Neste post você vai conhecer o Chá de Camomilia | Poderes Medicinais, também conhecida como maçanilha (“matricaria recutita”), é uma planta que produz lindas e delicadas flores usada em jardinagem e também utilizada em chás devido às suas propriedades terapêuticas comprovadas.
Só para exemplificar, existem duas espéceis de camomila (maçanilha) mais conhecidas, que são: a camomila alemã
🌼 Camomila-alemã (matricaria chamomilla ou atricaria recutita). Essa espécie deve ser replantada a cada ano, ou deixe que ela própria se ressemeie sozinha no solo. Ou seja, vive apenas um ciclo de vida: germina, cresce, floresce, dá sementes e morre.
Se quiser que a planta volte sozinha, deixe algumas flores secarem na planta para que as sementes caiam naturalmente.
É a mais usada para chás e fins medicinais.
A outra espécie é a a camomila-romana (camaemelum nobile), que é perene e pode viver vários anos. Só para exemplificar, essa espécie forma pequenas touceiras e se espalha devagar e é mais apreciada como planta ornamental e medicinal.
Cultive essa maravilha de forma simples, como por exemplo em vasos ou canteiros.
Como e Quando Semear Camomila
Em primeiro lugar saiba que a camomila pode ser plantada por sementes ou por divisão de touceiras, dependendo da espécie.
Então, cultive essa linda e delicada flor de forma adequada, pois assim sendo você terá sucesso em ter sempre essa flor maravilhosa em sua horta orgânica e na sua casa e jardim.
Com efeito, para que a camomila enfeite sua casa e jardim, e atraia com sua beleza abelhas, borboletas e beija flores, siga o cultivo observando as principais dicas.
A primavera é a melhor época para semear, com temperaturas entre 18 °C e 25 °C.
Contudo no outono também é possível semear em regiões de inverno ameno.
Mas evite o auge do verão ou as temperaturs frias e geadas do inverno.
A fim de plantar camomilia por sementes, escolha um bom fornecedor.
Você econtra sementes de camomilia em saquinhos nos mercados, feiras, floras e floriculturas. Verifique o prazo de validade e a época certa para semear de acordo com a região onde você mora.
Prepare uma sementeira com terra orgânica adubada e bem peneirada. Entretanto, não esqueça da necessidade da sementeira ter boa drenagem para não acumular água.
Logo após, espalhe as sementes e cubra levemente com uma camada de terra de cerca de 0,5 cm. Logo depois faça uma rega leve e deixe a sementeira em local bem iluminado e protegido de ventos fortes.
Dessa forma, aguarde a brotação, que deve ocorrer em 20 e 30 dias.
Só para ilustrar, se houver muita brotação, faça um raleamento das plantas, deixando somente as mais viçosas.
Assim que as mudinha estiverem com cerca de 10 centímetros, transplante para o local definitivo.
Plantar Camomila em Canteiros – Chá de Camomila | Poderes Medicinais
Com o intúito de plantar camomila ou maçanilha em canteiros na sua horta em casa ou jardim, escolha um local com solo bem drenado, leve e fértil.
Ou seja, rico em compostos orgânicos.
Com o objetivo de atender as necessidades da camomila, procure um solo com o pH levemente ácido a neutro (pH 5,5 a 7,0).
Contudo, não esqueça do fundamental. Ou seja: evite solos encharcados ou muito argilosos.
Com certeza a camomilia é uma espécie que necessita de sol pleno. Portanto, escolha um canteiro onde a planta apanhe pelo menos 5 a 6 horas de sol direto por dia.
Entretanto, a camomilia pode sim tolerar meia sombra, mas dessa forma, o desenvolvimento da sua estrutura e a produção de flores, serão mais fracas.
Faça regas leves a moderadas, de modo a manter o solo sempre levemente úmido, nas nunca encharcado.
Isso quer dizer que a frequência das regas deve se dar de acordo com a superficie do solo. Em outras palavras, em regiões mais secas, faça regas leves 2 a 3 vezes por semana.
Contudo, em qualquer circunstância, evite o excesso de água, pois isso causa o apodrecimento das raízes e a morte da planta.
Dicas Extras Para Cultivar Camomila
Plante as mudas no local definitivo observando um bom espaçamento entre elas. Mantenha cerca de 20 a 30 cm entre plantas, a fim de que não haja concorrência entre elas pela nutrição da terra.
Com o intuíto de manter a camomila sempre saudável e com floradas intensas, retire folha, ramos e flores murchas ou secas para estimular novas florações.
Com o objetivo de aproveitar todas as propriedades medicinais desta planta fabulosa, colha as flores para fazer chá de camomilia quando estiverem bem abertas, geralmente no meio da manhã, em dias secos e ensolarados.
Por outro lado, nada impede que você armazene as flores colhidas em um recipiente com água, para usar para fazer seu chá, durante o tempo em que estiverem viçosas.
Como Plantar Camomila em Vasos
Muitas pessoas perguntam: É possível plantar camomila em vasos?
Sim, dá pra plantar camomila em vaso. Escolha um vaso com mais de 20 cm de profundidade e furos no fundo para drenagem.
O ideal é você ajudar nesta drenagem, usando o sistema de envelopamento. Em outras palavras, pegue um pedação de feltro ou TNT e embrulhe um punhado de pedras brita (ou de pedaços de isopor ou carvão vegetal limpo) e coloque no fundo do vaso.
Logo depois preencha o vaso com terra orgânica arenosa. Mas lembre, que a terra precisa ser leve e drenar bem.
Plante as mudas ou espalhe diretamente as sementes por cima da terra.
Com o propósito de estimular a brotação, cubra as sementes com uma camada fininha de terra. Deixe a terra levemente úmida até as sementes brotarem.
Isso leva entre 15 e 30 dias para as mudas ficarem no tamanho ideal. Faça um raleamento se houver brotação intensa.
Coloque o vaso num lugar com sol direto por pelo menos 5 horas por dia. Regue de leve, só pra manter a umidade. Evite encharcar.
Quando as flores abrirem, colha as mais bonitas. Se quiser sementes, deixe algumas flores secarem na planta.
Riqueza Fitoterápica Desta Planta – Chá de Camomila | Poderes Medicinais
O chá de camomila tem propriedades fitoterápicas comprovadas e é fácil de ser preparado.
Logo, para fazer o chá de camomila e extair o máximo dos seus benefícios, use sempre flores frescas ou secas da planta.
Só para exemplificar, existem duas formas de fazer o chá: Faça por infusão ou prepare por fervura.
Por outro lado, consuma sempre fresco, ou seja, assim que foi feito.
Sendo indicado para consumo quente ou morno, especialmente à noite ou em momentos de relaxamento.
Como Preparar o Chá de Camomila | Poderes Medicinais
Prepara o chá de duas formas:
Faça o chá por infusão: Coloque uma colher de sopa de flores secas ou frescas em uma xícara, despeje água fervente, cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e sirva.
Se preferir um chá mais forte, use o método de fervura: Ou seja, ferva as flores de camomila por 5 a 10 minutos, coe e sirva quente ou morno.
Propriedades Medicinais do Chá de Camomilia
Estudos demonstram que em razão das suas propriedades fitoterápicas, o chá de camomila acalma o sistema nervoso uma vez que auxilia no combate ao estresse, ansiedade, proporcionando um leve relaxamento.
Use também com o propósito de combater a insônia, visto que o chá proporciona uma melhor qualidade do sono.
Melhora a digestão uma vez que reduz sintomas de azia, estufamento e gases e assim também combate as cólicas intestinais.
Do mesmo modo, tem ação antinflamatória. Portanto use para ajudar no alívio dos sintomas dos quadros de desconforto causados por gripes e resfriados; ou com o objetivo de combater as dores de artrite, artrose e reumatismo.
O consumo do chá de camomila é excelente para você usar com a finalidade de regular o ciclo menstrual, pois alivia os sintomas das cólicas menstruais e contribui para regularizar o ciclo.
Devido as suas propriedades fitoterápicas, use o chá para fortalecer o sistema imunológico, pois certamente seu consumo aumenta a resistência do organismo contra infecções, inflamações e melhora a saúde em geral.
Atualmente estudo demonstra que o uso desse chá medicinal pode ser feito através de compressas para combater olheiras, pequenos ferimentos na pele como por exemplo picadas de insetos e inflamações leves na cutícula das unhas.
O Consumo de Chás e a Sociabilidade
Tomar chá é mais do que cuidar da saúde — é um ritual de bem-estar e aconchego.
Muitas vezes, além de ajudar a cuidar da saúde, o chá cria momentos de pausa e tranquilidade no dia a dia.
E quando você compartilha esses momentos se transformam em um convite a encontros prazeirosos: uma roda de amigos, uma conversa entre familiares, um gesto simples que aproxima as pessoas e até promove bons negócios.
Ao longo da história, o hábito de tomar chá esteve presente em diversas culturas, sempre ligado à conexão com o bem estar e a sociabilidade.
Atualmente, esse costume ganha ainda mais força com a valorização dos chás orgânicos, ideais para quem busca uma vida mais leve e livre de produtos industrializados.
Por isso, cultivar uma horta em casa — mesmo que em vasos ou pequenos canteiros — virou tendência.
Hortelã, camomila, erva-cidreira, alecrim e tantos outros chás podem ser colhidos por você, fresquinhos, direto da sua horta para a sua xícara.
Uma forma simples, saudável e cheia de significado de cuidar de si e de quem está por perto.
Cuidados ao Consumir Chá de Camomila e Outros Chás Medicinais
Certamente os chás são sempre auxiliares da boa saúde. Dessa forma nunca adote o consumo de chás medicinais para substituir, alterar ou interromper tratamentos médicos. Assim também, apesar de seus benefícios, consuma o chá sempre com moderação, por períodos curtos.
Só para ilustrar o ideal é que você nunca consuma chás medicinais por mais de 10 dias, tomando no máximo duas xícaras por dia.
Já que o chá de camomilia tem poderes de relaxar, nunca consuma se for dirigir ou operar máquinas, pois pode causar sonolência. Dessa forma, procure tomar o chá de camomila sempre antes de dormir, pois ele ajuda a estimular o sono.
Além disso, mulheres grávidas, lactantes, crianças e pessoas alérgicas não devem consumir chás medicinais sem antes consultar um médico.
Do mesmo modo, em casos de doenças crônicas ou graves, ou sintomas persistentes, procure orientação de um profissional da saúde.
Aproveite os Benefícios Naturais da Chá de Camomila | Poderes Medicinais
Agora que você sabe como plantar e aproveitar as riquezas desta flor como erva medicinal, inclua o chá de camomila na sua rotina e usufrua de seus benefícios naturais!
Para mais dicas sobre plantas medicinais e jardinagem, visite nosso blog Jardineiro Amador e acompanhe nosso canal para mais conteúdo sobre chás e cultivo de ervas terapêuticas!