Como preparar vasos para casa e jardim

Passo a passo para preparar um vaso

Uma dos segredos para ter sucesso na horta, pomar e jardim é saber como preparar vasos para casa e jardim para plantar flores e frutas.

Então, fizemos esse post para mostrar o passo a passo para preparar você saber como montar seu vaso em sua casa e jardim.

A princípio os vasos são muito úteis para o cultivo de flores, verduras, chás, hortaliças, legumes, folhagens e mesmo para plantar quase todos os tipos de frutas.

Então agora faça você mesmo, como dizem os americanos do it yourself (diy), que significa: faça você mesmo o seu vaso e pratique a arte da jardinagem amadora.

A escolha do tipo e do tamanho dos vasos

A fim de ter sucesso no cultivo da planta que você escolheu para plantar em vaso, é necessário ter atenção com alguns detalhes importantes.

Antes de tudo tenha atenção com o tipo e o tamanho do vaso.

Antes de mais nada é importante saber que existem vasos feitos de vários materiais, como por exemplo: barro, cerâmica, porcelana, plástico, lata, fibra de coco e muitos outros.

Ao mesmo tempo, existem vasos com boca pequena e outros com boca larga; assim como existem vasos pequenos e vasos grandes; bem com vasos com maior profundidade e outros com menor profundidade.

Em resumo, quando for plantar em vaso, você deve escolher um vaso que seja adequado e proporcional ao tamanho da flor, fruta, verdura, hortaliça, legume ou folhagem que for cultivar.

Como preparar vasos para plantar flores e frutas
Atenção com o tamanho do vaso! (Ilustração: Jardineiro Amador)

Vasos grandes para plantas grandes

Com toda a certeza para você saber como preparar vasos para casa e jardim para plantar flores e frutas há algumas regras que devem ser seguidas.

Uma delas é que plantas grandes exigem vasos grandes. Só para ilustrar, um pé de jabuticaba precisa de espaço para desenvolver suas raízes.

De tal sorte que você não terá sucesso se plantar esse tipo de fruta num vasinho pequeno.

A menos que você queira cultivar um bonsai, o que em resumo, não é o objetivo deste post.

Vasos pequenos para plantas pequenas

Do mesmo modo, se você for cultivar algum chá orgânico, um tempero ou condimento, uma violeta, um cactos ou suculenta pequena ou mesmo uma orquídea em sua casa e jardim, não precisa de um vaso enorme.

Da mesma foram que planta grandes precisam de vasos grandes, plantas pequenas devem ser cultivadas em vasos pequenos.

Em suma, sempre quando você decidir plantar em vasos em sua casa e jardim, procure saber antes de começar qual a real necessidade do tamanho do vaso para sua planta se dar bem.

cachepôs de alumínio
cachepôs de alumínio

Dicas de drenagem – como preparar vasos Para casa e jardim para plantar flores e frutas

Logo depois de escolher o vaso para plantar flores, frutas, verduras, hortaliças, legumes, chás, temperos, condimentos ou folhagens, é hora de começar a preparação do vaso.

Primeiramente, é bom lembrar que o vaso precisa ter um ou mais furos para escoamento da água.

Em segundo lugar, você deve fazer um bom sistema de drenagem para que a água não se acumule e encharque a terra e dessa forma traga problemas para a planta.

Em princípio, embora existam plantas que podem até ser cultivadas na água, o ideal sempre é que a terra do vaso seja regada sem ficar acumulada na terra ou substrato.

Como fazer uma drenagem bem feita?

É super simples. Ocupe cerca de dois a cinco centímetros do fundo do vaso com material com o propósito de facilitar a drenagem e escoamento da água da chuva ou das regas.

Com o fim de fazer uma boa drenagem no vaso você pode usar pedrinhas, brita, carvão vegetal limpo, isopor ou mesmo argila estendida.  

Como preparar vasos para plantar flores e frutas
Drenagem do vaso (Ilustração: Jardineiro Amador)

Sistema de drenagem por envelopamento

Com toda certeza muita gente quer plantar em vasos por ter pouco espaço em sua casa.

Também, outros querem ter vasos com flores, frutas e folhagens em suas varandas ou mesmo em ambientes internos ou corporativos.

Uma das situações mais desagradáveis nestes casos é quando se faz as regas e como resultado a água sai pelo fundo do vaso fazendo sujeira.

De fato, existe uma forma de evitar isso. É o sistema de drenagem por envelopamento.

Em princípio basta pegar um pedaço de feltro ou de TNT e envelopara o material que você vai usar para fazer a drenagem.

Isto é, envolver a brita, o carvão, as pedrinhas, o isopor ou a argila estendida neste feltro ou TNT e em seguida colocar esse pacotinho no fundo vaso.

Logo após é só colocar a terra.

Terra Orgânica Turbinada do Jardineiro Amador 1kg
Terra Orgânica Turbinada Do Jardineiro Amador – 1kg

Que tipo de terra ou substrato usar no vaso?

Assim sendo, chegou a hora de preencher o vaso com terra o substrato.

Para saber como preparar vasos para casa e jardim para plantar flores e frutas ou mesmos folhagem, verduras, legumes, chás ou hortaliças, temos que saber escolher a terra ou substrato.

É provável que você não saiba a diferença entre terra e substrato. Mas em princípio é bem fácil. Todo tipo de terra pode ser considerado um substrato. Em contrapartida, nem todo substrato é terra.

De tal sorte que existem substratos especiais para determinados tipos de plantas, como por exemplo as orquídeas, os cactos e suculentas, a rosa do deserto, as violetas, as samambaias, os antúrios, as avencas, as bromélias, os bonsais.

De acordo com a necessidade de cada planta você vai usar terra ou substrato.

A princípio a grande maioria das plantas precisa mesmo é de Terra Orgânica Turbinada que contém todos os nutrientes para que elas se desenvolvam de forma saudável e viçosas.

Como preparar vasos para plantar flores e frutas
Terra ou substrato? (Ilustração: Jardineiro Amador)

Chegou a hora de plantar – como preparar vasos para casa e jadim para plantar flores e frutas

Assim que você escolher o vaso, fizer a drenagem e colocou a terra, chegou a hora de plantar sua muda de flor, fruta, verdura, hortaliça, legume, chá ou folhagem com o fim de ter uma horta em casa ou um belo jardim.

Ainda assim, você deve ficar atento a um detalhe para saber como preparar vasos para casa e jardim plantar flores e frutas.

É a escolha da muda. Você deve prestar a atenção para quando comprar uma muda pronta, verificar se ela está saudável pois esse é requisito fundamental para seu sucesso.

Além disso, você pode optar por fazer suas mudas por alporquia, estaquia ou mesmo por semeadura.

Contudo, esse já assunto para outros posts. Você pode dar uma bela navegada aqui no Blog do Jardineiro Amador, plantando amor, que voai encontrar muito conteúdo legal para saber como plantar flores e frutas em vaso.

Mas uma dica importante: fixe bem a muda na terra ou substrato do vaso.

Deixe um espaço de distância de 2 cm a 5 cm para a borda com a finalidade de evitar que as regas transbordem.

Kit Frutíferas do Jardineiro Amador

Escolha o lugar certo para colocar seu vaso

Como muitas pessoas precisam de cuidados e dietas especiais, da mesma forma as plantas necessitam que se observe as suas necessidades.

Assim sendo, tenha cuidado com o local onde você vai cultivar seus vasos com flores, frutas e folhagens com relação ao sol.

Em resumo, todas as plantas precisam de iluminação. Algumas mais, outras menos.

Dessa maneira, existem plantas que precisam de muito sol como por exemplo as frutas como a pitanga, manga, jabuticaba e caju.

Enquanto outras não podem pegar sol direto de forma nenhuma, como os antúrios e lírios da paz e algumas orquídeas.

Da mesma forma, existem plantas que podem ser cultivadas em meia sombra, ou com luminosidade indireta, como é o caso de algumas orquídeas, bromélias e samambaias.

Observe esse detalhe relativo à luz do sol de acordo com a natureza da planta que for cultivar e como resultado terá vasos de flores, frutas e folhagens lindos.

Do mesmo modo, cuide com a ventilação, pois existem plantas que suportam ventos como os coqueiros e outras que não os toleram como as avencas.  

Cuidados gerais – como preparar vasos para casa e jardim para plantar flores e frutas

Logo depois de plantar seu vaso com flores, frutas, hortaliças, verduras, legumes, chás ou qualquer outro tipo de plantas, é hora de fazer a manutenção.

Não apenas as regas e as limpezas das folhas, flores e ramos secos.

Só para ilustrar, algumas plantas precisam de podas anuais, como as uvas, figos e roseiras.

Por certo, uma vez ao ano, você também deve fazer a renovação da terra dos vasos, com a retirada de cerca de 5 cm da cobertura da parte de cima, substituindo por terra nova.

Sem dúvidas, esses cuidados são fundamentais para você ter sucesso com seus vasos.

Por outro lado, as plantas precisam se alimentar.

Por isso, faça adubações e cuide com as pragas como pulgões, cochonilhas, lagartas, formigas, ácaros e fungos.

Adubando os vasos CORRETAMENTE

Por certo você deve se perguntar: qual o adubo é o melhor para minha planta cultivada num vaso?

A resposta é simples! Escolha fertilizantes naturais que contenham os nutrientes necessários para alimentar sua planta.

Sem dúvida eles existem e você não precisa complicar as coisas fáceis.  Faça o “feijão com arroz”.

Existe um fertilizante natural universal, ou seja, que pode ser aplicado em todos os tipos de plantas de qualquer espécie, sem restrição alguma.

É o Bokashi Milagroso do Jardineiro Amador, que ao mesmo tempo que nutre fortalece o sistema imunológico das plantas. Para quem tem PETs pode usar o Bokashi Vegano do Jardineiro Amador, fórmula exclusiva feito de plantas aquáticas.

Além disso, você deve usar também junto com o Bokashi o Substrato Fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador (especial para flores e frutas) ou o Substrato Fertilizante 3 em 1 do Jardineiro Amador (especial para folhagens).

São fertilizante totalmente naturais, de fermentação que em outras palavras tem tudo o que suas plantas precisam para ficar bem nutridas.

A aplicação deve ser em quantidade proporcional ao tamanho do vaso e deve ser feita de 45 em 45 dias, sempre misturando os produtos com a terra ou substrato pois tem cheiro forte.

Substrato fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador
Substrato fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador

Prevenindo e combatendo pragas nos vasos

Não apenas as adubações são necessárias.

Mesmo que você tenha todo o cuidado, suas flores, frutas e folhagens sempre estão sujeitas ao ataque de pragas como pulgões, fungos, cochonilhas, lagartas, formigas e ácaros.

Para evitar e prevenir o ataque destes insetos e doenças, faça aplicação preventiva de inseticidas naturais a cada 15 dias.

De maneira idêntica, combata infestações já instaladas, mas com aplicação de inseticidas orgânicos uma vez por semana durante um ou dois meses.

Com toda a certeza você pode usar dois inseticidas orgânicos de uso universal, que são o Oléo de Neem Puro do Jardineiro Amador, junto com o Enxofre Líquido 55% do Jardineiro Amador.

Pulverize 2 ml de cada um por litro de água, sempre à noitinha em dias secos para que os produtos se fixem bem na planta.

Com o propósito de ver a reação da planta, sempre faça um teste em um raminho antes de aplicar o inseticida.

Enxofre líquido 55% do Jardineiro Amador
Enxofre líquido 55% do Jardineiro Amador

Mãos à obra – como preparar vasos para CASA E JARDIM PARA plantar flores e frutas

Certamente se você não tem experiência em plantar em vasos, vai achar um pouco difícil. Mas agora você já sabe como preparar vasos para casa e jardim para plantar flores e frutas.

Entretanto, não tenha receio.

Então a melhor maneira de aprender é fazendo.

Eventualmente, se ficaram dúvidas, você pode assistir nossos vídeos no YouTube.com/jardineiroamador. Postamos vários vídeos todos os meses.

Se inscreva no nosso canal e acione o sininho com o intuito de receber notificações de novas postagens.

De modo muito especial, temos um Curso Ensinando Como Plantar Frutas em Vasos com 2 aulas bem legais, onde você pode aprender e ver o passo a passo de tudo o que foi apresentado aqui.

Vídeo com dicas de como montar um vaso para casa e jardim

Nas nossas mídias sociais você também tem muitas informações e dicas legais. Curta nossas páginas no Facebook, Instagram, Pinterest e TikTok.

Finalmente, além de gerar conteúdos, nós temos uma Loja Online, onde você pode comprar tudo o que precisa para sua horta, pomar e jardim.

Só para ilustrar, temos substratos especiais para plantar, fertilizantes naturais, inseticidas orgânicos, sementes de chás, flores, hortaliças, verduras, legumes.

Também temos ferramentas e peças de decoração.  

Faça uma visita e boa sorte com seus vasos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

138,267FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
547SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares