Como plantar goiaba em vaso

Com o propósito incentivar as pessoas a terem um pomar em espaços pequenos, vamos dar algumas dicas bem legais de como plantar goiaba em vaso.

Antes de tudo é muito importante saber que a goiabeira é uma planta muito rústica e resistente. Assim sendo, é bem fácil de ser cultivada em vasos, assim como muitas outras frutas, como por exemplo, o mirtilo ou blueberry.

Primeiro passo para ter sucesso – a escolha do vaso

Em primeiro lugar é importante saber que a goiabeira precisa de bastante espaço para criar as suas raízes. Dessa maneira, procure um vaso com boa profundidade e que possa receber uma razoável quantidade de terra.

Por isso, sugerimos que o vaso não tenha menos de 100 litros, com uma altura de pelo menos um metro.

Como resultado, a sua frutífera terá bastante espaço para o desenvolvimento das raízes.

Segundo passo para ter sucesso – a escolha das mudas para plantar goiaba em vaso

Goiaba plantada em vaso
Goiaba plantada em vaso Foto: Jardineiro Amador

Em segundo lugar, logo após escolher o vaso, é hora de selecionar a muda. Então é importante saber que existem centenas de espécies de goiabas.

Só para ilustrar as goiabas podem colorações diferentes, que vão do rosáceo, ou vermelha, branca e mesmo a roxa ou vinho.

De maneira idêntica, existem goiabas e goiabeiras de vários tamanhos. Talvez você não saiba, mas existem plantas que são geneticamente modificadas para ficarem sempre com o tamanho pequeno: são as chamadas frutíferas anãs.

Com a finalidade de ajudar você nessa escolha da muda da goiabeira, nós sugerimos que você faça sua própria muda, a partir de um pé de goiaba que já esteja produzindo. Em outras palavras, você pode fazer um verdadeiro clone de uma goiabeira que já venha produzindo frutos saudáveis e grandes, de acordo com o seu gosto.

Por mais que isso pareça difícil, tenha certeza que não é. O nome dessa técnica se chama alporquia. E embora tenha esse nome complicado, é super simples de ser feita.

O Jardineiro Amador tem um vídeo bem legal ensinando como se faz alporquia de goiabeira. Com o intuito de aprender, você pode assistir e tentar. Desde que você tenha vontade, é super interessante conhecer.

Outras formas de produzir mudas – como plantar goiabas em vasos

Seja como for, você pode fazer mudas de várias formas. Se acaso você não tiver problemas em esperar muito tempo para sua goiabeira plantada em vasos produzir, você pode tentar produzir mudas por meio de sementes. Seja como for, você deve estar ciente, que esse é um método bem demorado para apresentar resultados legais.

Desde que você não queira ter o trabalho de produzir as próprias mudas, podem comprar uma muda já pronta. Em vários locais você as encontra, sobretudo em floras, floriculturas e as vezes até em supermercados ou sites na internet.

Antes de mais nada é importante verificar se é um fornecedor confiável e se as mudas estão saudáveis.

Preparo da terra e do vaso para plantar goiabas

De fato as goiabeiras são plantas lenhosas muito rústicas. Ao mesmo tempo, gostam de terra rica em compostos orgânicos. Por exemplo, você pode acrescentar na terra, esterco de curral muito bem curtido. Pode ser de vaca, aves ou ovelha.

Por isso, é importante você prestar atenção na hora de montar o vaso, com a finalidade de oferecer a sua muda, todos os nutrientes que ela necessita para se desenvolver bem.

Neste sentido, recomendamos que ao preparar a terra para encher o vaso para plantar sua goiabeira, que você use o bokashi milagroso do Jardineiro Amador. De acordo com a sua formulação, esse é um substrato fertilizante super poderoso e natural, que nutre o solo com mais de 100 micro-organismos, suprindo todas as necessidades que a planta precisa.

bokashi-milagrioso do jardineiro amador
bokashi-milagrioso do jardineiro amador

As goiabeiras precisam de solo bem drenado. Com o intuito de ajudar na drenagem, quando for preparar o vaso, coloque uma camada de pedras no fundo.

Encha o vaso de tal sorte a deixar um espaço de pelo menos 2,5 centímetros entre a borda e o início da terra para que ao molhar não aconteça de escorrer a água e o nutrientes pelas bordas.

Escolha do local e cuidados com a sua goiabeira para produzir frutos

Para que sua goiabeira produza frutos são necessários alguns cuidados que se observados é provável que você tenha lindas colheitas de goiabas saudáveis.

Logo após plantar sua muda, escolha um locam muito bem iluminado e que pegue a luz solar por no mínimo 5 horas por dia. De maneira idêntica, esse local deve ser bem ventilado.

Com toda a certeza, as goiabeiras não gostam de locais cobertos. Da mesma forma, não gostam de excesso de regas.

Broto de goiaba na goiabeira
Broto de goiaba na goiabeira Foto: Jardineiro Amador

De tal sorte que você deve molhar seu vaso com a sua goiabeira sem encharcar, uma vez por semana.

Para estimular as floradas e frutificações, você deve fazer adubações frequentes. Indicamos o uso do substrato fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador, que é um adubo totalmente orgânico, próprio para estimular a produção de flores, frutos e ajudar na saúde da planta.

Você também pode fazer podas anuais com o fim de manter o tamanho e o adorno da planta. Assim sendo, as novas brotações e formação de novos ramos de fato estimulam a produção de frutos saudáveis.

Cuidados para manter as goiabas saudáveis

Com toda a certeza, muitas pessoas e frustram quando planta goiabas que quando amadurecem estão podres, ou cheias de manchas ou tomadas por pequenas larvas, ferrugem ou enrugamento das folhas.

De maneira idêntica em outras situações a tristeza vem do ataque de pássaros que adoram as goiabas e geralmente chegam mais cedo do que você para comer os frutos.

Seja como for, esses problemas tem solução quando você se dedicar a saber como plantar goiaba em vaso.

Certamente a podridão dos frutos e a larvas que se encontram dentro das goiabas maduras, tem como origem a mosca-da-fruta. Então, assim que os frutos se formam, você pode evitar esse problema com o uso da armadilha para moscas-das-frutas do Jardineiro Amador. Certamente esse produto que é totalmente natural, vai evitar o apodrecimento das suas goiabas.

De mesma forma, existe solução para o ataque dos pássaros aos frutos maduros. Você pode utilizar os saquinhos para proteger frutas do Jardineiro amador. Dessa maneira, assim que as goiabas plantadas em vaso estiverem verdolengas, você pode protegê-las com esses saquinhos com o propósito de evitar que os pássaros comam suas frutas.

Goiabas em casa
Goiabas em casa Foto: Jardineiro Amador

De acordo com sua vontade, você pode deixar uma quantidade de frutos sem serem ensacados, dividindo com os pássaros a sua produção. Ou seja: a decisão é sua.

Por fim, para prevenir ou combater doenças com o enrugamento o a ferrugem as folhas, você pode usar a calda bordalesa do Jardineiro Amador que é excelente.

Calda Bordalesa

Temos um vídeo bem legal no nosso canal no YouTube ensinando como plantar goiaba em vaso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

138,267FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
308SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares