Como fazer um pomar com variedades de frutas

Todo mundo pode aprender como fazer um pomar com variedades de frutas.

Afinal, cada dia mais e mais pessoas buscam ter uma vida com alimentos orgânicos e saudáveis e mesmo uma dieta vegana ou vegetariana que incluí frutas orgânicas.

Ademais, não há nada que dê mais prazer do que colher e consumir uma fruta orgânica e fresca diretamente do pé.

Ou seja, segundo um ditado muito antigo, “quem não colheu jaboticaba diretamente do pé quando criança, não teve infância.”

A vida atribulada de muitas pessoas, pode ser amenizada com medidas simples que permitam a retomada do convívio com a natureza, mesmo em espaços pequenos como apartamentos, por exemplo

Conforme veremos no conteúdo deste post do Jardineiro Amador é muito fácil fazer um pomar em vasos ou canteiros com frutíferas orgânicas. E para que isso aconteça, não é necessário ser especialista no assunto.

Às vezes, por exemplo, nós deixamos de fazer alguma coisa da qual gostamos muito por força de uma simples dificuldade: o medo de começar. 

Para você ter ideias bem legais sobre como plantar frutas, no Canal do Jardineiro Amador no YouTube, temos vários vídeos bem legais sobre esse assunto.

Compre o Kit Maravilhoso para Jardinagem do Jardineiro Amador na nossa Loja Online com artigos de jardinagem ou pelo WhatsApp e tenha tudo o que você precisa para dar os primeiros passos no seu pomar em casa, pomar em vasos ou pomar orgânico.

Kit Maravilhoso do Jardineiro Amador
Tudo o que você precisa para praticar jardinagem amadora

Escolha suas frutas pelo gosto ou tamanhoComo fazer um pomar com variedades de frutas

Logo depois de tomar a decisão de montar um pomar, é hora de começar.

Gosto muito de um livro de um grande publicitário, chamado Júlio Ribeiro escrito com o propósito motivacional.

Em resumo ele diz nesse livro que tem o nome de “Fazer Acontecer”, que quando temos um projeto, “devemos fazer um pouco a cada dia e todo dia um pouco”.

Da mesma forma, ensina que “enquanto não der para fazer as coisas grandes, devemos focar em fazer as coisas pequenas” o que por certo é uma grande verdade.

Neste sentido, então você pode começar fazendo uma lista das frutas que mais gosta.

Só para exemplificar, pode escolher frutas cujos pés são de pequeno porte como fisalis, morango, mirtilo, abacaxi ou mesmo amorinhas e framboesa e montar um pomar em vasos.

Da mesma forma, se preferir, pode escolher frutas cujas árvores seja de porte médio como por exemplo o caju, o romã, a pitanga, a acerola, a fruta do conde, maçã, mamão, pera, algumas espécies de cítricos, e o figo.

Assim também, pode escolher árvores de grande porte, como a manga, a jaca, a carambola, algumas espécies de coqueiros e abacateiro.

De maneira idêntica, pode escolher frutas que são trepadeiras, como as uvas, o maracujá e o kiwi.  

As variações sobre o mesmo temaComo fazer um pomar com variedades de frutas

Fazer um pomar orgânico em sua casa ou jardim pode ser comparado a escolher um repertório de música para ouvir nas horas de folga.

Em outras palavras, existem milhares de estilos musicais, que vão do rock ao samba, do clássico ao funk, do lírico ao popular.

Talvez provavelmente você goste de todos, ou de acordo com seu gosto, mais de um destes estilos.

Mas por certo, dentro deles próprios existem muitas variações. Só para ilustrar se ficarmos no quesito samba, temos o samba canção, o samba de roda, o samba enredo, o samba de raiz, o pagode, o partido alto e por aí vai.

Com toda a certeza essa também é uma realidade quando falamos em gosto pelas frutas orgânicas e nas escolhas que podemos fazer quando estamos estudando como fazer um pomar com variedades de frutas.

De acordo com seu gosto você pode resolver plantar somente laranjas. Ou cultivar variedades diferentes de uvas, ou de bananas.

Desde que seus gostos estejam sendo atendidos, está valendo as suas escolhas. Mas o importante é prestar bem atenção em todas as opções, antes de começar a montar o seu pomar orgânico em canteiros ou seu pomar orgânico em vasos.

O espaço – como fazer um pomar com variedades de frutas

Em seguida, depois de definir os seus gostos e escolher as frutas que estejam sintonizadas com eles, é hora de analisar o espaço disponível para montar seu pomar orgânico.

Da mesma forma, se você tiver a seu dispor um espaço grande, como uma fazenda, um sítio ou uma chácara é provável que não tenha muitas dificuldades de plantar várias espécies de frutas independentemente do tamanho dos pés.

Em contrapartida, se seu quintal é de porte médio, então as escolhas precisam ser melhor planejadas e previamente analisadas com maior cuidado.

De maneira idêntica, se seu espaço é pequeno, como uma varanda de apartamento os detalhes precisam ser ainda mais observados.

Seja como for, o mais importante é que em qualquer destes cenários é possível se montar um pomar orgânico que coloque frutas orgânicas frescas e muita alegria na vida de todos nós.

Espaço é diferente de espaçamento, sobre o que vamos falar mais adiante.

Para cada tipo de fruta há um local ideal

Para que seu pomar orgânico vingue, tome alguns cuidados antes da sua implantação.

Tenha sucesso e evite decepções.

Escolha as frutíferas orgânicas que mais lhe agrada(m) e tenha um espaço físico para que elas se desenvolvam

Passe então a se preocupar com um dos detalhes mais importantes no momento que você partir para ação, ou seja, na hora de plantar.

Com efeito, cada planta tem suas características próprias. Com as frutíferas não é diferente.

Desse modo, algumas frutas gostam de solo neutro; outras frutíferas de solo ácido. Por certo umas preferem sol pleno, enquanto outras necessitam de boa luminosidade sem incidência direta do sol.

Por exemplo, tem árvores frutíferas que precisam de regas constantes e frequentes, enquanto outras, ao contrário, não carecem de tantas regas.

Tenha o equipamento certo para fazer regas no seu pomar orgânico. Compre o Kit Regas do Jardineiro Amador na nossa Loja Online com artigos de jardinagem ou pelo WhatsApp

Kit Regas do Jardineiro Amador
Ferramentas de jardinagem para usar na horta, pomar e jardim

Do mesmo modo tem frutas trepadeiras, que por causa da sua natureza precisam de uma estrutura para se alastrar, como uma pérgola, uma treliça, uma parreira, uma cerca, um aramado ou um caramanchão.

Seja como for, você vai ter que saber um pouco sobre cada uma das características do pé de fruta antes de iniciar o plantio do seu pomar, para o fim de encontrar o local ideal para cada espécie eleita.

Imagem de acerolas verdes e maduras ainda na árvore
Imagem de acerolas verdes e maduras ainda na árvore

Faça Podas Nas Frutíferas ORGÂNICAS

Sob o mesmo ponto de vista, algumas frutíferas orgânicas precisam de podas radicais anuais, pois dessa maneira se desenvolvem melhor como por exemplo: uva, maçã, pera, figo.

Porém outras são sensíveis e não devem ser podadas.

Entretanto, algumas precisam de podas de insolação após as frutificiações. A saber esse tipo de poda consiste na retirada de galhos internos e fratos das frutíferas para que as plantas apanhem sol. Só para exemplificar, é o caso da pitanga, acerola, jabutica etc.

Compre Kit Podas do Jardineiro Amador na nossa Loja Online com artigos de jardinagem ou pelo WhatsApp com todos os equipamentos necessários para fazer podas corretas no seu pomar orgânico ou no pomar em vasos.

Kit Podas do Jardineiro Amador
Ferramentas de Jardinagem especiais para fazer podas na horta, pomar e jardim,

Ainda sobre o local – a disposição das árvores frutíferas

A fim de que uma frutífera orgânica não atrapalhe o crescimento da outra, é extremamente necessário se estudar a disposição das plantas no local onde você vai formar seu pomar orgânico ou pomar em vaso.

Sem dúvida esse é um cuidado essencial. Como disse anteriormente cada frutífera tem suas características, tamanhos e necessidades tudo de conformidade com a sua natureza.

Por consequência, para saber como fazer um pomar com variedades de frutas, respeite essas características.

Assim, por exemplo, evite o plantio de uma árvore que será frondosa quando adulta muito próxima de uma que tenha estatura menor. Se isso ocorrer, como resultado a frutífera grande e robusta, fará sombra para o pé de fruta menor que dessa forma não vai se desenvolver bem.

Com toda certeza planeje o seu pomar orgânico e evite frustrações.

PlanTE frutas por meio de sementes

Se acaso você não tiver pressa em montar seu pomar, você faça suas mudas de frutíferas orgânicas por meio de sementes.

Alguma espécies aliás, são facilmente plantadas por meio de semeadura. De fato, como regra geral os frutos existem exatamente para proteger ou propagar uma semente, que uma vez que cumpra a sua missão, atenderá a essência de todo o ser vivo, que é nascer, crescer, se reproduzir e morrer.

Existem frutas que são muito difíceis de serem plantadas por meio de sementes; ou que quando plantadas por meio de sementes demoram muito para se tornarem adultas e produzir frutos.

Só para ilustrar, vale citar o caso do ditado árabe sobre as tamareiras, que diz: “quem planta tâmaras, não colhe tâmaras”.

Ainda assim milhares de pessoas plantam tâmaras, mesmo sabendo da dificuldade que é fazer uma semente brotar e do tempo de espera para que essa linda palmeira dê seus primeiros frutos, o que em média pode levar até 80 anos.   

Comprando mudas prontas – como fazer um pomar com diversas variedades de frutas

Compre mudas prontas com a finalidade de ganhar tempo. É muito mais vantajoso e até econômico, comprar mudas prontas de árvores frutíferas orgânicas.

O Brasil é um dos países com uma das melhores estruturas para fornecimento de mudas saudáveis de frutíferas orgânicas.

Ou seja, somos um país com todas as condições para plantar frutas orgânicas.

Por consequência, existem centenas de floras e fazendas de produção de mudas, já que tem aumentado significativamente a procura por esse tipo de produtos, tanto para produção em larga escala, como por certo para o plantio de pomares orgânicos e pomares domésticos ou pomares em vasos.

Onde comprar mudas de frutíferas

Um dos lugares que o Jardineiro Amador recomenda com o intuito de ajudar você a comprar suas mudas de árvores frutíferas, com segurança e confiança é a Mondini Plantas.

Neste sentido, essa empresa tem uma excelente estrutura e uma enorme variedade de espécies de frutíferas e de outras plantas que são entregues em todo o Brasil com toda a qualidade.

Além do mais, ganhe 15% de descontos em todas as compras de frutíferas e plantas ornamentais. Para isso, use o cupom de descontos: “jardineiroamador“.

Faça uma visita no site para conhecer.

Mondini Plantas
Mondini Plantas – Mudas de qualidade de frutíferas, flores e plantas ornamentais.

De acordo com a sua necessidade e gosto pessoal, opte por comprar mudas de frutas enxertadas, que em outras palavras vão começar a produzir geralmente num espaço de tempo menor, produzindo frutos mais saudáveis e de melhor qualidade.

Do mesmo modo, encontre frutas modificadas geneticamente, como por exemplo, as frutíferas anãs de tal sorte que podem ser plantadas para produzir em vasos.

Mas observe as suas necessidade nutricionais, de rega e iluminação de cada espécie.

Faça as suas próprias mudas de frutas ORGÂNICAS por estaquia

Desde que você detenha um conhecimento mínimo sobre a técnica da estaquia, faça você mesmo mudas de frutíferas orgânicas através de estacas.

De fato essa é uma técnica bastante usada para algumas espécies cuja reprodução seja fácil de acontecer, como por exemplo os pés de figo, as videiras e a pera ferro.

Estaquia é um processo barato, rápido e bastante eficiente de reprodução de árvores frutíferas que por certo será muito útil na montagem do seu pomar orgânico.

Em síntese consiste na retirada de um galho de uma planta adulta, de preferência já produzindo frutos, para a partir desta estaca, formar uma nova árvore.

Em outra palavras, é uma árvore frutífera formada a partir de um galho de uma planta adulta.

Com toda a certeza são necessários alguns cuidados muito especiais que podem fazer toda a diferença no sucesso da produção da sua muda de fruta por estaquia.

Por isso, um destes detalhes é o uso de um bom enraizador.

Se inscreva no nosso canal no YouTube e assista a vários vídeos bem legais ensinando a fazer propagação de frutas por estaquia. Faça uma visita com o propósito de conhecer um pouco mais dessa técnica muito usada e eficiente.

Uva em saquinhos
Uva em saquinhos

FaÇA as suas próprias mudas de frutas ORGÂNICAS por alporquia

É provável que muita gente não conheça essa técnica de propagação de plantas, que de fato tem como resultado o surgimento de uma muda que é um verdadeiro clone da planta mãe.

Em resumo a alporquia é uma técnica para fazer propagação de plantas de todos os tipos e tamanhos, principalmente onde o processo de estaquia não funciona.

Só para ilustrar, crie uma muda geneticamente igual a planta matriz. Então faça um enraizamento de um ramo enquanto ele ainda está ligado à planta mãe.

Siga o passo a passo. A técnica consiste em estimular a produção de raízes, dando a entender para a planta que ela está na terra.

Logo após um período de tempo que varia de planta para planta, quando já aconteceu a formação destas raízes, o ramo é retirado e passa a ter vida própria e autônoma.

Já que você leu até aqui, é provável que tenha interesse de conhecer melhor a técnica de alporquia. Tire suas dúvidas ou incertezas.

Por mais que se tente explicar há um método mais fácil de ensinar, já que somos um veículo de produção de conteúdo de educação ambiental.

Se inscreva e assista aos vídeos no nosso Canal no YouTube onde o Jardineiro Amador ensina o passo a passo de como fazer alporquia de frutíferas orgânicas.

Pegue o gosto e não pare mais.

Então, faça você mesmo as suas mudas de frutíferas por alporquia (diy).

Plante frutas em vasos

Apesar de ter pouco espaço, você ainda sim tem como fazer um pomar com variedades de frutas orgânicas.

Basta você saber que inegavelmente existem inúmeras variedades de frutas que vem muito bem em vasos.

Com efeito, conforme referido, também existem as frutas de pequeno porte e mesmo as de porte médio e grande que se adaptam muito bem em vasos.

E, as frutas modificadas geneticamente para serem cultivadas em vasos e espaços pequenos.

Contudo, é provável que neste ponto você pense que é complicado plantar frutas em vasos. Engano seu.

Siga o passo a passo exposto até aqui, com o fim de respeitar os espaços (tamanho do vaso adequado ao tamanho da planta).

E com efeito, observe o local e faça o plantio de modo a respeitar a insolação, incidência direta ou não de água, e os outros pequenos detalhes.

O tamanho dos vasosComo fazer um pomar com variedades de frutas ORGÂNICAS

Seja como for, os vasos com frutíferas orgânicas têm uma pluralidade e uma versatilidade bastante amplas.

Só para exemplificar, temos um post aqui no Blog do Jardineiro Amador, ensinando a plantar goiabas em vasos. Confira.

Ou seja, mesmo que você tenha espaço de sobra, cultive frutas orgânicas em vasos numa varanda de casa, num jardim de inverno, numa sacada de apartamento ou mesmo em passeios largos, espaços abertos em clubes e em muitos outros lugares.

Ao mesmo tempo, um detalhe muito importante: não esqueça de colocar pedrinhas lavadas de rio ou mesmo de brita (cerca de 5 centímetros) no fundo dos vasos.

Ou seja: faça drenagem dos vasos para o fim de permitir e evitar que a terra fique encharcada.

Plante frutíferas ORGÂNICAS em espaços maiores na casa ou jardim

Por certo se você tiver bastante espaço para fazer seu pomar, por um lado, as coisas ficam bem mais fáceis. Logo após, você terá mais trabalho.

Não se esqueça que um terreno grande, um sítio, uma chácara ou fazenda a princípio exigem muitos cuidados e atenção. Mesmo que você tenha esse espaço ao seu dispor, comece aos poucos e devagar e logo depois de pegar experiência amplie seu plantio.

E síntese: um passo de cada vez. Lembre-se do Júlio Ribeiro.

Logo depois de escolher as suas frutíferas preferidas e o local adequado para plantar cada pé, é hora da plantação.

Em primeiro lugar mantenha distância mínima entre as frutíferas de modo que uma não impeça o bom desenvolvimento das plantas. Mesmo que se trate de um pomar homogêneo de plantas da mesma espécie.

A saber, a distância média ideal entre frutíferas para pomares orgânicos em espaços abertos e amplos é de 5 metros entre uma planta e outra. Num primeiro momento, pode parecer muito, só que com o tempo você vai ver que é um espaçamento bastante razoável.

Apesar de ser uma indicação bastante usual, não esqueça que essa não uma regra rígida. A distância entre as frutíferas pode aumentar ou diminuir em função da estrutura da planta quando estiver adulta.

Logo depois de planejar a plantação, faça covas de 80 cm X 80 cm X 80 cm (cumprimento, largura e profundidade. Ou 80 cm de diâmetro por 80 cm de profundidade.

Logo que feita a cova, demarque o centro e aguarde 10 dias para fazer o plantio.

Cacho de uva
Cacho de uva

Que terra usar para plantar frutas direto na terra ou em vasos?

Antes de mais nada lembre continuamente que cada fruta tem suas características, conforme anteriormente exposto. Assim sendo, como regra geral, é sempre conveniente usar uma terra rica em compostos orgânicos como base.

Ela serve tanto para as frutíferas plantadas diretamente na terra, como nas frutíferas plantadas em vasos.

Essa terra pode ser composta da seguinte maneira: 4 pás de terra de jardim peneirada (pode ser terra preta ou terra de composteira) + 1 pá de esterco de curral (de preferência de aves, gado ou ovelhas) bem curtido (no mínimo por 4 meses depois de amontoado, revirando sempre) + 1 pá de areia lavada de rio (média).

Misture bem e logo depois passe por uma peneira grossa. Deixe essa mistura no tempo por pelo menos 10 dias.

Use esse composto para fechar 50% da cova compactando levemente para não magoar as raízes.

Amarre suas mudas em estacasComo fazer um pomar com variedades de frutas

Se precisar use uma estaca de bambu ou vara de madeira como suporte e tutor da muda.

Isso serve para evitar que o vento balance e dificulte o enraizamento. Use tiras de borracha ou de malha para amarrar, evite assim, danificar a muda da frutífera.

Faça o mesmo processo e adote os mesmos cuidados para as mudas plantadas em vasos.

Após o plantio, faça uma rega generosa pelo menos uma vez por semana, até que a muda apresente sinais de brotação.

Tanto em frutíferas plantadas direto na terra, como nas frutíferas plantadas em vasos, tome o cuidado de não desmanchar o torrão que envolve as raízes da planta.

E logo que for plantar, retire a embalagem da muda e deixe o torrão cerca de dois centímetros acima do nível do terreno ou do nível de terra do vaso.  

Finalmente, escave a terra ao redor da cova para formar um sulco não muito profundo (cerca de 2 cm) de retenção de água das regas.

Nos vasos, deixe 3 cm de distância entre a base de terra e a borda do vaso.

AduBAÇÃO ORGÂNICA de frutíferas plantadas na terra ou plantadas em vasos

Por mais que se queira, esse é um assunto muito longo, que facilmente pode gerar conteúdo para várias postagens.

Mas aqui vamos dar somente uma noção geral.

Em primeiro lugar, use quando o plantio das frutíferas (na terra ou em vasos) o Bokashi Milagroso do Jardineiro Amador misturado com o Substrato Fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador.

São adubos orgânicos potentes e de fermentação. Só para ilustrar, esses fertilizantes naturais precisam ser misturados à terra nos canteiros ou vasos para produzirem nutrientes riquíssimos para as frutíferas.

Usar na proporção de um copo de 300 ml por muda de porte médio ou grande. Para mudas pequenas, reduzir pela metade.

Ou seja, são adubos orgânicos de liberação lenta, que contém todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento das frutíferas. Em suma: estimulam o enraizamento, formação de novos ramos, a produção de flores e de frutos saudáveis.

Repetir essa adução com esses mesmos adubos orgânicos na mesma medida a cada 45 dias, tanto para frutíferas plantadas em vasos como nas frutas plantadas na terra.

Compre o Kit Adubos Orgânicos do Jardineiro Amador para usar em frutíferas na nossa Loja Online ou pelo WhatsApp com frete grátis para todo o Brasil.

Adubos Orgânicos
Adubos Orgânicos para Horta, Pomar e Jardim

USE O KIT MAMONAS

Mantenha a saúde das suas frutíferas com adubos orgânicos que são excelentes para estimular o crescimento e a produção de frutas orgânicas saudáveis.

Use nas frutíferas orgânicas o Kit Mamonas do Jardineiro Amador. Compre esse conjunto fantástico de fertilizantes orgânicos na nossa Loja Online ou pelo WhatsApp com frete grátis para todo o Brasil.

Certamente esses adubos tem uso não só em frutíferas, como também em flores, gramados, verduras, legumes, chás, temperos e hortaliças cultivados na horta, pomar e jardim.

São fórmulas exclusivas do Jardineiro Amador de ação imediata.

Use a Torta de Mamona Micronizada e Diluível na água das regas, na dose de 1 colher de chá por litro de água de 15 em 15 dias.

Pulverize a Mamona NG + 7 Rochas (adubos fitominerais orgânicos) na dose de 1 colher de chá por litro de água de 15 em 15 dias por toda a planta.

São adubos orgâncios que não prejudicam a natureza, e são PET FRIENDLY.

Adubos orgânicos para horta, pomar e jardim.
Adubos orgânicos para horta, pomar e jardim.

Outros cuidados quando for formar seu pomarComo fazer um pomar com variedades de frutas

Nunca esqueça de verificar se as plantas estão saudáveis e se não se estão atacadas por insetos como formigas carregadeiras, pulgões, cochonilhas, lagartas, lesmas, fungos ou ácaro.

Para evitar o ataque dos pássaros, você pode ensacar algumas das suas frutas, como goiaba, figo, caqui, e mesmo bananas. Use saquinhos de TNT para proteger frutas do Jardineiro Amador.

Compre por encomenda através do nosso WhatsApp.

Em seguida, durante o crescimento da planta, tenha atenção com o propósito de eliminar ramos e galhos secos ou mortos. Ou ramificações em excesso que sombreiem em demasia o núcleo da planta e em princípio os chamados ramos ladrões.

Finalmente agora que seu pomar está formado, faça o combate preventivo de pragas pulverizando uma vez ao mês inseticidas orgânicos como Óleo de Neem Puro, o Enxofre Líquido 55% ou a Calda Bordalesa Plus do Jardineiro Amador

São são inseticidas naturais de grande eficiência que não prejudicam a natureza nem abelhas, borboletas, pássaros por serem repelentes. Além disso, são inseticidas PET FRIENDLY muito usados pela comunidade vegana e vegetariana.

Use o Kit Inseticidas Naturais do Jardineiro Amador. Compre esse conjunto fantástico de inseticidas naturais e orgânicos na nossa Loja Online ou pelo WhatsApp com frete grátis para todo o Brasil.

Inseticidas naturais puros
Inseticidas naturais para combater pragas na horta, pomar e jardim.

Combata pragas já instaladas. Aplique esses mesmo produtos semanalmente caso constate que o ataque de pragas já esteja infestando parcial ou totalmente as frutíferas do seu pomar orgânico.

Quando PLANTAR?

Em suma, não esqueça que assim também existem épocas do ano adequadas para efetuar o plantio de cada espécie de frutas. No entanto, quase todas as frutíferas podem ser plantadas nos meses de dormência, que no hemisfério Sul ocorre nos meses do outono e inverno.

Além disso, uma dica bem boa é plantar nos meses que não tem “r”: maio, junho, julho e agosto, visto que é o período do ano em que diminuem as atividades fisiológicas da planta por causa do frio.

Estudos indicam que a luas boas para plantio são as novas e crescentes.

Por isso, como referido, temos vários vídeos bem legais sobre como plantar frutas. Escolhemos esse no qual, em resumo, mostramos o passo a passo de como se planta frutas:

Vídeo ensinando como se planta frutas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Aqui no Blog do Jardineiro Amador você encontra os melhores conteúdos para saber cultivar sua horta, pomar e jardim. Pratique jardinagem amadora como terapia. Transforme seu dia a dia. Tenha uma vida saudável, ecológica, orgânica e conectada com a natureza!

216,000FãsCurtir
167,000SeguidoresSeguir
1,081SeguidoresSeguir
949,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Populares