Como plantar manjericão em casa

Hoje você vai aprender como plantar manjericão em casa e conhecer dicas para cuidar bem desta planta.

Antes de mais nada, saiba que o manjericão pode ser facilmente cultivado em vasos ou canteiros. Já pensou colher as folhas desta erva diretamente da sua horta orgânica? Então continue a leitura e plante seu próprio manjericão.

Também conhecido como alfavaca ou basílico, o manjericão é, de fato, uma hortaliça muito apreciada na culinária. Inegavelmente, dá um sabor diferenciado aos pratos.

Porém, mais do que sabor, o manjericão também carrega propriedades altamente nutritivas. Ele contém vitaminas A, C, B1, B2 e B3, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro, tornando-se um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

Jardineiro Amador – dicas de como fazer uma horta

Esse tempero, inegavelmente, cai muito bem em molhos, pizzas, massas, saladas, enfim, é uma ótima sugestão dar um toque especial às receitas.

Mas sabe o que é o melhor? Ele pode ser cultivado em vasos pelo próprio consumidor. Isso, sem dúvidas, dá um gosto ainda mais especial!

Portanto, cultivar seus produtos em casa, tais como verduras, frutas e temperos é uma forma mais saudável e sustentável de viver.

Dessa forma, além de ter certeza da origem do que está consumindo, pode ter o prazer de preparar receitas com o que você mesmo plantou. Sem contar que você também vai economizar um bom dinheiro.

Com o propósito de ajudar nossa comunidade a começar a cultivar sua própria horta, fizemos vários videos bem legais no nosso canal no YouTube.com/jardineiroamador

Terra Orgânica Turbinada do Jardineiro Amador
Terra Orgânica Turbinada do Jardineiro Amador

Só para exemplificar, assista a um dos nossos vídeos que dá dicas bem legais para começar ou para aprimorar a sua horta doméstica. Para assistir, CLIQUE AQUI.

Plante na sua horta o que tiver vontade e conte com o Jardineiro Amador para te ajudar.

Portanto, sem mais delongas, veja como plantar manjericão em casa.

Você poderá cultivá-lo o ano todo, mesmo em pequenos vasos no interior da casa. Basta deixá-lo em uma janela, uma vez que necessita de exposição ao sol.

Nesse sentido, aprenda também a fazer mudas, assim o seu manjericão pode durar anos!

Primeiro Passo – escolha o tipo do manjericão

Em primeiro lugar para aprender como plantar manjericão em casa você deve saber escolher qual espécie de manjericão deve plantar. No fundo todos são muito parecidos e cultivados do mesmo modo. Mas é legal conhecer cada tipo, não é mesmo?

Primeiramente é preciso saber que o manjericão é uma erva anual. Isto é, ele pode ser cultivado e produzir o ano todo. Mas o que talvez você não saiba é que existem inúmeras variedades de manjericão, sendo todas do gênero Ocimum e pertencentes à família Lamiaceae.

Só para exemplificar, vamos descrever aqui, de forma muito breve os 5 tipos mais comuns.

Ainda só ilustrar o mais popular dentre todos os tipos de manjericão de folha larga, também conhecido como alfavaca ou manjericão comum (Ocimum basilicum). Ele é bem conhecido de quem tem o hábito de cozinhar, sendo muito comum em todo o Brasil.

De acordo com sua constituição , essa espécie tem folhas finas que possuem um formato oval e sabor de média intensidade muito apreciado pela culinária nacional. Se você for comprar a muda de manjericão é provável que ela será desse tipo.

Uma linda flor de Manjericão

Outras variedades de manjericão

Em seguida, outra variedade bastante conhecida é o manjericão italiano, também chamado de toscano ou basilicão. De conformidade com sua característica, ele tem um odor mais intenso e gosto mais forte e doce, possui folhas mais grossas e curvadas.

Outrossim, o manjericão roxo é mais suave e muito usado precipuamente na decoração de pratos, por conta de sua cor que proporciona um embelezamento e uma forma elegante na hora de servir a mesa.

Com efeito, o menor deles, assim como o nome diz, é o manjericão miúdo ou manjericão francês. Suas folhas são pequenas e pontudas e possui um sabor suave.

Por fim, outra variedade que merece destaque é o manjericão tailandês ou manjericão Thai Sweet. Embora seja bem parecido com o manjericão comum, possui folhas um pouco maiores e carnudas, além ser serem mais pontudas. Seu sabor e odor são mais intensos e lembram anis.

Seja qual for a variedade escolhida, todos podem ser facilmente cultivados em vasos pequenos que podem ser facilmente adaptados em qualquer espaço, seja numa casa ou jardim, numa varanda de um apartamento ou na soleira de uma janela da cozinha.

Manjericão com flor

Escolho mudas ou sementes na hora de decidir como plantar manjericão em casa?

Seja como for, existem três formas para plantar manjericão em casa.

Você pode optar por fazer seus pés a partir de sementes; ou fazer suas mudas por estaquia. ou ainda, através de mudas compradas prontas.

Com toda a certeza, o processo de fazer mudas a partir de sementes é o mais complicado.

Pelo contrário, se você optar por comprar mudas prontas, seu trabalho será bem menor e mais fácil.

Por conseguinte, se você for fazer suas mudas por estaquia, também vai precisar de alguma experiência.

É bom pensar bastante antes de começar a plantar manjericão, portanto.

Seja com for, tome sempre o cuidado de comprar sementes frescas e de ter um fornecedor de mudas prontas de confiança, para que as mesmas não venham infestadas com pragas tipo fungos, ácaros, ou outros insetos.

Todas as variedades de manjericão requerem um clima moderado a quente e não suportam geadas.

Como plantar manjericão em casa usando sementes

Em princípio as sementes de manjericão podem lançadas diretamente no local definitivo ou podem ser plantadas em sementeiras para logo depois serem transplantadas para o local de cultivo.

Se for fazer uma sementeira, escolha um lugar bem iluminado e protegido. Com a finalidade de ter mudas saudáveis, use terra rica em compostos orgânicos. Se não tiver, você pode usar a terra orgânica turbinada do Jardineiro Amador.

Plante as sementes com pouca profundidade, cerca de 1 cm, contendo no máximo duas ou três sementes por buraco e a uma distância de 2,5 a 5 cm cada covinha. Pode plantar em saquinhos especiais para fazer mudas, bem como num copo plástico ou numa garrafa pet. Mas não esqueça de fazer furinhos no fundo para escoar a água das regas.

Ao usar as sementes, verifique sempre a validade, pois em princípio quanto mais novas maiores as chances de sucesso na germinação.

Lindo Manjericão

Como plantar muda de manjericão

Em contrapartida é comum encontrar mudas de manjericão já plantadas no vaso. Em grandes centros é possível comprar em supermercados e da mesma forma em flora e floriculturas. Assim sendo, você já tem acesso a uma planta que está pronta para ser cultivada.

Com a finalidade de ter um pé de manjericão saudável, preste atenção em alguns detalhes muito importantes quando for comprar uma muda pronta.

Em primeiro lugar, o ideal é que a mudinha tenha somente uma planta em cada vasinho.

Em segundo lugar, saiba que a muda é da espécie que você deseja.

Caso compre um manjericão com mais de um planta você pode separá-las com cuidado, com o propósito de replantá-las em outros vasos ou mesmo em canteiros.

Em terceiro lugar, saiba que plantar manjericão em vaso é simples. Vamos dar aqui o passo a passo para plantar manjericão em vaso.

Em princípio escolha um vaso de porte médio, com cerca de até 3 litros o que é suficiente para plantar uma muda de manjericão, seja ele de que espécie for. Coloque uma camada de 2 cm de pedrisco (pode ser brita) no fundo do vaso (que deve estar furado) para ajudar na drenagem.

Encha de terra orgânica turbinada do Jardineiro Amador.

Faça um pequeno buraco e acomode a muda. Por fim, complete com um pouco mais de terra de modo a deixá-la bem firme. Regue moderadamente. Pronto, desta forma logo você terá um lindo e viçoso pé de manjericão.

Manjericão na Horta

Como fazer muda de manjericão

Fazer muda de manjericão por estaquia, certamente, é uma ótima maneira de cultivar uma mesma planta por muitos meses e até anos.

Como o manjericão tem facilidade para enraizar, bastam apenas alguns cuidados a fim de criar uma nova e linda mudinha para plantar num vasinho ou num canteiro de temperinhos verdes.

Com o fim de fazer uma muda, retire um ramo da ponta de um galho bem viçoso com cerca de 10 a 15 cm de um pé de manjericão saudável. Se atente para cortar sempre abaixo da ramificação em “V” que os ramos formam.

Lodo depois, retire as folhas mais baixas e deixe somente as do topo do ramo, assim sendo, estimulará o crescimento das raízes.

Com efeito, o método mais fácil é colocar a estaca em um recipiente com água com algumas gotas do enraizador concentrado do Jardineiro Amador, mantendo as folhas fora da água e somente o final do ramo mergulhado em água. Deixe por dois ou três dias, mantendo exposição ao sol

Dessa forma, você pode por a muda num recipiente com barro que com toda a certeza, dentro de 1 a 2 semanas o manjericão já formou raízes e a muda está pronta para ser plantada.

Em seguida é só plantar o manjericão em um vaso pequeno com boa drenagem e terra adubada, conforme exposto acima, ou num canteiro de condimentos e chás.

Qual o melhor solo para plantar manjericão?

Por certo, em geral, o manjericão necessita de solo fértil e clima na faixa de 21 a 25 graus centígrados.

Quanto ao local, o manjericão se desenvolve bem tanto em vasos como em jardins, desde que fique exposto cerca de 4 a 6 horas de luz solar por dia. Ou seja, se você optar por cultiva-lo em vasos, coloque-o em locais ensolarados como, por exemplo, na janela ou em uma soleira de uma varanda, por exemplo.

Só para ilustrar, quando plantada no solo, a planta saudável, regada, adubada e ao sol, pode ultrapassar a 1 metro de altura. Só que em vasos e jardineiras irá crescer menos. Seu tamanho também irá depender da espécie de manjericão escolhido.

Sob o mesmo ponto de vista, todas as variedades de manjericão requerem um clima moderado a quente e não suportam muito bem geadas e nem clima muito frio como ocorre na serra da região Sul do Brasil.

Para ter sucesso e saber como plantar manjericão em casa, você precisa se atentar com mais um cuidado, posto que ele é muito importante. Para o pé de manjericão se desenvolver bem e se manter saudável precisa de um solo fértil, rico em matéria orgânica, leve, fofo e com uma boa drenagem, e sem dúvida a terra deve ser úmida, mas não encharcada.

Só para exemplificar, muitas pessoas dizem que não conseguem cultivar manjericão. Pode ter ceteza que estão errando num dos quesitos acima exposto.

Seja como for, outro detalhe é muito importante, posto que essa planta não gosta de solos muito ácidos, devendo manter-se preferencialmente num PH entre 6 e 7.

Adubações de Manjericão

Seja como for, além dos cuidados acima, o ideal é você fazer adubações mensais dos seus pés de manjericão, o que por certo vai ajudar a planta a se desenvolver com saúde e força para evitar doenças e pragas.

Por isso, indicamos, o bokashi milagroso do Jardineiro Amador, que já pode ser usado junto com a semeadura. Da mesma forma, quando a planta estiver bem ramificada poderá fazer novas adubações com o bokashi junto com o substrato fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador.

No momento em que for fazer a adubação, tome o cuidado de evitar o sol direto. Faça preferencialmente ao anoitecer. Use como medida uma colher de sopa rasa de cada um dos adubos referidos por pé. Faça furos ao entorno da planta, mantendo distância da mesma e espalhe o adubo. Regue em seguida.

Luminosidade ideal e temperatura para o manjericão

Em princípio, todas as variedades de manjericão requerem um clima moderado a quente e como referido não suportam geadas.

Agora que você já sabe como plantar manjericão em casa e como fazer adubações, chegou a hora de ver outros cuidados com o propósito de ter uma planta muito saudável e cheia de vida.

De tal sorte que o manjericão é uma planta que precisa de alta luminosidade e exposição solar para se desenvolver, este é um dos fundamentos básicos para que ela cresça bem. De tal sorte que seu pé de manjericão deve receber luz solar direta por pelo menos 4 horas por dia.

Quando for plantar manjericão em casa, escolha um lugar que bata sol e que também tenha boa ventilação, desde que não seja exposto a ar condicionado nem a ventos fortes e constantes.

Sendo assim, pode ser cultivado durante todo o ano em regiões de clima quente.

De tal forma que em regiões de clima frio ou nas baixas temperaturas durante os meses de inverno, deve ser protegida e cultivada dentro de estufas, visto que não suporta bem o frio.

Em outras palavras, em temperaturas abaixo de 12°C suas folhas ficam amarelas.

As regas para o manjericão

Ao mesmo tempo em que você deve ter cuidados com a insolação e o frio, similarmente deve ter atenção quanto às regas.

Então, elas devem ser efetuadas a cada dois ou três dias, ou então, sempre quando a terra da parte superior do vaso ou do conteiro estiver seca.

Então você deve manter o solo sempre levemente úmido, mas não encharcado. Afinal, tanto a falta quanto o excesso de água prejudicam o manjericão.

Desse modo, em períodos chuvosos diminua a quantidade de água e observe o solo para determinar quando será preciso irrigar.

Entretanto, você pode resolver esse problema facilmente, usando o Vaso Auto Irrigável do Jardineiro Amador, ou a Hortinha Auto Irrigável do Jardineiro Amador a fim de não ter preocupações constantes com as regas. Faça uma visita na Loja do Jardineiro Amador e veja que temos tudo para sua casa e jardim.

Como plantar manjericão e fazer a poda e limpeza

Para ter sua planta bem desenvolvida e com folhas mais saborosas, então é preciso mais um pequeno cuidado que consiste na poda do manjericão.

Inegavelmente a poda é uma etapa fundamental para o crescimento do seu manjericão e é nessa etapa que muitas pessoas erram por não saberem dessa necessidade.

A poda deve ser feita primordialmente nas flores do manjericão. Pois assim, possibilitará que toda a energia vá para a folhagem, favorecendo o crescimento de mais folhas.

Por certo isso acontece porque as flores funcionam como uma espécie de dreno nas plantas e acabam por consumir muita energia.

No entanto, se seu interesse é nas flores, retire apenas algumas delas somente para estimular o desenvolvimento, uma vez que as flores também são comestíveis.

Antes de tudo, mantenha tranquilidade, pois a colheita das folhas da planta para usar na culinária, também é um tipo de poda. Ainda mais que essa prática intensifica as brotações laterais da planta.

Além disso, a poda faz com que a planta se mantenha jovem e saudável por mais tempo, além de preservar o sabor das folhas.

Não apenas realize a poda, como também limpe o vaso retirando possíveis plantas invasoras que estejam disputando nutrientes e recursos com o manjericão.

A colheita das folhas de manjericão pode começar depois que a planta já estiver bem desenvolvida, o que geralmente ocorre de 60 a 90 dias após o plantio.

Como plantar manjericão e acabar com as pragas que ameaçam a planta

Eventualmente, algumas pragas podem atacar suas hortaliças ocasionando até a morte das mudas.

Seja fungos que aparecem em ambientes úmidos, mosquinhas, pulgões, ácaro, cochonilhas ou manchinhas que aparecem nas folhas, você deve ter atenção em qualquer alteração para identificar e tratar o quanto antes e assim, evitar que estas pragas e doenças se espalhem e infectem outras plantas.

Sua horta orgânica pode ser tratada de forma ecologicamente correta e sustentável. Basta buscar alternativas naturais para resolver estes problemas.

Assim, não irá prejudicar a planta, a terra, demais insetos e, principalmente, a sua saúde.

Com a finalidade de obter uma horta mais saudável, aqui no Jardineiro Amador nós evitamos ao máximo o uso de produtos químicos. Afinal, ninguém quer alimentos com agrotóxicos.

Por isso, disponibilizamos na Loja do Jardineiro Amador diversos produtos naturais para usar na sua horta orgânica, no seu pomar e jardim como, por exemplo, substratos para plantarsubstratos fertilizantes para adubarinseticidas naturais, vasos e demais produtos.

Principais pragas que atacam o manjericão

Embora o manjericão seja uma planta bastante resistente, podendo inclusive afastar alguns insetos maléficos por conta dos seus óleos essenciais, ainda assim ele pode ser atacado por alguns tipos de pragas.

Agora que você apendeu como plantar manjericão é a hora de ver como acabar com as pragas no manjericão.

O manjericão pode ser atacado principalmente pela mosca minadora, pelo bicho-mineiro e pelas doenças rhizoctoniose, fusariose e cercosporiose e cochonilhas.

Sem dúvida, esta última corresponde aos maiores números de ataque ao pé de manjericão.

As cochonilhas são pequenos insetos sugadores de seiva, os quais acabam por enfraquecer as plantas e podem, inclusive, levá-las à morte.

Ao se aderirem às folhas e ramos esses insetos excretam um líquido açucarado criando, dessa forma, um substrato ideal para o crescimento de fungos.

Mas estes não são os únicos problemas, uma vez que essa secreção doce acaba por atrair formigas negras, que atuam protegendo as cochonilhas de seus inimigos naturais, tais como as joaninhas e vespas.

As formigas também podem destruir sua plantação. Para proteger as plantas fizemos um post com tudo o que você precisa saber para acabar com formigas carregadeiras na sua horta, pomar ou jardim. Veja aqui.

Com o intuito de acabar com as cochonilhas, deve-se podar e destruir as partes atacadas, ou limpar as folhas e ramos com uma escova ou esponja, dependendo da extensão da infestação.

Para acabar com as pragas no seu manjericão você pode usar várias receitas caseiras. Também tem como alternativa pulverizar o Óleo de Neem do Jardineiro Amador e a Calda Bordalesa do Jardineiro Amador..

Repita esse procedimento a cada três dias até o controle total das pragas. Enquanto estiver aplicando os inseticidas naturais, não consumir as folhas do manjericão!

A adubação é parte importante de como plantar manjericão

Para ter uma planta de manjericão bonita e desenvolvida, com folhas mais saborosas, a adubação é recomendada e necessária a cada 40 dias.

Toda planta retira do solo os seus nutrientes, porém uma hora essa fonte se esgota. Por esse motivo, é necessário retornar os nutrientes ao solo de alguma forma, para isso, usa-se substratos fertilizantes orgânicos.

O Jardineiro Amador recomenda o uso de adubação orgânica na horta, pomar ou jardim. Uma dica de adubo é usar o húmus de minhoca do Jardineiro Amador, um poderoso adubo natural produzido por minhoca. Outra dica bem legal, é você fazer uma composteira doméstica. Temos vídeos no nosso canal no YouTube dando o passo a passo para saber fazer uma composteira doméstica.

Utilize cerca de 2 colheres de sopa bem cheias de húmus de minhoca e espalhe na camada superficial da terra, depois de afofá-la. Regue em seguida.

Para otimizar os resultados use também os Substratos Fertilizantes 3 em 1 do Jardineiro Amador que é especial para plantas que não dão flores decorativas e frutos. É um produto totalmente orgânico com todos os nutrientes necessários para sua plantas que não dão flores nem frutos, como folhagens, chás, temperos, etc. São ideais para serem usados com segurança e confiança, pois são excelentes. Você também pode usar o Bokashi Milagroso do Jardineiro Amador, um produto totalmente orgânico que é fabuloso para recompor os nutrientes do solo.

Seguindo as instruções deste post de como plantar manjericão em casa você terá uma deliciosa e perfumada erva diretamente da sua horta, sempre fresquinha e à sua disposição para dar um toque especial à suas receitas.

Aproveite e veja o vídeo do Jardineiro Amador mostrando o passo a passo para plantar manjericão em vasos.

Manjericão – como plantar em vaso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

126,172FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
210SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares