Como plantar mirtilo ou blueberry em vasos

O mirtilo, blueberry ou em espanhol arándano, uma planta frutífera arbustiva, perene, que certamente é muito apreciada no mundo inteiro.

De acordo com estudiosos, essa fruta possuí muitas propriedades nutricionais e sem dúvidas também é usada com fins fitoterápicos, por ser rica em fibras e em várias vitaminas. Do mesmo modo, seu consumo pode ser feito in natura, como em doces, geleias, sucos com o fim, também, de combater radicais livres.

Portanto, mirtilo, blueberry ou arándano inegavelmente é um sucesso. Assim sendo, cultivar essa planta é com certeza uma forma de ter frutas saborosas e nutritivas em sua casa e jardim.

Como fazer mudas de mirtilo ou blueberry

Antes de tudo é preciso saber que existem várias espécies de mirtilo, blueberry ou arándano. E, por certo, de acordo com cada espécie, as frutas apresentam sabores diferentes, que por consequência, oscilam entre o adocicado, o ácido e até o amargo. As espécies também influenciam no tamanho das plantas. Algumas maiores enquanto outras são menores.

De acordo com cada clima e espécie, é provável que em cada região os resultados dos sabores das frutas também tenham variações.

Para que se plante frutíferas em vasos, é necessário ter boas mudas. Por mais que se tenha experiência fazer mudas de mirtilo, blueberry ou arándano por meio de sementes é muito complicado. Então, você deve procurar mudas prontas, em floras e floriculturas.

Por outro lado, essa é uma planta que se reproduz com relativa facilidade por meio de alporquia e se você tiver um pouco de paciência, por estaquia.

Mirtilo flor
Mirtilo flor

Escolha do vaso para plantar mirtilo, blueberry ou arándano

Só para exemplificar, temos vários vídeos no canal no YouTube, ensinando a fazer mudas de frutas por alporquia e estaquia.

Com a finalidade de ter uma planta saudável, é recomendado plantar mirtilo, blueberry ou arándano em vasos grandes, nunca inferiores a 100 litros. Antes de tudo, devem ter boa profundidade para o fim de permitir um bom enraizamento da planta e ajudar na produção de frutos.

Como resultado de uma planta sadia, em pouco tempo (cerca de 2 a 3 anos) dependendo do tamanho da muda, seu pé de mirtilo, blueberry ou arándano  vai iniciar a produção de deliciosos frutos.

As flores do mirtilo, blueberry ou arándano são rosáceas e se formam em cachos. Por isso, atraem muitos insetos, como abelhas e pássaros que por consequência, ajudam na polinização e fertilização das flores e produção de muitos frutos. Mas, contudo, você agora vai ter uma grande surpresa: sabe qual o principal polinizador das flores do mirtilo? Não sabe? São os morcegos vegetarianos, com hábitos noturnos! Legal, não?

Plantar mirtifólio frutas verdes

Os frutos geralmente são pequenas bolinhas. Só para ilustrar, em geral, são um pouco maiores que uma ervilha.

De acordo com a coloração do fruto, se sabe se estão maduros e prontos para colher. De tal forma que quando estiverem com a cor preto-roxo estarão no ponto de serem colhidos e consumidos os mirtilo, blueberry ou arándano.

Qual o ambiente ideal para plantar mirtilo, blueberry ou arándano  em vasos?

Em primeiro lugar é preciso saber que o ambiente é primordialmente importante para a saúde e boa frutificação da planta. Os pés de mirtilo, blueberry ou arándano gostam de clima temperado a frio.

De tal forma que o cultivo do mirtilo, blueberry ou arándano deve ser feito em local arejado (mas protegido de ventos), com boa luminosidade e ventilação, permitindo que a planta apanhe sol direto por um número de horas que não deve ser inferior a 4 horas por dia. Preferencialmente, o sol da manhã.

Em segundo lugar é necessário usar a terra adequada para completar os vasos.

Sem dúvidas a qualidade da terra vai influenciar diretamente na saúde da planta e essa, por sua vez, na qualidade dos frutos que contém antioxidantes, minerais e enzimas muito saudáveis.

De tal sorte que o solo precisa ser muito bem drenado e poroso, rico e muito fértil em material orgânico, com PH ligeiramente ácido (4,8 a 5,2). Deve ser evitado o uso de calcário. O Jardineiro Amador tem terra orgânica turbinada para fornecer se você quiser.

Os pés de mirtilo, blueberry ou arándano plantados em vasos ou não, por terem formação arbustiva, precisam de espaço para que possam se desenvolver posto que podem atingir, em média, até 1,5 metro de diâmetro por 2,0 metros de altura, de acordo com a variedade ou a espécie.

Adubações necessárias para ajudar a planta a frutificar

Os pés de mirtilo, blueberry ou arándano precisam de adubações frequentes, com o propósito de estimular floradas e formação de frutos saudáveis. Com o fim de ajudar na frutificação, recomendamos o uso de uma adubação com o bokashi milagroso do jardineiro amador quando for efetuar o plantio, posto que esse adubo natural e orgânico, contém mais de 100 microrganismos que enriquecem a terra de tal sorte que fique perfeita para suprir todas as necessidades da planta.

bokashi-milagrioso do jardineiro amador
bokashi-milagrioso do jardineiro amador

Da mesma forma, você deve fazer adubações mensais com nosso substrato fertilizante 6 em 1 do jardineiro amador. Com toda a certeza, esse adubo serve para estimular o crescimento do pé de mirtilo, blueberry ou arándano com a finalidade de fazer com que produza muitos ramos, floradas intensas e frutificações com abundância.

Como resultado, o substrato fertilizante 6 em 1 do jardineiro amador também age com o propósito de evitar e prevenir o ataque de pulgas, pulgões, ácaro, fungos, cochonilhas e outros insetos no pé de mirtilo, blueberry ou arándano

Não esqueça: podas anuais são muito importantes!

A frutificação ocorre nos ramos novos. E, se bem cuidado, é provável que seu pé de mirtilo, blueberry ou arándano produza frutas saudáveis por bastante tempo ao longo do ano; de modo mais intenso, da primavera ao verão.  

mirtilo em vaso
Mirtilo em vaso Foto: Jardineiro Amador

Entretanto, não se pode esquecer, que sendo uma arbustiva, essa planta exige uma poda anual de estimulação de frutificação.

A fim de observar o ciclo correto de desenvolvimento dessa frutífera, é importante que a poda ocorra sempre no fim do inverno (período de dormência da planta) seja em pomares pequenos como em comerciais de conformidade como se faz com a rosa, a videira, a goiabeira e algumas outras plantas frutíferas.

Algumas dicas legais do Jardineiro Amador

Por certo, muitas pessoas têm interesse de cultivar mirtilo, blueberry ou arándano. Assim também, têm curiosidades sobre esta deliciosa fruta e incrível planta.

A fim de estimular produtores, as estações da EPAGRI em vários Estados brasileiros, tem técnicos bem preparados para o fim de orientar quem deseja, por exemplo, fazer um cultivo em escala dessa maravilhosa planta.

Finalmente, uma dica do Jardineiro Amador: lembre-se que os pássaros, assim como as pessoas adoram essas frutinhas. Então, assim que os frutos amadurecerem, é provável que você tenha concorrência que de tão rápido, voa! Os passarinhos!

A fim de evitar que você não tenha colheita, na época da frutificação, você pode cobrir, sempre com muito cuidado, o pé de mirtilo, blueberry ou arándano com um tule fino, ou com uma tela mosquiteiro, que feche ao pé do vaso com um elástico de costura, o qual pode ser removido para a colheita dos frutos maduros e recolocado em seguida. Mas não esqueça de retirar essa cobertura à noite se seu pé seguir produzindo flores, para que os morcegos vegetarianos possam fazer a polinização. Cuide sempre para não machucar as flores e os frutos.

Temos um vídeo bem legal ensinando a plantar mirtilo, blueberry ou arándano em vasos. Assista.

4 COMENTÁRIOS

    • Valkiria, obrigado pelo seu comentário. Podem ser muitos fatores. Entre eles excesso ou falta de água ou luminosidade. Pode ser algum parasita ou falta de polinização.Se estiver plantado em vaso, pode ser o tamanho do vaso. Ou falta de adubações. Use o bokashi milagroso e o substrato fertilizante 6 em 1 do jardineiro amador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

138,267FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
308SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares