Como proteger as plantas do frio e geadas

Neste texto vamos dar algumas dicas bem legais para você saber como proteger as plantas do frio e geadas na sua casa e jardim.

O Brasil é um país continental, com muitas diferenças de climas.

Então, temos regiões com temperaturas diferentes em várias épocas do ano.

Sobretudo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, quando nos meses de inverno, entre junho e setembro ocorrem quedas bruscas das temperaturas.

Nestes meses não é raro acontecer geadas e mesmo ocorrência de neve e ventos fortes.

Só para ilustrar, algumas plantas sofrem muito com a chegada do frio.

Assim sendo, tanto temperaturas baixas, como geadas, podem causar queimaduras, lesões nas folhas, flores e frutos ou mesmo matar algumas plantas, sobretudo as mais sensíveis.

A importância do frio para muitas plantas

A princípio o inverno não pode ser considerado uma estação que seja inimiga das plantas.

Sobretudo pelo fato do frio ser muito importante para o desenvolvimento de várias espécies.

Antes de mais nada durante os meses de frio algumas plantas entram no período de dormência, que é uma espécie de hibernação para juntar energias e brotarem com força total novamente na primavera.

Além disso, o inverno e suas horas de frio, são necessárias para o bom desenvolvimento de muitas frutas.

Como exemplos temos a maçã, as uvas e o kiwi, que são tipos de frutíferas que necessitam da produção de sacarose para deixar os frutos mais adocicados.

Do mesmo modo, algumas flores amam o frio, e se dão muito bem com ele, como é o caso do amor-perfeito, azaleia, hortênsias, lavanda e rosas.

Sem dúvida, também na horta, existem hortaliças, verduras, chás e legumes que gostam de frio, como é o caso do alecrim, rúcula, agrião, couves e beterraba.

O inverno e a queda das folhas

Por causa do inverno e do período de dormência, muitas plantas como árvores ornamentais e folhagens perdem todas as folhas ou ficam com as folhas amareladas ou avermelhadas.

Por certo esse é um mecanismo que as plantas encontraram no seu processo de evolução, para se defender dos dias frios.

Ele também é usado para excretar toxinas armazenadas durante as outras estações, através das folhas que perdem.

Plantas perdem folhas no inverno
Muitas espécies de plantas perdem folhas no inverno

Então é bem normal que roseiras, hortênsias e várias outras plantas percam as folhas no inverno.

Mas, seja como for, o frio intenso e as geadas podem atrasar o crescimento de muitas plantas da horta, pomar e jardim, de tal sorte que podem mesmo morrer.

Dicas simples – Como proteger AS plantas do frio e geadas

Com o intuito de proteger as plantas da sua casa e jardim dos danos causados pelas temperaturas baixas e das queimaduras das geadas, adote medidas de prevenção e proteção bem simples.

Em primeiro lugar identifique quais são as plantas que ficam mais expostas aos danos, como por exemplo flores, frutas, verduras, hortaliças, chás, legumes, folhagens e temperos mais sensíveis.

Geralmente são plantas de origem tropical da região do cerrado ou nativas das regiões Norte e Nordeste eventualmente cultivadas em outras regiões do Brasil.

Que plantas proteger na horta em casa

Assim como existem plantas que amam o frio, existem outras que não suportam geadas nem temperaturas baixas.

Na horta orgânica em casa, as hortaliças como brócolis, alface, tomate, coentro, , manjericão entre muitas outras, merecem um cuidado especial com relação ao frio.

Geadas mais intensas acarretam formação de uma fina crosta de gelo que queima as folhas, levando as plantas à morte.

Da mesma forma que algumas plantas sofrem com o calor, outras sofrem muito com o frio.

Geralmente as plantas da horta com folhas finas e pequenas são mais sensíveis, embora essa não seja uma regra geral.

Que plantas proteger no pomar

Para saber como proteger as plantas do frio e geadas no seu pomar é importante você conhecer bem a natureza de cada frutífera.

Ou seja, identifique por observação, ou por informações de amigos e conhecidos quais plantas sofrem mais no inverno e com as geadas.

Dentre as mais sensíveis, podemos destacar as bananeiras, mamoeiros, goiabeiras, araçás, pitangueiras, e mesmo algumas espécies de jabuticabas, caju, café, e mangas.

Dependendo a intensidade da geada ou da presença de frio acompanhado de ventos, as folhas destas frutas sofrem queimaduras que eventualmente causam danos sérios e mesmo a morte das plantas.

Que plantas proteger no jardim

Existem flores que são próprias para cada estação. Ou seja, flores para serem cultivadas no verão, enquanto outras devem ser cultivadas no inverno.

Contudo, existem flores e plantas cíclicas ou perenes que são mais sensíveis a geadas do que outras, como é o caso da ixora, dália, erica, onze horas, rabo de galo, lírios da paz, copo de leite, as flores de cera, algumas espécies de suculentas e violetas.

Só para ilustrar, folhagens como árvore da felicidade, samambaias, avencas, begônias, mini rosas, comigo-ninguém-pode, buxinhos, gerânios, crossandas, podem sapecar com os ventos frios e geadas mais intensas.

Uma curiosidade são os gramados, que sem dúvida geralmente queimam e amarelam com geadas fortes, ficando com as folhas secas.

Contudo, dificilmente morrem.

Medidas de prevenção – como proteger AS plantas do frio e geadas

Para que as plantas mais sensíveis não sofram muito, fique de olho nos avisos da meteorologia.

Ou seja, sempre que existirem avisos de quedas das temperaturas abaixo de 10º C coloque as barbas de molho para evitar danos às plantas da horta, pomar e jardim.

A princípio as geadas sempre ocorrem de madrugada.

É hora de PROTEGER as plantas da casa e jardim

Com a finalidade de proteger as plantas, cubra as mesmas ao anoitecer com um material chamado sombrite . Veja na foto.

como-proteger-as-plantas-do-frio-e-geadas
Como proteger as plantas do frio e geadas

Esse produto é uma espécie de tela bem fina que você pode comprar em agropecuárias e casas de material de construção.

Essa tela evita que a geada se forme e congele a água acumulada pelo sereno ou chuva por sobre as folhas das plantas, evitando as queimaduras.

Do mesmo modo se não tiver sombrite use um pedaço de TNT (tecido não tecido) leve, que vai fazer o mesmo efeito.

Em contrapartida não use tecidos como malhas ou flanelas, posto que facilmente ficam encharcados com o sereno ou chuva que uma vez congelada, também pode provocar danos.

Em conclusão, cubra as plantas ao anoitecer e retire a cobertura logo que o dia amanhecer e o sol brilhar.

Essa técnica também pode ser usada em dias de ventos frios evitando a exposição e queimadura nas plantas.

Cuidado com as regas no inverno

No inverno as plantas precisam de menos água do que nas estações quentes do verão e da primavera.

Em outras palavras, faça regas menos frequentes e menos intensas. Ou seja, molhe menos vezes com menos água.

Antes de mais nada pelo fato de a evaporação provocada pelo calor ser menor. Então, a terra segura mais a umidade nos períodos de frio.

Ao mesmo tempo em que as plantas precisam de menos água, a diminuição das regas evita que se formem crostas de umidade que favorecem o surgimento de pragas como fungos, ácaros e outras doenças.

Da mesma forma, regue sempre preferencialmente em dias de sol.

De preferência pela manhã e molhe só a terra, sem molhar as folhas, pois a água pode se acumular sobre elas e congelar em dias muito frios ou com as geadas e mesmo neve.  

Para ajudar na hidratação das plantas em vasos e evitar que a terra congele, use cobertura da Casca de Pinus Polida do Jardineiro Amador.

Leve vasos para dentro de casa – PROTEJA PLANTAS DO FRIO E GEADAS

Outra dica bem legal do Jardineiro Amador para saber como proteger as plantas do frio e geadas é levar plantas mais sensíveis cultivadas em vasos, para dentro de casa.

Por certo coloque esses vasos em um local bem iluminado com luz natural, como por detrás de uma janela ou sacada protegida.

Seja como for, evite locais com correntes de ventos, de ar-condicionado ou com calefação.

Depois que a onda de frio passar, recoloque os vasos no local onde estavam procurando manter a posição que tinham quando foram removidos.

Mecanismos naturais de defesa contra o frio

A natureza é perfeita. De acordo com a evolução de algumas espécies de plantas, elas mesmas criam mecanismos de proteção contra o frio, geadas e mesmo a neve.

Desse modo não é difícil encontrar plantas que tenham pelos nas folhas com a função de evitar que a água congelada pelas geadas e mesmo pela neve alcance as folhas.

Muitas espécies de gramas tem esse mecanismo de proteção.  

Do mesmo modo muitas espécies de plantas desenvolveram mecanismos de geração de proteínas que são verdadeiros anticongelantes.

De tal sorte que essas proteínas mantem a temperatura no interior da planta sempre estável, não permitindo que as folhas congelem.

As suculentas são especialistas neste sistema de defesa, como é o caso da aloe vera ou babosa.

Maravilhoso, não é mesmo?

Adubações são essenciais no inverno

Muitas das dicas para reduzir danos com o frio e as geadas que apresentamos aqui, estão referendadas pela Engenheira Florestal Andréa Laize P. Silva.

Segundo ela “um cuidado super importante é com as adubações, pois as plantas bem nutridas ficam com as folhas mais resistentes e sofrem menos com as variações de temperaturas e geadas”.

Para uma adubação eficiente, use o Bokashi Milagroso e o Substrato Fertilizante 6 em 1 (para flores e frutas) ou o Substrato Fertilizante 3 em 1 (para plantas verdes) do Jardineiro Amador a cada 45 dias.

A dose varia de acordo com o tamanho da planta ou do vaso.

A fim de ter melhor eficiência, aplique sempre misturado com a terra, pois são fertilizantes naturais de fermentação. Por isso tem cheiro forte característico.

Já na água das regas aplique junto a Mamona Micronizada e Diluível do Jardineiro Amador, na dose de uma colher de sobremesa por litro de água a cada 15 dias.

Finalmente, durante o dia, segundo Andréia e em dias de sol, “pulverize a Mamona NG + 7 rochas do Jardineiro Amador que é um dos melhores e mais completos produtos que existe para nutrição das plantas, pois contem todos os nutrientes que as plantas precisam para permanecerem saudáveis”.

Mamona NG + 7 rochas
Fertilizante natural completo para todas as plantas.

Onde e como comprar produtos certos?

Todos esses fertilizantes são totalmente naturais.

Use em todas as plantas da sua casa e jardim. Compre esses e outros produtos para sua horta, pomar e jardim na Loja Online do Jardineiro Amador.

Assim também, compre pelo ZAP (47) 99652-0019 e pague com o PIX ou pelo boleto, sem necessidade de usar cartão de crédito.

Agora que você já sabe, faça você mesmo a proteção das suas plantas. Ou como dizem os americanos do it yourself (diy) .

Siga o Jardineiro Amador nas mídias sociais no Facebook, TikTok, Instagram e também no Blog do Jardineiro Amador.

Se inscreva no nosso Canal no YouTube, onde temos vídeos e Cursos Online incríveis sobre horta, pomar e jardim, numa linguagem simples e fácil de entender e acessível a quem gosta de jardinagem amadora.

Resumo – como proteger AS plantas do frio e geadas na sua casa e jardim.

a. Cubra plantas sensíveis com sombrite ou TNT no período noturno para evitar que sejam prejudicadas pelos ventos frios, pelas geadas e neve. Descubra durante o dia.

b.     Diminua a frequência e quantidade de regas nos meses de inverno.

c.     Mantenha a terra bem adubada para que as plantas tenham todos os nutrientes que precisam para produção de flores, frutos, viçosidade e a boa saúde.

d.     Faça cobertura da terra com Casca de Pinus Polida do Jardineiro Amador para ajudar a proteger raízes do frio e manter a hidratação sem congelar a terra.

e.     Deixe as plantas em ambientes fechados, bem ventilados e com boa iluminação natural, em locais não afetados por ar-condicionado ou calefação e ventos fortes.

Vídeo – Como proteger as plantas do frio e geadas

Logo depois de aplicar essas técnicas obtenha mais conteúdo sobre esse assunto.

Assista ao vídeo que postamos no nosso Canal no Youtube mostrando na prática algumas dicas bem fáceis de como proteger as plantas do frio e geadas.

Vídeo dando dicas de como proteger plantas do frio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

138,267FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
617SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares