Início Praga e Prevenção Tudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras

Tudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras

Neste post o Jardineiro Amador vai ensinar tudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras na sua horta, pomar ou jardim.

Então, leia com atenção e siga o passo a passo com bastante cuidado.

Um pouco sobre a vida e organização social das formigas carregadeiras ou cortadeiras.

Inegavelmente, as formigas são insetos que possuem milhares de espécies e subespécies. Acima de tudo são insetos com uma forma de organização social que é estudada por cientistas há muitos anos.

Só para exemplificar, as formigas, assim como as abelhas, apresentam em sua estrutura social extremamente sofisticada e organizada em castas, hierarquias, tamanhos e grupos.

De tal forma, que cada individuo cumpre com disciplina e trabalho, suas funções e tarefas para atingir os interesses comuns.

De modo geral, em todas as espécies de formigas as regras são muito parecidas. Assim também, com relação às formigas carregadeiras ou cortadeiras.

A organização do formigueiro

De acordo com os estudos científicos, um formigueiro é um exemplo de organização social, onde são encontrados insetos que têm uma vida longa, enquanto outros grupos são temporários.

Só para ilustrar, tanto no formigueiro, como numa colmeia de abelhas, existe uma rainha que é a soberana para qual trabalham as operárias.

Tanto a formiga rainha, como as operárias, são insetos que vivem de modo perene no formigueiro.

As operárias trabalham para a prosperidade do formigueiro.

São elas que são as chamadas formigas cortadeiras, formigas carregadeiras ou saúvas que atacam as plantas, frutas, verduras, hortaliças e flores nas hortas, pomares e jardins.

Os insetos temporários são os chamados machos alados, também conhecidos como “bitus” e as fêmeas aladas, que igualmente tem nome, são as “tanajuras” ou “iças”.

Inegavelmente essas são informações superficiais, com um pequeno resumo com tudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras na sua horta, pomar ou jardim!

Formigas carregadeiras carregando folhas - Tudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras ou cortadeiras
tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-acabar-com-formigas-carregadeiras-formiga-carregando Foto- Jardineiro Amador

As formigas carregadeiras ou cortadeiras como um grande problema para o Brasil

Inegavelmente, o Brasil é um país com grandes extensão territorial. Com efeito, é considerado um país com uma fortíssima economia agrícola.

De acordo com estudos feitos pela EMBRAPAEMATER e outros órgãos ligados à agricultura, as formigas carregadeiras ou cortadeiras são um grande problema tanto para o agronegócio, como para agricultura familiar.

Com efeito, também trazem aborrecimentos e danos as pessoas que cultivam flores, frutas, verduras, hortaliças e mantem folhagens em sua casa e jardim.

Por conseguinte, o problema das formigas carregadeiras ou cortadeiras atinge muitas pessoas.

Mais um pouco sobre esse grande problema

Só para ilustrar, no século XX o problema das formigas carregadeiras ou cortadeiras era tão sério que era bastante comum o uso de um frase que dizia “ou o Brasil acaba com as saúvas, ou as saúvas vão acabar com o Brasil!”.

Em princípio essa frase teria sido dita pelo escritor Monteiro Lobato.

É provável que o autor tenha sido o naturalista botânico francês Auguste de Saint-Hilaire.

Segundo registros históricos, teria ficado espantado com a quantidade de formigas no Brasil e com a capacidade destruidora destes insetos nos meios agrícolas.

De tal sorte que, o problema de convívio com as formigas para quem mantém atividade agrícola como uma horta, pomar ou jardim doméstico continua sendo um grande problema no Brasil.

Do mesmo modo, essa situação está presente tanto nas regiões agrícolas, como também – cada vez mais – em espaços urbanos e mesmo em grandes metrópoles.

Até em apartamentos, clubes, escolas, e varandas as formigas carregadeiras têm atacado.

Por que os ataques de formigas carregadeiras ou cortadeiras acontecem?

De conformidade com alguns estudiosos, há um aumento do índice de incidência de ataques destes insetos em áreas cultivadas (sejam florestas homogêneas, pastagens, monoculturas ou mesmo uma horta, jardim ou pomar urbano e caseiro)

De tal sorte, que para muitos é considerado uma praga.

E que esse aumento de incidência seria fruto de um desequilíbrio ecológico.

No entanto, há um certo exagero com relação a algumas conclusões.

Com efeito, as formigas sempre existiram e seguirão existindo no Brasil, face as nossas características geográficas, de clima e florestais e, também, em razão da excelente forma de organização social das formigas, conforme referimos antes.  

Do mesmo modo é inegável que as formigas têm um importante papel no chamado ecossistema brasileiro (e não só brasileiro), e integram a cadeia alimentar de vários outros seres vivos.

O papel das formigas na natureza

Sem dúvidas, esses insetos desempenham importantes papeis na natureza.

Um deles, segundo muitos pesquisadores, pode estar diretamente vinculado ao combate de outras pragas e ao processo de polinização de muitas espécies vegetais e mesmo à fertilização e aeração do solo.

Daí que é um exagero considerar a incidência das formigas carregadeiras ou cortadeiras como a pior praga do sistema agrícola brasileiro.

Do mesmo modo, cada vez mais os consumidores têm buscado produtos orgânicos e naturais.

E, com toda a certeza, quem tem uma pequena horta, pomar ou jardim doméstico, tende a adotar um comportamento ecologicamente correto.

Elimine só as formigas e preserve todos os outros seres vivostudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras

De tal sorte que o ideal, não é matar ou exterminar as formigas carregadeiras ou cortadeiras com produtos químicos e venenos, mas sim, afugentá-las, prevenir e evitar que as suas plantas sejam atacadas por elas.

Ou, ainda que tenha que exterminar um ninho, que esse processo não acabe por envenenar e matar dezenas de outras espécies de insetos e micro organismos vivos.

Então, tudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras na sua horta, pomar ou jardim é ter consciência que existem métodos ecologicamente corretos para proteger suas plantas, sem exterminar toda as formigas e sem causar danos ambientais.

Ou seja, saber como agir preventivamente para evitar prejuízos em sua plantinhas, sejam elas flores, verduras, frutas, hortaliças ou mesmo plantas cultivadas em canteiros ou vasos.

Com o fim de combater as formigas carregadeiras ou cortadeiras, a primeira opção de muitas pessoas é o uso de venenos químicos com o objetivo de matar os insetos.

O uso de veneno químico é a melhor forma de combater as formigas?

Com toda certeza, o uso de produtos químicos oferece solução em muitos casos.

Como resultado, sempre apresenta efeitos colaterais ambientais, posto que veneno é veneno e sempre detém uma carga tóxica, de maior ou menor potencial ofensivo, não é mesmo?

Assim, uma vez usado o veneno químico, deve ser levado em conta que o mesmo prejudica a terra, mata outros insetos, aves, repteis e invertebrados, como minhocas, por exemplo…

Nosso propósito é evitar ao máximo, ou mesmo rejeitar o uso de produtos químicos.

Por isso, no site do Jardineiro Amador você encontra vários produtos naturais para usar na sua horta pomar e jardim, tais como: substratos para plantarsubstratos fertilizantes para adubarinseticidas naturais, vasos e outros produtos.

bosta em pacote
Bosta em Pacote do Jardineiro Amador

De fato, usar veneno em hortas, pomares e jardins domésticos também traz riscos em seu manejo, expondo não só pessoas adultas e crianças, como muitos animais domésticos e pássaros soltos.

Formigas carregadeiras ou cortadeiras tem vários nomes e espécies

De conformidade com cada região, as formigas carregadeiras ou cortadeiras podem receber nomes diferentes.

Apesar das variedades de nomes, em quase todas as regiões são conhecidas como saúvas ou quenquéns, que de conformidade com seus hábitos, também são as espécies mais devastadoras.

De acordo com a natureza de cada espécie, algumas tem hábitos noturnos, enquanto outras trabalham de dia e de noite cortando as folhas e carregando os pedacinhos para os ninhos.

De tal sorte que o uso de veneno para matar as formigas, em muitos casos, exige atenção em horários que nem sempre as pessoas estão disponíveis para a aplicação segura e eficaz.

Por que as formigas cortadeiras ou carregadeiras cortam as folhas das plantas?

Em primeiro lugar é preciso saber que os formigueiros grandes podem ter 5 metros de profundidade. Em segundo lugar, que existem formigueiros com até 100 metros quadrados de área, capazes de consumir uma tonelada de matéria fresca por ano.

Assim sendo, a resposta à pergunta do título, certamente vai surpreender muitas pessoas.

De fato, as formigas carregadeiras se alimentam de um pouco da seiva que saem flores ou folhas quando são cortadas.

No entanto, na verdade, as formigas carregadeiras ou cortadeiras cortam as flores, ramos de plantas, folhas, verduras e hortaliças para carregar para o ninho

Lá no ninho cultivam um fungo que serve como alimento para nutrir as larvas de novos insetos e também à rainha do formigueiro.

Formigas carregadeiras ou cortadeiras são parceiras dos fungos

Dessa forma, as formigas vivem o que os cientistas chamam de um processo de “simbiose com os fungos” que vivem nos formigueiros.

Elas, as formigas, levam as folhas cortadas que são substratos para os fungos se alimentarem e aumentar sua colônia.

Em contrapartida os fungos aumentam, crescem e produzem conteúdo nutricional para alimentar sobretudo as larvas e a rainha, completando o ciclo de vida.

Em conclusão, os fungos dependem das formigas. E as formigas dependem dos fungos.

Desse modo, se os fungos acabarem, ou regredirem, a formigas se mudam para buscar outro local para achar comida ou morrem.

Métodos eficientes e ecológicos – tudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras

Do mesmo modo como são organizadas socialmente, as formigas, enquanto insetos sociais, são dotadas de muitas características instintivas.

Por isso, por mais surpreendente que pareça, elas sabem que tipos de plantas os fungos gostam mais.

Ou seja, quais as espécies ajudam a colônia de fungos a prosperar.

Dessa forma, as formigas só levam para o formigueiro as plantas que os fungos gostam e que não sejam prejudiciais para elas próprias.

Por isso, quanto melhor for esse alimento para os fungos, maior será a colônia.

Por certo quanto maior a colônia de fungos, maior a quantidade de alimentos para as larvas e para a rainha. E assim, o formigueiro cresce e prospera.

Combate orgânico das formigas carregadeiras ou cortadeiras

No entanto, cientistas preocupados com o combate orgânico e natural às formigas cortadeiras, após muitos estudos, descobriram que algumas plantas têm especial capacidade de enganar as formigas carregadeiras e cortadeiras.  

E, por conseguinte, essas plantas contém substâncias que tanto podem ser nocivas e tóxicas para as próprias formigas, como para os fungos que as alimentam.

Conquanto, os estudos que começaram em 1991, se basearam primeiramente na crendice e na experiência popular.

Por fim, chegaram à conclusão que certas plantas de fato possuem um alcaloide tóxico de gosto amargo com atividade fungicida (ou seja, destrem os fungos) e mesmo formicida (ou seja, matam as formigas).

Desse modo sem atacar ou prejudicar outros seres vivos.

Em conclusão, tudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras na sua horta, pomar ou jardim é quais são e como se usam essas plantas.

O uso das folhas da mamona para acabar com formigas carregadeira ou cortadeiras na sua horta, pomar e jardim.

Imagem de folhas de um pé de mamona
Imagem de folhas de um pé de mamona

Outrossim, a mamona é uma planta que é muito comum em todo o Brasil. Certamente existem espécies diferentes.

E, de conformidade com os estudos citados, as folhas da mamona apresentam potencial fungicida e inseticida com eficiência comprovada.

Portanto, se existem várias espécies de mamona, todas tem, em maior ou menor grau, o mesmo potencial fungicida e inseticida.

Ao mesmo tempo, outras plantas também estão sendo estudadas, como por exemplo: as folhas da batata doce, do gergelim e mesmo do cinamomo.

Substrato para plantar Samambaias

Blog do Jardineiro Amador

No Blog do Jardineiro Amador temos vários outros posts bem bacanas que provável possam ajudar você.

Dentre eles, temos um muito legal, ensinando a como plantar batata doce. Faça uma visita ao propósito de conhecer nosso trabalho.

Portanto, usar a folha da mamona como inseticida e fungicida natural é um método bastante barato e eficiente, posto que passa a ser acessível a grande quantidade de pessoas.

Além disso, como referido, combate só as formigas, não causando danos colaterais ao ecossistema nem mantando outros seres vivos.

Seja como for, a folha da mamona pode ser usada de duas formas para combater as formigas carregadeiras ou cortadeiras em sua horta, pomar ou jardim.

Com o propósito de ajudar, vamos dar algumas dicas sobre essas formas.

Terra Turbinada do Jardineiro Amador

Iscas da folha da mamona usadas como inseticida e fungicida natural

Em síntese é muito fácil. Você deve pegar uma folha de mamona verde e usando uma tesoura, picotar em pedacinhos miúdos, tal qual como fazem as formigas quando atacam as plantas.

Logo após, sempre com as folhas frescas, esparrame essas iscas sobre o carreiro das formigas.

Com toda a certeza não vai demorar muito para que essas pequenas iscas sejam confundidas pelas formigas, que passarão a carregá-las para o ninho.

Em resumo, logo que depositadas no ninho, essas iscas vão começar a deteriorar, soltando gases que tem a capacidade de matar os fungos que alimentam as larvas e a rainha.

Foto de iscas feitas de folhas de mamona - Inseticida natural
Foto de iscas feitas de folhas de mamona – Inseticida natural

Os reflexos do uso do inseticida naturaltudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras

Em primeiro lugar se dá com a morte dos fungos.

Se os fungos acabam, acaba a comida.

Se acaba a comida ou as formigas morrem ou se mudam para outro local atrás de outras plantas, pois em outras palavras, vão entender que as plantas que estão cortando não cumprem a função de alimentar os fungos.

Em segundo lugar, pode se dar a morte das próprias formigas.

Quer seja por falta de alimentação ou por sofrerem as consequências dos elementos tóxicos contidos nas iscas que lhes são nocivos e fatais.

Para que tudo dê certo é importante que você coloque as iscas enquanto as formigas estiverem trabalhando, que – como dito – as iscas sejam frescas.

Por outro lado, você deve ter em mente que esse processo pode levar alguns dias até que ocorra a morte dos fungos e dos próprios insetos.

Extrato da folha da mamona para acabar com formigas carregadeiras ou cortadeiras na sua horta ou jardim

A outra forma de você combater formigas carregadeiras ou cortadeiras, saúvas ou bitus ou mesmo fungos em sua horta, pomar ou jardim, é fazendo um extrato.

Apanhe cinco folhas bem novas e verdes de mamona. Retire a haste. Pique em pedaços. Bata no liquidificador com um litro de água por 3 a 4 minutos.

Em seguida coloque num recipiente fechado e deixe descansar por pelo menos dois dias num ambiente totalmente escuro. Logo que guardar, não tampe.

Dessa forma as propriedades químicas e os alcaloides contidos na folha da mamona vão ser transferidos para a água, em seguida, formando um líquido denso e esverdeado, tipo um caldo verde.

É hora de preparar o inseticida da folha da mamonacomo acabar com formigas carregadeiras

Logo depois, usando um pano fino, coe esse líquido. Um litro deste preparado pode ser diluído e misturado em 10 litros de água.

Com o propósito de acabar com os insetos, usando um pulverizador, você pode aspergir sobre o carreiro das formigas quando estiverem atacando as plantas.

De maneira idêntica você pode pulverizar sobre o próprio formigueiro, se souber a sua localização.

Semelhantemente, com a finalidade de dar saúde, você pode pulverizar as plantas, sobretudo as frutíferas, hortaliças e flores que estejam sob ataque ou sejam sujeitas a fungos e ácaros.

Em suma, lembre que se esse extrato mata os fungos no formigueiro, também os mata quando estiverem nas plantas.

Uma vez que você tenha esse extrato de folha de mamona, em seguida você também pode usar de forma preventiva.

Mesmo que suas plantas não esteja com fungos ou sob ataque das formigas carregadeiras ou cortadeiras.

Por outro lado, você pode fazer a prevenção, aplicando na horta, pomar ou jardim, em canteiros ou vasos, uma vez a cada 15 dias.

Substrato para plantar bromelia

Cuidados e atenção!

Contudo, é muito importante ter todo o cuidado com o manuseio dessa planta chamada de mamona.

Antes de mais nada deve ficar claro desta forma que o que deve ser usado para combater as formigas carregadeiras ou cortadeiras, é sempre folha da planta e nunca as sementes seus frutos, sejam verdes ou maduros.

Do mesmo modo, você deve ter outros cuidados, que são igualmente muito importantes:

Em primeiro lugar, lave sempre muito bem as mãos, o liquidificador, a tesoura, o pulverizador e todos os utensílios que usar no preparo das iscas ou do extrato de mamona.

Em segundo lugar, nunca deixe o extrato ao alcance de animais domésticos ou de crianças e nunca ingira o caldo verde.

Já em terceiro lugar, suspenda o uso do extrato 15 dias antes de consumir frutas, verduras e hortaliças que tenham sido pulverizados com extrato da folha de mamona.

Finalmente, muitas vezes esse extrato produz mau cheiro. Sinal de que algo não andou bem. Refaça toda a operação e descarte o material com mau odor.

Em seguida o extrato deve ser guardado fora da geladeira e longe de alimentos, por no máximo 30 dias.

Substrato para plantar orquídea

Vídeo ensina o preparo de inseticida natural para combater formiga carregadeira

Só para ilustrar um pouco do que foi exposto neste post, assista a um vídeo do Jardineiro Amador, que está no nosso canal no YouTube no qual ensina tudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras

Como acabar com formigas carregadeiras

Curta, comente e compartilhe.

Sobre nós

Informações, dicas de técnicas e equipamentos sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

109,929FãsCurtir
46,106SeguidoresSeguir
109SeguidoresSeguir
280,000InscritosInscrever