Como plantar goiabas em sua casa

Muitas pessoas querem saber como plantar goiabas em sua casa. Antes de mais nada já vamos dando a primeira dica: é muito fácil e como resultado você vai ter frutas saudáveis e muito saborosas no seu pomar.

A maneira mais fácil e rápida para plantar goiabas

As goiabeiras são frutíferas muito resistentes que em princípio, se adaptam bem a vários tipos de clima. No entanto, com toda a certeza, existem alguns cuidados que precisam se observados.

Em primeiro lugar, quando for plantar goiabas em sua casa ou jardim, você precisa decidir sobre a forma de escolha das mudas. Em outras palavras, antes de tudo precisa saber se você vai produzir as próprias mudas, ou se vai comprar mudas prontas.

Abaixo vamos mostrar formas de produção de mudas, dentro do conceito “faça você mesmo” (em inglês do it yourselff , ou simplesmente diy.

Com toda a certeza, comprar mudas prontas é a maneira mais fácil e rápida para plantar goiabas em casa.

A escolha das mudas para plantar goiabas em sua casa

Quando você decidir plantar goiabas em casa plantando mudas compradas prontas, com toda a certeza deve tomar alguns cuidados. Um desses cuidados é escolher um bom fornecedor de mudas, de tal sorte que você possa ter acesso a plantas saudáveis e produzidas com critérios.

É provável que você encontre boas mudas de goiaba prontas em floras, floriculturas e mesmo em casas agropecuárias.

Ao saber como plantar goiabas em sua casa é provável que você vá se interessar por pequenos detalhes, mas que são muito importantes para se ter como resultado, plantas e frutas saudáveis.

Nem sempre as pessoas encontram mudas perto de onde moram, então é provável que precisem de uma boa indicação de fornecedores confiáveis que façam vendas pela internet. Com toda certeza no Brasil esses produtores de mudas já existem e atuam com a finalidade de suprir a demanda em toda o país.

Com o intuito de dar uma indicação segura e confiável podemos indicar o site Jardim Exótico que de fato é um dos maiores e mais estruturados produtores de mudas do mercado.

A escolha da espécie correta – Como plantar goiabas em sua casa

Quando você decidir plantar goiabas, vai precisar saber qual a espécie que vai plantar, com a finalidade de fazer escolhas certas.

Existem dezenas, ou mesmo centenas de espécies de goiabas que produzem frutos de cores, gostos e tamanhos diferentes. Só para exemplificar, você sabia que existe goiaba vermelha (que na verdade é rosada), branca e até a roxa (ou vinho)?

Pois é! Então para saber como plantar goiabas em casa, antes de tudo você precisa conhecer um pouco do que quer plantar, não é mesmo?

Então, quando form comprar uma muda pronta, certifique-se junto ao fornecedor desses detalhes com a finalidade de ter uma fruta que seja do seu agrado.

substrato fertilizante 6 em 1
substrato fertilizante 6 em 1

A saúde da muda da goiabeira: observe os pequenos detalhes na saúde da planta

Quando for comprar uma muda pronta, como dito, você deve escolher um fornecedor confiável, pois desse modo é provável que ele tome todos os cuidados com a saúde da planta.

Observe se a planta está bem formada, se não tem ramos quebrados ou secos. De maneira idêntica, analise a saúde das folhas com o intuito de perceber se elas não estão enrugadas, enroladas ou com muitas manchas escuras como se fosse partes secas ou queimadas. Esses sinais, de fato, podem revelar doenças que tendem a prejudicar o bom desenvolvimento do seu pé de goiaba.

Outro detalhe muito importante é observar o enraizamento da muda, de tal forma que quanto melhor enraizada estiver, mais probabilidade de se desenvolver bem.

De maneira idêntica, compre mudas que já estejam acondicionadas em recipientes de modo a serem o projeto em miniatura da árvore que irão se transformar quando adultas.

Outra dica muito legal, é perceber se a muda já tem flores e mesmo frutos, pois dessa forma, você terá uma evidência de ser uma planta fértil.

Broto de goiaba na goiabeira
Broto de goiaba na goiabeira

Comprei minha muda de goiabeira: e agora?

No momento em que você saber como plantar goiabas em sua casa você terá que tomar algumas decisões importantes.

Finalmente agora que você tem a sua muda de goiaba, é hora de fazer o plantio. Só para ilustrar, você pode plantar sua goiabeira direto na terra assim como pode plantar goiaba em vaso.

Então, com o intuito de ter uma goiabeira saudável que produza muitos frutos, você terá que tomar alguns cuidados ao plantar. Em outras palavras: terá que planejar o que vai fazer.

Em virtude da natureza dessa fruta, ela precisa de boa iluminação, ou em outras palavras, precisa de luz solar direta por pelo menos algumas horas do dia. Então a escolha do lugar para plantar seu pé de goiaba deve ser estratégica, pois dessa maneira, você atenderá as necessidades básicas para a saúde da planta.

Outro detalhe muito importante é a natureza do solo. Do mesmo modo que a luminosidade, as goiabeiras precisam de um solo rico em compostos orgânicos. E, já no plantio da muda, de uma boa adubação.

Outras formas de fazer mudas de goiaba – plantando sementes

Antes de mais nada, você precisa saber que quando for plantar goiabas por semente, terá que ter bastante paciência, já que é um processo mais lento e demorado.

Mas, com toda a certeza, é possível fazer as sementes germinares e produzirem mudas.

Entretanto, o passo a passo tem mais detalhes. Deixe as sementes secar ao sol por dois ou três dias. Posteriormente, pegue uma porção de aproximadamente 20 cm terra bem fina (de preferência peneirada) e monte uma sementeira. Pode ser num caneteiro, numa caixa ou outro recipiente. Se preferir pode semear diretamente num vaso, num copo plástico ou numa lata.

Coloque as sementes e cubra com cerca de 0,5 cm de terra a fim de evitar que os pássaros e insetos ataquem a sementeira. Deixe a sombra e regue levemente. Pode usar um enraizador pulverizado na terra. Aguarde brotar.

Posteriormente, quando as mudas estiverem com cerca de 0,50 cm de altura, transplante para o local definitivo, observando de maneira idêntica, todos os cuidados referidos adiante.

Outas formas de plantar goiabas – fazendo alporquia de goiabeiras

Surpreendentemente, as goiabeiras são uma das frutíferas mais fáceis de se reproduzirem por alporquia.

Antes de mais nada, é preciso saber que fazer alporque de goiabeiras é muito fácil, rápido e eficiente.

Como resultado, você terá uma muda que será um verdadeiro clone da planta mãe. Portanto, escolha uma goiabeira que tenha boa produção de frutos e seja muito saudável para fazer o seu alporque.

Em outras palavras: em curto espaço de tempo, você poderá ter seu pé de goiaba produzindo em sua casa e jardim se usar o método de fazer alporque.

É provável que você tenha a impressão que é um método muito difícil e complicado, Em princípio, parece ser. Mas não é!

A partir de um galho de uma goiabeira adulta, você estimula a formação de uma muda, que surpreendentemente, já pode produzir frutos de imediato.

Melhor do que ensinar por um texto, é mostrar o passo a passo para fazer alporquia de goiabas através de um vídeo. Clique no link e assista.

O processo de produção de mudas de frutíferas por alporquia pode ser feito em várias espécies de frutas, como cítricas (laranja, limão) e muitas outras, como acerola, pitanga, figo, etc.

Plantando a muda de goiabeira no solo

Logo depois de escolher um bom local e saber como plantar goiabas em sua casa, é chegada a hora de fazer o plantio propriamente dito .

Faça um buraco de 0,50 cm X 0,50 cm X 0,50 cm assim sendo sua muda terá bastante espaço para produzir as primeiras raízes e se desenvolver. Mantenha distância de pelo menos três metros de outras árvores pois dessa maneira você vai permitir que sua muda não fique na sombra.

Em seguida, se for necessário, acrescente terra orgânica bem solta e fofa. Coloque a muda no lugar e preencha a cova, firmando bem o torrão com o fim de que a planta fique bem firme.

Neste momento para que a planta já receba a nutrição correta, você pode usar uma adubação especial. Sugerimos que use o bokashi milagroso do Jardineiro Amador que é um composto fertilizante orgânico muito potente, que contém micronutrientes com o propósito de recompor e estimular a saúde do solo. Pode aplicar cerca de 300 gramas no ato do plantio.

De maneira idêntica, pode utilizar o substrato fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador que também é um adubo orgânico que traz como resultado florações e frutificações abundantes na horta, pomar e jardim.

Esses e outros produtos para sua casa e jardim, você encontra na Loja do Jardineiro Amador.

substrato fertilizante 6 em 1
substrato fertilizante 6 em 1

Como plantar goiabas em casa usando vasos

Algumas espécies de goiabeiras ao mesmo tempo, podem ser plantadas em vasos. Mas, de maneira idêntica, também precisam de planejamento para em seguida crescerem com saúde e produzirem frutos.

O primeiro cuidado neste sentido, é escolher o tamanho do vaso no momento em que for plantar. Inegavelmente o vaso precisa ser grande de tal sorte que a planta possa desenvolver bem suas raízes.

O tamanho mínimo ideal é de 100 litros.

Aqui uma dica muito especial: antes de mais nada, você precisa saber que existem espécies de goiabas que são especiais para serem plantadas em vasos. São plantas que por natureza formam árvores pequenas, ou que são geneticamente modificadas para serem produzidas em locais que ocupem pouco espaço, como os vasos, por exemplo.

Só para ilustrar, podemos citar como uma espécie ideal para vasos a goiaba tailandesa gigante que quando bem cultivada é provável que produza frutos com mais de 1 kg. Dá para acreditar?

Em seguida, os mesmos cuidados citados anteriormente devem ser observados. Em resumo: local iluminado, terra adubada, uso dos substratos fertilizantes.

Aqui no Blog do Jardineiro Amador, temos um post ensinando a plantar goiaba em vaso.

Goiaba plantada em vaso
Goiaba plantada em vaso

Como fazer a manutenção das goiabeiras?

Como dito, as goiabeira são muito rústicas e resistentes. Entretanto, logo depois que são plantadas, precisam de alguns cuidados.

Em primeiro lugar, com o fim de permanecerem saudáveis, você deve fazer regas levas mas frequentes, nos primeiros dias após plantar. Pode pulverizar as folhas, durante os 3 primeiros meses, de 15 X 15 dias, com um bom enraizador com o propósito de estimular a formação de uma boa estrutura radicular. Se quiser, use o enraizador concentrado do Jardineiro Amador .

Em segundo lugar, anualmente você pode fazer podas de insolação em sua goiabeira. Essa poda consiste na retirada de alguns galhos do centro da planta, para permitir que o sol atinja a integralidade da árvore, evitando que ela faça sombra para si própria. A época ideal é no meio da primavera, nos meses de outubro e novembro.

Em terceiro lugar, você deve fazer adubações e coroamento constantes dos seus pés de goiaba. O ideal é que a cada mês você faça o coroamento, que é uma limpeza superficial do solo ao entorno do tronco. Neste momento, você também pode renovar as adubações com o bokashi milagroso do Jardineiro Amador e com o substrato fertilizante 6 em 1 do jardineiro amador, usando uma quantidade de 300 gramas de cada um por pé.

Também não esqueça das regas regulares, principalmente das goiabeiras plantadas em vaso. Sempre sem encharcar.

De qualquer forma, em nosso canal no YouTube temos vários vídeos com muitas informações sobre como plantar goiabas em sua casa .

Cuidados para estimular a produção de frutos saudáveis

Ao mesmo tempo em que você vai saber como plantar goiabas em sua casa , precisa estar ciente que os frutos da goiabeira são muito sensíveis ao ataque de moscas da fruta, moscas brancas e moscas do chifre.

Dessa maneira, se não houver um cuidado preventivo, seu pé de goiaba vai dar frutos, mas assim que ficarem maduros, ficarão bichados e apodrecidos. Frustração na certa.

Essas moscas colocam seus ovos sobre os frutos quando estão em formação. As larvas penetram na casca e se alojam na polpa, apodrecendo as goiabas.

Para combater a podridão causada pelas moscas nas goiabas é preciso evitar que os insetos ataquem os frutos.

E como se faz isso? Uma maneira totalmente orgânica e natural foi desenvolvida pela industria alemã Neudorff que desenvolveu uma armadilha para a moscas das frutas que é muito eficiente e funciona de modo surpreendente. E o que é melhor, não é nociva à abelhas e zangões, atraindo somente moscas.

Ela atraí as moscas que ao invés de colocarem seus ovos nas goiabinhas, colocam num recipiente para onde são atraídas.

Resultado? Frutas saudáveis ! E mais, se bem cuidada, a sua goiabeira pode produzir quase que o ano todo.

Como plantar goiabas em sua casa. Nesta foto você pode ver flores de goiabeira
Foto: Jardineiro Amador

Como evitar o ataque de pássaros às goiabas maduras?

Alguns concorrentes que sempre vão chegar antes de você nas suas goiabas maduras. São os pássaros. Em suma é muito legal que eles se alimentem das frutas da natureza, não é mesmo?

Mas, do mesmo modo, é justo que você que plantou, cuidou e se interessou para como plantar goiabas em sua casa também faça sua colheita.

Então, em contrapartida dá sim para proteger os frutos do ataque dos pássaros. Um método bem bacana é usar pequenos saquinhos, feitos de TNT muito fino, que podem ser colocados e amarrados sobre os frutos quando eles já estiverem em bom tamanho, mas ainda verdolengos.

Então, é legal você conhecer os saquinhos para proteger frutas do Jardineiro Amador, que podem ser comprados no nosso site.

Eles servem para outros tipos de frutas, também, como por exemplo: figos, mamão papaia, caqui, ameixas, carambola, pêssegos e muitas outras.

E antes que alguém reclame, você pode deixar algumas frutas sem os saquinhos. E assim, permitir que os passarinhos também se alimentem e curtam um pouco os frutos da natureza.

Goiaba com saquinho
Goiaba com saquinho

As doenças mais comuns nas goiabeiras

Por fim, vamos falar em prevenção das doenças mais comuns nas goiabeiras. E para não complicar muito, vamos falar de uma delas, que tem um nome bem complicado: psilídio da goiabeira.

Ela atinge toda a planta. É bem fácil de identificar, pois é uma praga que faz com que as folhas do pé de goiaba fiquem todas curvadas e com aspecto de queimadas.

Se essa doença não for tratada a tempo, pode e vai afetar a produção dos frutos, fazendo com a produção caia ou mesmo fiquem doentes, com manchas pretas e apodrecimento.

Essa praga é causada por um inseto que sugam a seiva produzidas nas bordas das folhas saudáveis.

Muitas vezes o controle dessa praga é feita por outros insetos, como por exemplo as joaninhas. Mas as vezes a infestação causa severos danos.

Óleo de Neem
Óleo de Neem

Então é necessário o uso de inseticidas, de tal sorte que devem ser usados os menos nocivos ao meio ambiente. Só para ilustrar, indicamos a pulverização preventiva de óleo de neem puro do Jardineiro Amador junto com calda bordalesa do Jardineiro Amador.

Goiaba e calda bordalesa do jardineiro amador
Goiaba e calda bordalesa do jardineiro amador

Onde encontrar mais informações sobre como plantar goiabas em casa

Certamente ainda ficaram dúvidas sobre a cultura dessa maravilhosa fruta que é a goiaba. Que, ademais, é uma das preferidas do brasileiro, sendo muito usada para consumo in natura como para fazer doces como a goiabada, geleias, sorvetes e sucos maravilhosos.

A goiaba é muito nutritiva e possuí altos índices de vitamina C. Por isso, uma goiaba quase equivale a uma refeição.

Ao mesmo tempo, há quem diga que quem não comeu uma goiaba colhida do próprio pé, não teve infância.

Outrossim, muitas pessoas que tiveram essa experiência na infância, querem revivê-la na fase adulta. Eventualmente, que não pode ter essa alegria, gostaria de plantar seu próprio pé de goiaba em casa.

Da mesma forma, muitas pessoas que moram em espaços pequenos, agora sabem que podem plantar suas goiabeiras, ainda que seja num vaso.

Por isso, quanto mais informações melhor. Então vamos dar uma dica de um site bem legal, que tem muitos artigos para ajudar quem quer saber como plantar goiabas em sua casa.

É um site com muito conteúdo com o nome de mundo ecologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

126,172FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
210SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares