Como plantar coentro na sua horta orgânica

Neste post você vai aprender dicas bem legais de como plantar coentro na sua horta orgânica, seja em canteiros ou mesmo em vasos.

Antes de mais nada, é importante saber que é super fácil plantar esse temperinho verde, que é super apreciado na culinária brasileira e que tem várias propriedades nutricionais.

Ele pode ser usado através das suas folhas verdes com tonalidades muito fortes, bem como com o uso das flores, sementes verdes ou secas. Fica a critério de cada um.

Tem um cheiro muito forte. Com efeito, é usado como condimento em saladas, para enfeitar e dar sabor ao arroz, no feijão e em vários pratos, posto que é muito versátil.

Escolha das sementes para plantar coentro

Com a finalidade de ter uma plantação de coentro, é preciso saber que essas plantinhas não são perenes. E que duram em média cerca de 120 dias, entre a fase de brotação e a fase adulta, quando vão produzir muitas e lindas flores brancas que por conseguinte, vão gerar sementes que por certo podem ser guardadas e replantadas.

Em primeiro lugar, é bem importante prestar atenção na escolha das sementes. Você pode comprar em casas de produtos naturais, em mercados ou mesmo em floras e agropecuárias.

Da mesma forma, você pode pegar sementes que são usadas como tempero, pois muitas vezes elas também brotam e geral lindas plantas.

Depois que você tiver as sementes, preste atenção que elas são chamadas de “dicotiledones”, ou seja, a exemplo do feijão, tem duas partes.

Só para exemplificar, você pode fazer a semeadura em local definitivo. No momento em que for semear, muitas pessoas gostam de macerar as sementes para que as duas partes se dividam. Em princípio isso não é necessário. Mas não custa fazer. Então, deixe umas sementes inteiras e em outras faça a divisão, amassando-as por entre a palma das mãos.

De maneira idêntica, pode apanhar sementes de uma pé de coentro adulto , conforme mostrado nas fotos deste post. Entretanto, neste caso, tome o cuidado de sempre deixar as sementes secarem ao sol direto, pois sementes verdes não brotam.

Escolha o local correto para plantar coentro na sua horta orgânica

Coentro precisa apanhar sol direto e adora o clima quente, de tal sorte que deve ser plantado em local que seja observado esse detalhe importantíssimo. Por causa dessa característica, em locais onde faz calor o ano todo, o coentro produz de contínuo.

Após semear, cubra as sementes com 0,5 cm de terra orgânica, para evitar o ataque de pássaros.

Da mesma forma, esse maravilhoso tempero adora terra rica em compostos orgânicos e mesmo bem arenosa. Entretanto, não gosta de solo com muita umidade. Para saber mais dicas de como cuidar de verduras, hortaliças e legumes na sua horta orgânica, consulte o Blog do Jardineiro Amador.

Com toda a certeza isso não quer dizer que não precise de regas, de tal sorte que você pode regar seus pezinhos de coentro uma vez por semana, sempre sem encharcar.

É provável que após você aprender como plantar coentro em sua horta orgânica, que você sempre terá esse condimento ao seu dispor. De conformidade com o exposto anteriormente, o ciclo dessa planta é muito curto, e na fase adulta a proliferação das sementes, por si só, vai gerar novas plantas simplesmente caindo no solo.

Só para ilustrar, veja na foto que na horta orgânica do Jardineiro Amador, um pé de coentro nasceu sozinho por entre as pedras, fora de um canteiro.

Por certo, quando for semear, você pode usar o bokashi milagroso do Jardineiro Amador. Da mesma forma, quando a planta estiver bem ramificada, com cerca de 10 centímetros, pode fazer adubações com o substrato fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador. Basta uma colherinha de café para cada planta. Por consequência elas vão crescer saudáveis e viçosas.

bokashi-milagrioso do jardineiro amador
bokashi-milagrioso do jardineiro amador

Se você quiser comprar esses e outros produtos naturais para sua horta, pomar e jardim, é só fazer uma visita na nossa loja virtual que está no nosso site.

O coentro pode ser plantado em vasos?

Com toda a certeza a resposta é sim. Como resultado você pode ter seus temperinhos e condimentos muito próximos da sua cozinha.

Depois que resolver plantar em vasos, é importante tomar os mesmos cuidados com a terra, insolação, semeadura, regas e adubações. Dessa forma, os pés de coentro vão se desenvolver facilmente.

Tanto quando semeados em canteiros como quando plantados em vasos, a brotação dos pezinhos de coentro levam cerca de uma a duas semanas. E podem ser mudados quando estiverem com 4 folhas ou entre 8 e 10 centímetros.

Com o fim de ajudar as pessoas a aprenderem como plantar coentro na sua horta orgânica, o Jardineiro Amador aprontou um vídeo bem legal, mostrando o passo a passo. Assista!

substrato fertilizante 6 em 1
substrato fertilizante 6 em 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

116,327FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
144SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares