em pouco tempo, colher frutos orgânicos, saborosos e saudáveis.

Por incrível que pareça, há diversas árvores frutíferas que se adaptam muito bem em vasos. Existem tanto as frutas de pequeno porte, quanto as de médio e grande portes em virtude de terem sido modificadas geneticamente para serem cultivadas em espaços pequenos.

Assim sendo, entre muitos exemplos de frutas que podem ser cultivadas facilmente em vasos estão o limão, pitanga, jabuticaba, laranjas, romã, araçá, acerola, pitanga, mirtilo, framboesa, caju, caqui, xinxim, entre muitas outras.

Escolha das frutas – como fazer pomar em vasos

Certamente dá pra saborear uma fruta colhida do pé, mesmo morando em apartamentos ou em casas sem quintais.

Com um vaso com 20 litros de terra já é possível ter alguma árvore crescendo, todavia isso irá depender da característica da planta escolhida. Em suma, árvores frutíferas cultivadas em vasos são fáceis de manter.

Inegavelmente é preciso analisar o espaço destinado ao cultivo do pomar em apartamentos, o tamanho do vaso, a espécie, a quantidade de sol, fertilização, estes são alguns exemplos de fatores fundamentais para um bom resultado.

Caso você queira um pomar em casa, mas não sabe qual espécie plantar, comece fazendo uma lista das frutas que mais gosta.

Como, por exemplo, fisalis, morango, mirtilo, amora, framboesa, caju, romã, pitanga, acerola, maçã, limão, figo, etc…

Depois, avalie a possibilidade dessa planta se desenvolver bem no ambiente que você dispõe. Além de selecioná-las de acordo com o clima do local onde você mora.

Imagem de mirtilos em pé plantado em vaso
Foto – Jardineiro Amador

O Clima e as frutas plantadas em vasos

Assim que você tomar a decisão de fazer um lindo pomar em vasos, não se esqueça que para cada tipo de fruta há um clima e local ideal. Por isso, uma etapa importante na montagem do seu pomar em vasos é a escolha das frutíferas conforme o clima.

Nesse sentido, não são todas as plantas que podem ser cultivadas em todas as regiões. Por exemplo, uma planta de clima mais tropical, sentirá quando plantada em climas frios, tais como no inverno do Sudeste e Sul do país. Assim também que as árvores nativas da região se desenvolverão sem problemas.

Dessa maneira, se você for a hortos e floriculturas poderá observar quais são as mudas frutíferas à venda e, assim, será mais fácil determinar o que irá cultivar no seu pomar.

No canal do Jardineiro Amador no Youtube, é provável que você possa esclarecer muitas das suas dúvidas sobre frutíferas plantadas em vasos. Faça uma visita.

Por certo, essa não é uma regra rígida, não sendo impossível que uma determinada fruta nativa de uma certa região, não possa ser plantada em outra.

Então, em primeiro lugar, escolha as frutíferas de acordo seu gosto pessoal e para começar, plante as que melhor se adaptam ao clima da sua cidade, uma vez que nem todas as plantas podem ser cultivadas em todos os lugares do país.

Fatores como incidência do sol e luminosidade, direção e intensidade dos ventos e altura devem ser levados em conta, conforme você verá a seguir.

O espaço para fazer um pomar em vasos

Logo depois de escolher a fruta que vai plantar no vaso, chegou a hora de analisar o espaço disponível para montar seu pomar.

Qual o local que dispõe para fazer o seu pomar? Na sacada, no terraço, na sala, num canto do jardim?

No momento em que você escolher o local e o tipo de frutífera plantar é possível montar um pomar em vasos para que colha frutas frescas.

Seja como for, é bom lembrar que espaços pequenos, em especial apartamentos e sacadas, requerem cuidados especiais que vão além do tamanho do vaso. Outros detalhes precisam ser observados como a estrutura do prédio, convenção de condomínio, etc…

Com efeito, o número de plantas e vasos com terra podem apresentar um peso considerável que pode danificar a estrutura.

Desse modo, sempre que possível, consulte um arquiteto ou engenheiro para estimar o peso por metro quadrado e evitar problemas futuros se você for plantar em sacadas ou varandas ou mesmo em áreas comuns de condomínios.

A boa notícia é que as construtoras estão investindo em condomínios com espaço para pequenas hortas, com a finalidade de atender a grande procura dos moradores por locais cada vez mais adequados para colocar sua horta, pomar e jardim mesmo que em apartamentos.

Cuidados gerais para o seu pomar em vasos

Para que seu pomar em vasos se desenvolva, em segundo lugar, é necessário tomar alguns cuidados, seja antes do plantio, assim como depois. Desse modo, você aumentará as chances de ter sucesso e evitará decepções.

Já que escolheu as frutas que mais lhe agrada e que se adequem ao clima e espaço físico disponíveis, chegou a hora de se preocupar com o plantio e de seguir o passo a passo de como fazer pomar em vasos.

De conformidade com a natureza, cada planta tem suas características. Desse modo, tem aquelas que gostam de solo neutro, outras de solo mais ácido. Algumas precisam regas frequentes, outras não necessitam de tantas regas.

Assim como umas preferem sol pleno, enquanto outras a incidência indireta do sol.

Assim também existem as trepadeiras, como as uvas que requerem uma estrutura para se alastrarem como um pergolado, uma tela, uma treliça ou caramanchão.

Atenção com o sol

De fato, a maioria das frutíferas devem ser cultivadas com boa luminosidade. Portanto, áreas de sombra e espaços internos poderão apresentar muitas dificuldades bem como ser um impeditivo completo para o cultivo de certas frutas em vasos.

Dessa forma, antes de escolher o local, realize um estudo de como o sol se comporta no local que você escolheu para plantar frutas em vasos.

Uma dica é colocar os vasos sobre rodinhas a fim de facilitar a locomoção para áreas mais ensolaradas da casa. Mas lembre-se que por outro lado, existem frutíferas que não gostam de ser trocadas de lugar.

Seguindo nas características das plantas, algumas precisam de podas anuais, em contrapartida outras não devem ser podadas.

Seja como for, é necessário saber um pouco que seja sobre cada uma das frutíferas escolhidas para cultivá-las da melhor maneira.

As melhores espécies para montar pomar em vasos

Imagem de planta em vaso
Foto – Jardineiro Amador

Algumas espécies de frutíferas são mais indicadas para plantar em vasos e fazer pomar em casa (apartamento, varandas ou pequenos espaços).

As espécies mais tradicionais para cultivar em vasos são as jabuticabeiras, pitangueiras, goiabas, acerola e variedades de limão e laranjas.

Porém, como dito acima, várias outras árvores frutíferas também se adaptam muito bem em vasos e podem compor o pomar em apartamento. E mesmo frutas que não são árvores, como o morango e fisális.

Entretanto, espécies mais robustas como, por exemplo, o abacateiro, a jaqueira e a mangueira, não são adequados para ambientes pequenos, a menos que sejam modificadas geneticamente.

Como plantar frutas em vasos no seu pomar – a escolha dos vasos

De conformidade como dissemos até aqui, não é complicado plantar frutas em vasos. Basta respeitar os espaços e o local onde você fará o plantio, além de cuidados para a manutenção do pomar.

Em terceiro lugar, antes do plantio propriamente dito, você deverá escolher um vaso de tamanho adequado ao tamanho da planta.

De tal forma que o tamanho do vaso determinará o tamanho da planta. Assim sendo, vasos pequenos resultam em plantas pequenas, assim como vasos grandes, resultam em plantas frutíferas mais desenvolvidas.

Pra exemplificar, temos um post aqui no Blog do Jardineiro Amador, ensinando como plantar goiabas em vasos.

Com o propósito de ter um plantio bem sucedido é necessário um vaso com boa drenagem. Dessa forma, possibilita o escoamento do excesso de água evitando que a terra fique encharcada. Para isso, sempre coloque pedrinhas no fundo dos vasos.

Com a finalidade de ajudar você a montar seu pomar em vasos, o Jardineiro Amador sugere que para árvores frutíferas que formam copas, o ideal é usar um vaso de no mínimo 100 litros. Já para frutas menores como o morango, por exemplo, os vasos podem ser muito menores.

Que terra usar para plantar frutíferas em vasos?

Desde que você resolveu plantar frutíferas em vasos, não se esqueça de uma regra que é quase geral para todos os tipos de plantas. Quase todas precisam retirar da terra onde forem plantadas, os nutrientes para o seu bom desenvolvimento.

Se você acertar na terra, como resultado terá grande probabilidade de ter muito sucesso.

A grande maioria das frutíferas gostam de solo muito rico em compostos orgânicos mas assim também são muito exigentes com relação as adubações que devem ser feitas no mínimo a cada 45 dias. Sobretudo as árvores frutíferas plantadas em vasos.

Com a finalidade de atender a praticamente todos os tipos de plantas foi que o Jardineiro Amador desenvolveu dois adubos orgânicos especiais e universais para serem usados em todos os tipos frutíferas, sejam plantadas em vasos ou na terra, que são o Bokashi Milagroso do Jardineiro Amador e o Substrato Fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador.

Esses dois fertilizantes orgânicos podem ser aplicados na dose de 1 xícara cada um por vaso grande, com o fim de suprir todas as necessidades para que suas plantas cresçam e se desenvolvam de forma saudável, produzindo flores que darão lindas frutas.

Da mesma forma, se preferir, você pode fazer adubações com esterco de gado, aves, cabras ou ovelhas, desde que bem curtidos, pois também funcionam bem.

Faça você mesmo a terra para os seus vasos

Desde que você queira e tenha os ingredientes necessários, pode produzir a terra para usar nos vasos para plantar frutíferas.

Para fazer a terra, sugerimos que você use o ingredientes e siga o seguinte passo a passo: 4 pás de terra de jardim peneirada (pode ser terra preta ou terra de composteira) + 1 pá de esterco de curral (de preferência de aves, gado ou ovelhas) bem curtido (no mínimo por 4 meses depois de amontoado, revirando sempre) + 1 pá de areia lavada de rio (média).

Misture bem e, logo depois, passe por uma peneira grossa. Por fim, deixe essa mistura no tempo por pelo menos 10 dias para descansar.

Logo após está pronta para ser usada.

Cuidados com as regas – como plantar pomar em vasos

Não apenas o solo para o cultivo de frutíferas deve ser rico em nutrientes como também é preciso se atentar às regas periódicas.

Se os vasos estiverem no tempo, você deve ter atenção às regas, de conformidade com a variação do clima.

De maneira idêntica, deve ter cuidados com períodos de longas estiagens.

De acordo com a natureza de cada planta você pode estabelecer um cronograma de regas, que geralmente devem ser semanais, dependendo também do tamanho dos vasos.

Depois que você pegar a “manha” de cada uma das suas árvores frutíferas plantadas em vaso, você vai também saber a quantidade de água que cada uma necessidade.

As mudas das frutíferas um detalhe importante

De fato existem várias formas de você escolher suas mudas de frutas para plantar em vasos. A mais simples delas é comprar num fornecedor de confiança, onde as plantas estejam saudáveis e bem desenvolvidas.

Comprando mudas prontas não apenas você ganha tempo, como pode escolher mudas feitas for enxertia ou por alporquia, que inclusive já comecem a produzir ou mesmo já estejam produzindo.

De maneira idêntica, você pode plantar suas frutíferas através de sementes, o que é um processo mais lento e trabalhosos, que varia de acordo com a natureza de cada fruta.

Assim também, para saber como plantar pomar em vasos não esqueça, que existem frutas que são difíceis de serem plantadas por meio de sementes ou demoram muito para se tornarem adultas. Lembre-se do velho ditado árabe: “quem planta tamareiras nunca colhe tâmaras“, pois em regra essa fruta leva até 80 anos para começar a produzir.

Árvore frutífera plantada em vasos
Foto – Jardineiro Amador

Etapas do plantio das frutas em vasos

Para plantar frutas em vasos o recipiente ideal, em média, de fato precisa ter, no mínimo, 50 cm de altura e um furo na parte inferior para o escoamento e drenagem da água. Em suma esse é um detalhe muito importante.

Primeiramente, coloque uma camada de pedrinhas ou manta de feltro ou TNT para proteger o furo de drenagem de algum eventual entupimento.

Logo após, coloque terra adubada rica em matéria orgânica e posicione a muda no meio do vaso.

Se for plantar uma muda comprada pronta, para que a planta se desenvolva, preserve o torrão da muda, ou seja, aquela terra que vem em volta da raiz.

Então, complete o vaso com terra e aperte levemente para a fixação da mudas.

Se precisar, poderá usar uma estaca para dar suporte e amarrar a muda com um barbante, de tal forma que impeça que o vento balance e dificulte seu enraizamento.

Amarre a estaca com tiras de borracha ou de malha a fim de evitar danificar a muda da frutífera.

Mudas de frutíferas envasadas tendem a necessitar de mais água do que as cultivadas no solo. Por isso, logo em seguida após o plantio, faça uma rega generosa.

Repita a rega pelo menos uma vez por semana, até que a muda apresente sinais de brotação.

Para finalizar, poderá dar um acabamento no vaso com casca de árvore, por exemplo. Elas ajudam a proteger o solo de ervas daninhas e o mantém úmido.

Cuidados com as pragas nas frutíferas

Muitas das frutíferas são muito sensíveis a vários tipos de pragas, como por exemplo: ácaro, fungos, pulgões, cochonilhas, lagartas e larvas.

Além disso, existem insetos que atacam diretamente as frutas quando elas se formam, de tal forma que fazem com que elas apodreçam.

É o caso da mosca da fruta, a mosca branca e mosca do chifre.

Assim sendo, todo o cuidado com as frutíferas plantadas em vaso é pouco.

Para evitar o ataque destas pragas, que sempre é desagradável, você pode usar a pulverização uma a duas vezes por mês, de vários inseticidas orgânicos, como por exemplo: Óleo de Neem Puro do Jardineiro Amador; Calda Bordalesa em Pó do Jardineiro Amador; Enxofre 55% do Jardineiro Amador.

São inseticidas naturais nos quais você pode confiar e ter segurança, e que também são muito eficientes quando as pragas já se instalaram nas suas frutíferas, desde que ainda não tenham atacado os frutos.

Para evitar o ataque da mosca da fruta, da mosca branca e da mosca do chifre nas frutas das suas árvores, você pode usar a Armadilha para Moscas das Frutas do Jardineiro Amador.

Todos esses produtos e muitos outros, você encontra na Loja do Jardineiro Amador e ajudam muito você a aprender como fazer pomar em vasos.

Como fazer mudas de frutíferas

Faça você mesmo as suas próprias mudas de frutas por meio de estaquias. Esta é uma técnica barata, rápida e eficiente para a reprodução das frutíferas no seu pomar.

Em síntese, a estaquia consiste na retirada de um galho de uma planta adulta saudável de preferência já produzindo frutos.

A partir desta estaca, é possível plantar e formar uma nova árvore.

Algumas espécies são mais fácies de reproduzir, como é o caso dos pés de figo, as videiras e a pera ferro. Ao passo que outras são muito difíceis de serem reproduzidas por estaquia.

Ao mesmo tempo você pode conhecer outro método muito legal de fazer verdadeiros clones de árvores frutíferas usando o método da alporquia. Por certo, essa técnica, embora muito simples e fácil de ser utilizada, exige um pouco mais de experiência.

Se acaso você se interessar em fazer mudas de árvores frutíferas por alporque, assista a alguns dos nossos vídeos no nosso canal no Yutube e confira como é realmente fácil.

Para saber mais como fazer pomar em vasos, assista ao vídeo do Jardineiro Amador no YouTube de como plantar laranja lima em vasos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

138,267FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
308SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares