Poderes medicinais da erva cidreira

Neste post vamos falar sobre os poderes medicinais da erva cidreira.

E mais que isso, vamos ensinar o passo a passo para você saber como plantar erva cidreira ou melissa por sementes, em vasos ou em canteiros.

Passo a passo para saber como plantar erva cidreira ou melissa

É muito fácil você ter em sua horta orgânica melissa ou erva cidreira, que é essa maravilhosa planta que é uma das mais poderosas ervas medicinais e serve para fazer um delicioso chá, sucos e saladas.

Só para ilustrar, o chá de erva cidreira ou melissa serve como um poderoso calmante natural, hipotensor e antiespasmódico.

No organismo das mulheres age especialmente de forma a ajudar na regularidade do ciclo menstrual, é anti-estresse, tranquiliza e alivia os sintomas das cólicas menstruais.

Também combate a herpes e pequenas inflamações na boca tendo comprovados poderes cicatrizantes.

Ajuda na Insônia e indisposições do estomago e intestinos lentos; como também tem ações sedativas para dor de cabeça leve e enxaquecas, inflamações da boca, dores musculares e reumatismo.

Além disso, ajuda no alívio dos sintomas das gripes, resfriados e efeitos indesejáveis da menopausa.

Sementes de melissa
Sementes de melissa

Utilidades da erva cidreira ou melissa – Indo além das propriedades medicinais da erva cidreira

Com toda a certeza além das propriedades medicinais da erva cidreira ou melissa, esta fantástica planta possuí muitas outras utilidades que podem ser aproveitadas na sua horta e jardim.

Assim, segundo o Jardineiro Amador apurou, outra dica muito legal sobre a erva cidreira ou melissa é que ela é uma planta bastante eficiente para repelir insetos como mosquitos, muriçocas, pernilongos e borrachudos.

Usando a erva cidreira ou melissa para combater insetos

E como fazer para combater esses insetos usando a erva cidreira? É muito fácil: em primeiro lugar pegue alguns ramos de erva cidreira ou melissa bem verdes.

Logo depois, acrescente um litro de álcool 70% e deixe repousar em local fresco e protegido do sol por até cinco dias.

Logo após, coloque num pulverizador e aplique no chão ou em local onde possa haver concentração de insetos, sempre com muito cuidado para aplicar longe do fogo,.

Também é importante preservar as plantas, animais domésticos e sobretudo crianças.

Da mesma forma você pode usar essa solução em um pano umedecido para limpeza de ambientes para evitar moscas.

Segredos para saber como plantar melissa ou erva cidreira.

Com o intuito de ter em sua horta orgânica e saber aproveitar os poderes medicinais da erva cidreira ou melissa você deve aprender como plantar erva cidreira ou melissa, não é mesmo?

Pezinho de erva cidreira ou melissa
Pezinho de erva cidreira ou melissa

Neste sentido o Jardineiro Amador vai mostrar para você que existe dois métodos bem fáceis de ter em sua horta orgânica de chás e temperos essa maravilhosa planta, que pode ser cultivada em vasos e canteiros

Esse chá pode ser cultivado em espaços muito pequenos, na soleira de janelas, nas varandas de apartamentos e mesmo no quintal da sua casa.

E quem não quer ter uma horta orgânica de chás e temperos para poder, no final da tarde ou em ocasiões especiais ter acesso a um delicioso momento de relaxamento?

Os poderes medicinais da erva cidreira está ao alcance de todo mundo. Basta querer.

Aliás, ter uma horta orgânica em sua casa e jardim é muito fácil.

Quem quiser saber mais sobre esse e muitos outros assuntos, pode consultar outros posts aqui no Blog do Jardineiro Amador.

Com por exemplo o artigo como fazer uma mini-horta em sua casa ou apartamento, tanto em canteiros (como o da foto) como em vasos.

poderes-medicinais-da-erva-cidreira
Canteiro orgânico de chás e temperos

Plantando erva cidreira ou melissa por divisão de touceiras

Conforme veremos adiante é muito fácil plantar erva cidreira ou melissa através de divisão de touceiras, pois essa planta é muito fácil de se propagar.

Dessa forma, você pode pegar uma planta já adulta e com uma tesoura retirar uma parte do seu núcleo onde já esteja bem enraizada.

Faça esse processo com cuidado, de preferência à noitinha, de tal forma que a planta não sinta essa verdadeira cirurgia.

Para que a sua nova muda de erva cidreira ou melissa feita por estaquia não sinta a mudança, procure mantê-la nas mesmas condições de iluminação e clima de onde foi retirada.

Ou seja, não faça mudanças drásticas que possam trazer sofrimentos para a planta nova por causa da sua fragilidade no curso do processo de adaptação e formação do enraizamento.

Plantando erva cidreira por estaquia – aproveitando os poderes medicinais da erva cidreira

Você agora vai ter acesso a um pé de erva cidreira ou melissa para fazer um delicioso chá ou para fazer uma infusão para usar na limpeza.

Ao mesmo tempo pode aproveitar esse talhinhos retirados de uma planta adulta para formar uma nova planta.

Esse processo de formação de novas plantas por meio de galhos ou ramos se chama de estaquia.

Então para saber como plantar erva cidreira o melissa por estaquia, pegue um ramo de uma planta adulta, retire as folhas da parte inferior

Em seguida coloque num recipiente com água limpa, ou seja, um copo, uma vasilha, um vaso ou uma lata.

Acrescente algumas gotas de enraizador concentrado do jardineiro amador e deixe descansar na sombra por pelo menos 5 dias.

Logo após, transfira para o local definitivo, seguindo as orientações que vamos dar abaixo.

Em poucos dias você vai ter uma planta saudável e viçosa, e vai conhecer os poderes medicinais da erva cidreira ou melissa.

Plantando erva cidreira ou melissa por meio de sementes

Com o propósito de plantar erva cidreira na sua casa e jardim, você também pode usar as sementes de melissa ou erva cidreira que encontra para comprar no site do Jardineiro Amador, plantando amor.

De fato na Loja do Jardineiro Amador você encontra todos os produtos para sua horta, pomar e jardim.

Assim temos: sementes, substratos para plantar, substratos para adubar, inseticidas orgânicos, ferramentos, equipamentos e muito mais.

A fim de plantar erva cidreira ou melissa por meio de sementes, peque as mesmas e faça uma semeadura usando o Substrato Vida do Jardineiro Amador.

Para semear use saquinhos plásticos para fazer mudas que você também encontra na nossa Loja.

Se não tiver esses saquinhos ou não quiser usar o Substrato Vída do Jardineiro Amador, pode usar um copo plástico, uma latinha ou mesmo o fundo de uma garrafa pet.

Não esqueça de fazer furinhos para a drenagem; e usar terra orgânica peneirada.

Logo após, faça a semeadura e cubra com 0,5 cm de terra (Substrato Vida do Jardineiro Amador). Faça uma rega leve e deixe num local iluminado e protegido do sol direto e de ventos fortes.

Substrato Vida 1kg
Substrato Vida do Jardineiro Amador 1kg

Detalhes para ter um pé de cidreira ou melissa viçoso e saudável

Conforme já dissemos, é muito fácil ter uma horta orgânica de chás, temperos e condimentos em sua casa e jardim. Mesmo em espaços pequenos.

Ainda mais que você pode encontrar sementes de melissa ou erva cidreira, bem como de vários outros chás, flores, hortaliças, verduras e legumes na Loja do Jardineiro Amador, plantando amor.

Com toda a certeza, após a semeadura, em cerca de 3 semanas surgirão os brotos que devem ser transplantados para o local definitivo num vaso ou num canteiro.

Use a Terra Orgânica Turbinada do Jardineiro Amador para o transplante quando as mudinhas estiverem com cerca de 10 a 15 centímetros.

Em terceiro lugar para saber como plantar erva cidreira ou melissa por sementes você deve encontrar um vaso de porte médio

Use terra muito rica em compostos orgânicos e bem drenado.

Pode usar os vaso anti dengue do Jardineiro Amador.

Se for plantar em canteiros, também use terra muito rica em compostos orgânicos e bem adubada e drenada.

Por fim para saber como plantar erva cidreira ou melissa por sementes você deve escolher um local bem iluminado.

O ideal é pegar algumas horas de sol por dia, mas que esteja protegido dos ventos fortes.

O que você não pode esquecer quando for plantar erva cidreira

Para saber como plantar erva cidreira ou melissa em vasos, não esqueça que essa planta gosta de bastante espaço para se alastrar.

Assim também, são necessários outros cuidados muito importantes.

Você precisa fazer regas leves e regulares, limpezas frequentes da folhas e ramos secos.

Não apenas isso. Para ativar os poderes medicinais da erva cidreira é importante ter uma planta saudável e viçosa.

E com o propósito de alcançar esse objetivo, são fundamentais as adubações mensais.

Uma dica é aplicar o Bokashi Milagrosos do Jardineiro Amador e com o Substrato Fertilizante 3 em 1 do Jardineiro Amador na dose de 1 colher de sopa de cada um por pé a cada 30 dias.

Só para ilustrar, o Substrato Fertilizante 3 em 1 do Jardineiro Amador é um poderoso adubo para ser usado em todas as plantas que não dão flor nem frutos.

Como fazer o chá de melissa – os poderes medicinas da erva cidreira

Assim que você tiver seu pé de erva cidreira é hora de partir para fazer um delicioso chá.

Para saber como fazer o chá de melissa ou erva cidreira você deve pegar algumas folhas e colocar em água quente um pouco antes de abrir fervura.

Logo depois, deixe repousar por 10 minutos e pode consumir quente ou gelado.

Da mesma forma você pode misturar a erva cidreira com frutas para fazer deliciosos sucos, como por exemplo com abacaxi, morango, manga, limão e muitas outras.

Esses sucos podem ser consumidos diariamente, pois a erva cidreira ou melissa não tem contra indicação.

Usando a erva cidreira ou melissa na culinária e na indústria cosmética

Melissa ou erva cidreira também podem ser consumidos como condimentos e temperos para carnes, aves e outros pratos da culinária tradicional.

É provável até, que você já tenha provado alguma salada fria, sorvete ou mesmo doces e balas de erva cidreira ou melissa, pois o seu sabor e aroma são muito apreciados no mundo inteiro.

Igualmente, a indústria cosmética usa muito a erva cidreira para composição de cremes, shampoos, condicionadores, hidratantes, sabonetes.

Também usa para fazer aromatizantes e óleos essenciais para ambientes e para massagens e cremes, detergentes e muitas outras utilidades.

Mãos à obra para plantar erva cidreira ou melissa

Horta em Vaso
Hortilnha orgânica de temperos e chás plantando no espaço de uma soleira de janela de cozinha

Agora que você já sabe como plantar erva cidreira ou melissa, faça você mesmo a sua hortinha orgânica de chás como a da foto aqui nesta postagem.

Ou, como dizem os americanos do it yourselff – diy.

Logo depois de efetuar a leitura deste post no Blog do Jardineiro Amador, plantando amor você pode seguir nossas mídias sociais

Nas nossas páginas nós produzimos conteúdo para quem quer ter sua horta, pomar ou jardim, dando dicas de como plantar, adubar, regas, como fazer mudas e muitas outras informações úteis.

Seja membro do nosso Canal no YouTube

No canal do YouTube do Jardineiro Amador, plantando amor agora nós temos uma área exclusiva, reservada a membros, onde postamos conteúdos super interessantes.

Dentre eles temos cursos sobre como cultivar violetas, como plantar orquídeas chocolates e muitos outros.

As postagens são feitas com muita regularidade e se você quiser, pode fazer parte desta comunidade e ter acesso a todo o seu conteúdo exclusivos e super interessantes.

Para ter acesso e ficar membro do nosso canal do YouTube, acesse agora esse LINK e faça a sua inscrição.

LINK: https://www.youtube.com/channel/UCzr4DbvxzHP6kBUzrERxcKg/join

Faça parte da Comunidade do Jardineiro Amador no WhatsApp

Inegavelmente a Comunidade do Jardineiro Amador, plantando amor está crescendo dia a dia.

Sem perder a nossa essência que é fazer tudo de forma amadora, com muita dedicação para incentivar as pessoas a terem um convívio mais próximo com a natureza.

Sem esquecer que também é uma forma de diversão, estamos procurando melhorar nossas atividades a cada dia.

Foi para isso que criamos uma Comunidade no WhatsApp.

Então venha fazer parte do nosso grupo. É muito fácil. Basta dar um alô no nosso número (47) 99652-0019.

Se preferir, pode acessar diretamente o LINK: https://api.whatsapp.com/send?phone=5547996520019&text=Ola

A partir do momento que você acessar nosso WhatsApp pode esclarecer sua dúvidas, acompanhar nossas notícias e mesmo fazer suas compras diretamente com a nossa equipe.

Vídeo sobre poderes medicinais da erva cidreira.

A fim de que você veja o passo a passo de como plantar erva cidreira ou melissa assista ao vídeo que postamos em nosso Canal no YouTube.

A dona Santa dá várias dicas sobre essa planta milagrosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

138,267FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
308SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares