Início Flores e Plantas Como plantar gerânios pendentes corretamente

Como plantar gerânios pendentes corretamente

Neste post, o Jardineiro Amador vai dar dicas muito legais de como plantar gerânios pendentes corretamente, com o fim de ajudar você enfeitar a sua casa e jardim.

Em primeiro lugar, é importante saber que existem muitas espécies de gerânios. Só para ilustrar, essa linda planta pode ser encontrada na forma arbustiva como também pendente.

Assim também, pode ter vários tamanhos como os chamados gerânios simples e os dobrados que de fato são gerânios que fornecem flores maiores.

Do mesmo modo, as cores das flores podem variar indo desde o branco até o rosa, vermelho vivo, lilás e vinho. Outrossim, existem gerânios com as flores com cores mescladas, que são de rara beleza.

As floradas ocorrem em cachos, com o formato de coração.

É por isso que é considerada uma das flores mais admiradas da natureza.

Portanto, antes de plantar seu(s) vaso(s) é muito legal você escolher a espécie que deseja.

Close de um gerânio pendente
gerânio-pendente-cor-vermelha foto: Jardineiro Amador

Escolhendo o tipo de vaso ou cantoneira para plantar gerânios

Antes de mais nada, quando você optar por plantar gerânios pendentes, precisa escolher o(s) tipo(s) de vaso(s) onde irá fazer o plantio.

Certamente você deve estar ciente, que essas plantas, apesar de bastante comuns, são um pouco sensíveis. Assim sendo, o(s) tipo(s) de vaso(s) vão ter influência na saúde da planta, bem como na produção de flores.

Com a finalidade de ter plantas sempre saudáveis, com vida longa e com muitas flores, escolha vasos de cerâmica, de barro ou mesmo de cimento ou concreto.

A princípio evite vaso(s) de plástico, posto que esse material geralmente tem espessura muito final, o que permite a passagem de calor, que aquece a terra de modo a criar um ambiente propício para umidade que por sua vez, atraí fungos e podridão das raízes.

Com toda a certeza, quando se tratar de saber como plantar gerânios pendentes corretamente esses cuidados são essenciais. Daí que procure vasos que possam ser fixados em paredes e que tenham boa profundidade (pelo menos 20 centímetros). Igualmente, esse deve ser o tamanho da profundidade se o plantio se der em cantoneiras.

Embora sejam flores muito decorativas, conforme a sua natureza, os gerânios não gostam de ambientes fechados.

Contudo, podem ser plantados em sacadas e varandas.

Escolha das mudas – como plantar gerânios pendentes corretamente

Com a finalidade de ter plantas saudáveis e que produzam muitas flores, você pode comprar mudas de gerânios pendentes prontas.

Antes de tudo, busque um local de confiança, como uma flora ou floricultura.

Com o fim de atender ao seu gosto, procure mudas nas quais já possam ser identificadas o tamanho e as cores das flores.

Neste sentido, observe também se as mudas estão saudáveis, com as folhas bem verdes. Mudas com folhas amarelas são sinais da presença de algum fungo ou ácaro, o que pode ser um problema para o desenvolvimento da planta.

De maneira idêntica, tenha certeza se as mudas são realmente de gerânios pendentes. É bastante fácil de identificar, pois essas plantas, mesmo quando pequenas, são muito ramificadas e tem suas hastes mais finas e flexíveis que os gerânios arbustivos.

Se você já tiver alguma experiência, pode produzir as sua próprias mudas. Vamos falar disso, mais adiante, quando formos comentar as podas dos gerânios pendentes.

Como preparar os vasos para plantar gerânios

Em primeiro lugar é preciso saber que gerânios precisam de terra muito rica em compostos orgânicos.

Com toda a certeza esse é um dos principais cuidados que você deve ter ao preparar seus vasos.

Essas plantas também precisam de uma boa base de nutrientes, assim sendo, recomendamos com toda a segurança e confiança, que você prepare a terra para o plantio usando o bokashi milagroso do Jardineiro Amador, que é um adubo fertilizante que tem mais de 100 microrganismos que ajudam a enriquecer o solo com todas os componentes necessários ao bom desenvolvimento da planta.

Com a finalidade de dar ao(s) vaso(s) ou cantoneira uma excelente drenagem, coloque pedras no fundo. Só para ilustrar, você pode fazer uma camada de 2,0 cm de pedra brita.

Para que a terra se mantenha sempre na umidade correta, você pode colocar no entorno de cada vaso ou cantoneira, um manta de feltro. Se não tiver feltro pode ser qualquer outro pano felpudo ou mesmo malha de moletom.

Lindo Gerânio rosa em vaso
lindo-geranio-pendente-em-vaso foto: Jardineiro Amador

Quantidade de mudas por vaso – distância entre as plantas

Certamente, quando mais cheio os vasos ou cantoneiras, maior vai ser o efeito paisagístico que você vai alcançar.

Entretanto, você deve tomar o cuidado para não colocar mudas de mais, nem de menos, no(s) vaso(s) ou na cantoneira.

Se colocar mudas demais, uma vai impedir o regular desenvolvimento da outra. Como resultado, as plantas não vão crescer nem florescer de modo saudável.

Do mesmo modo, você não deve colocar as mudas raleadas, de tal forma que o(s) vaso(s) e a cantoneira ficam muito mirrados.

O ideal é ter até três mudas por vasos de tamanho médio (30 centímetros de boca). E nas cantoneiras, uma muda a cada 15 centímetros de distância uma da outra. Se der para fazer filas, manter uma distância de 15 centímetros em as fileiras.

Escolha do local para cultivar gerânios

Um dos segredos de como plantar gerânios pendentes corretamente é a escolha do local para o plantio.

Como referido, essa flores preferem locais abertos e protegidos dos ventos fortes.

Assim sendo, gerânios gostam e precisam de excelente luminosidade. Ou seja, precisam pegar a luz solar, de preferência de forma direta, por pelo menos algumas horas do dia.

O razoável é que essa insolação seja de pelo menos 6 horas diárias.

Como resultado, as plantas vão se desenvolver rapidamente e de forma saudável.

Por isso, evite locais sombreados e com excesso de umidade, já que a umidade, reforçamos, atraí muitos fungos e ácaros que atacam os gerânios.

Para plantar gerânios pendentes o ideal são vasos de parede, como os da foto que abre esse post; ou em cantoneiras em sacadas e varandas.

Gerânios pendentes não gostam de mudanças frequentes de lugar. Com efeito, eles se desenvolvem sempre voltados para o sol. Portanto, a escolha do local onde for plantar deve ser definitivo e feita de forma muito criteriosa e cuidadosa.

Regas e limpezas frequentes estimulam floradas e a longevidade das plantas

Com o fim de dar vida longa as seus pés de gerânios pendentes, alguns cuidados são muito importantes.

Com o propósito de que as suas plantas se mantenham por bastante tempo, faça limpezas constantes das folhas e flores secas.

Assim sendo, com toda a certeza a retirada das flores secas estimula a produção de novas floradas.

No momento em que efetuar a limpeza, tenha o cuidado de levar os restos para bem longe do(s) vaso(s) ou cantoneira a fim de que não atraiam fungos, ácaro e insetos para suas plantas.

Saber como plantar gerânios pendentes corretamente envolve também, alguma técnica com as regas, sobretudo para que elas tenham frequência de pelo menos duas vezes por semana desde que o(s) vaso(s) ou cantoneira nunca fiquem encharcados.

Como resultado, seus pés de gerânios podem durar muito tempo, não sendo raro terem longevidade de dois ou três anos – e até mais.

Gerânios pendentes em vaso
Como-plantar-gerânios-pendente-em-vasos foto: Jardineiro Amador

Qual o clima mais saudável para plantar gerânios?

Os gerânios gostam de clima temperado e podem ser sensíveis ao frio intenso, como geadas fortes.

Também não gostam muito de ventos e de serem cultivados muito próximos ao mar, pois o salitre vindo com os ventos marinhos pode queimar suas folhas e flores.

Por isso, se você mora em regiões altas ou onde neva, deve ter o cuidado de proteger suas plantas durante os períodos de frio intenso. Existem mantas especiais para isso, que você pode comprar em agropecuárias.

Podas e adubações

De maneira idêntica, os gerânios pendentes precisam de adubações constantes com a finalidade de se manterem saudáveis e produzindo flores continuamente.

Muitas pessoas perguntam se é possível que o gerânio produza flores o ano todo?

Sim, é possível, desde que bem cuidado e com boas adubações!

Com o intuído de manter a terra com os nutrientes necessários à saúde e fortalecimento da planta, assim também para que produza floradas contínuas, indicamos o substrato fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador. É um poderoso adubo totalmente natural que deve ser usado uma vez ao mês, na dose de uma colher de sopa rasa colocada em cada pé.

Substrato-Fertilizante-6-em-1

Da mesma forma, as podas anuais ou mesmo semestrais são essenciais para a saúde e formatação das plantas.

Gerânios podem ser plantados o ano todo. Mas, se desenvolvem melhor entre a primavera o fim do outono. Desse modo, é provável que na estação fria, a planta entre em dormência.

Então essa é a melhor época para efetuar as podas. Sobre poda de plantas, temos um post bem legal aqui no Blog do Jardineiro Amador.

Como fazer mudas de gerânios pendentes

Para quem já domina a técnica da jardinagem, é possível fazer mudas de gerânios pendentes através de sementes. Contudo, isso exige um conhecimento bem avançado. Com efeito, não é nada fácil.

O método mais rápido e eficiente de se fazer mudas de gerânios pendentes, então, é por estaquia.

Ou seja: plantar galhos retirados de plantas adultas.

Aproveite as pontas dos galhos podados com a finalidade de fazer novas mudas.

Escolha galhos saudáveis e os corte com uma tesoura bem afiada no tamanho de 20 a 30 centímetros.

Limpe as folhas da base desses galhos. Se puder, coloque esta haste num recipiente com um enraizador (pode ser um enraizador natural) por cerca de no máximo dois dias.

Após, prepare um recipiente com terra orgânica bem adubada. Pode ser um saco plástico, uma lata, ou vasinhos especiais para fazer mudas. Não esqueça que precisam ser furados para saída d’água.

Enfie cerca de 10 centímetros da haste que permaneceu no enraizador na terra do recipiente.

Firme bem, apalpando ao redor para que se mova o mínimo possível. Se puder, use uma estaca de madeira ou bambu e amarre ao ramo plantado para que não fique bambo. Use um barbante de fio tecido.

Deixe em local protegido do sol e do vento até que surjam novos brotos.

Assim que ocorrer a brotação a muda estará totalmente pronta para ser plantada.

Como combater as pragas nos pés de gerânios

Ao mesmo tempo em que os pés de gerânios enfeitam a sua casa e jardim, é importante saber que essas plantas podem sofrer ataque de pragas.

As mais comuns são os fungos e os ácaros. Outra praga muito comum nos gerânios é a presença de pulgões e cochonilhas.

Da mesma forma é bastante corriqueiro acontecer o ataque das chamadas cochonilhas da terra.

Por consequência você pode ter uma decepção ao ver sua planta com galhos e folhas secas ou manchadas, apodrecidas ou mesmo morrer.

O melhor caminho é seguir as dicas deste post.

Se você perceber a doença, é hora e intervir imediatamente. Para cada doença, existe um remédio. Mas você pode agir preventivamente. Com o fim de evitar o adoecimento dos seus gerânios, você pode usar dois produtos uma vez ao mês. É a calda bordalesa do Jardineiro Amador e/ou o óleo de neem do Jardineiro Amador.

calda bordalesa

Esses produtos geralmente servem para um grande número de doenças. Podem ser usados isoladamente ou em conjunto. Para aplicar use um pulverizador e faça a aplicação sempre nas doses indicadas nas embalagens e ao entardecer em dias secos.

pulverizador

Já para evitar o ataque das cochonilhas da terra, é muito legal você colocar em cada vaso 4 bolinhas de naftalina. Funciona maravilhosamente bem!

A loja do Jardineiro Amador

O Jardineiro Amador começou como um hobby com a postagem de vídeos sobre horta, pomar e jardim no nosso canal do YouTube.

Com o tempo começamos a ter bastante adesão de um público muito fiel e interativo.

Com efeito, surgiu uma grande curiosidade sobre os insumos que usávamos, que são basicamente de quatro gêneros: substratos fertilizantes (que são adubos naturais), substratos para plantar, inseticidas naturais e orgânicos e produtos (tais como: vasos, aventais, ferramentas, canteiros, cachepôs, etc.).

Como resultado, resolvemos colocar um site onde está instalada a Loja do Jardineiro Amador, onde você encontra todos esses insumos e produtos para usar na sua horta, pomar e jardim.

Queremos fazer um convite para que você conheça a nossa loja. Para acessar, CLIQUE AQUI!

Finalmente, em nosso canal no Youtube, temos vários vídeos bem legais ensinando o passo a passo de como plantar gerânios pendentes corretamente. Escolhemos um para que você si divirta. Assista!

Como plantar gerânio pendente em vasos e como fazer mudas

Sobre nós

Informações, dicas de técnicas e equipamentos sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

109,929FãsCurtir
46,106SeguidoresSeguir
109SeguidoresSeguir
280,000InscritosInscrever