Jade trepadeira – como cultivar? Eis uma pergunta muito frequente em quem descobre essa maravilhosa planta que com certeza é uma das mais lindas, elegantes e charmosas flores da natureza.
A Origem e as Cores da Jade Trepadeira
A jade trepadeira (strongylodon macrobotrys) é uma planta originária da Nova Guiné que em resumo é a segunda maior ilha do mundo, localizada na oceania.
Contudo, essa maravilhosa e elegante trepadeira se adapta muito bem ao clima de várias regiões do Brasil, conforme veremos adiante.
A jade trepadeira é uma planta exótica que existe predominantemente em 4 cores que certamente são inegavelmente lindas: Jade vermelha, jade preta, jade amarela e jade azul (ou jade verde).
Desse modo conheça mais sobre essas magnificas flores que a cada dia são mais apreciadas para a formação de projetos paisagísticos encantadores.
Como Fazer Mudas Dessa Linda Flor
Todas as espécies de jades trepadeiras (strongylodon macrobotrys) se propagam do mesmo modo.
Ou seja, pela germinação de sementes, por alporque ou estacas (mudas feitas de galhos).
Só para ilustrar, para fazer mudas de jade trepadeira seja a jade vermelha, jade verde (jade azul), jade preta ou jade amarela é necessário uma certa técnica e até um pouco de paciência.
Desse modo nunca desista na primeira tentativa com o fim de plantar jade trepadeira na sua casa e jardim.
Assim também, se preferir, compre mudas de jades trepadeiras prontas em floras ou floriculturas.
Onde Plantar Jade Trepadeira
Sem dúvidas, as jades trepadeiras são uma das das mais charmosas plantas ornamentais ou plantas decorativas da natureza.
Entretanto, tome cuidado e nunca confunda a jade trepadeira com outra espécie de planta que é a jade suculenta (crassula ovata), pois são plantas totalmente diferentes.
Portanto, a única coisa que essas duas plantas têm em comum é o nome.
Cultive as jades trepadeiras (strongylodon macrobotrys) em local espaçoso onde ela posa ter uma estrutura para se alastrar facilmente.
Como por exemplo: uma pérgola, treliça, caramanchão, tela, cerca ou mesmo uma árvore.
Com o propósito de atender às necessidades da planta, escolha um local com boa incidência direta do sol, ou com boa luminosidade.
Por consequência, evite locais sombreados ou com muita umidade.
Como São as Flores da Jade Trepadeira
Inegavelmente as flores da jade trepadeira são um espetáculo da natureza que encantam qualquer projeto paisagístico na casa e jardim, clubes, condomínios ou mesmo em grandes espaços públicos.
Principalmente pelo fato das flores se formarem em forma de grandes cachos que atingem facilmente 1 metro de comprimento ou mais, com flores que se abrem sucessivamente da base até a ponta.
Como resultado, as flores tem corres brilhantes em formatos que lembram os bicos dos pássaros.
Além disso, as floradas que ocorrem até duas vezes ao ano, sempre na primavera e no final do verão. São intensas e duram cerca de um mês, atraindo pássaros, insetos polinizadores como abelhas e borboletas para encantar sua casa e jardim.
Quanto Tempo Leva Para Florir?
Do mesmo modo que se alastram com rapidez quando cultivadas de forma correta, as jades trepadeiras começam a produzir flores no primeiro ano após o plantio.
Contúdo é a partir do segundo ou terceiro ano que as floradas passam a ser mais intensas.
Daí esse post aqui no Blog do Jardineiro Amador, jade trepadeira – como cultivar para você receber dicas essenciais para plantio e cuidados ideais para plantar jades trepadeiras.
Conheça também, outra planta maravilhosa que produz flores incríveis que é a Trepadeira Lágrima de Cristo.
Cultive a Jade Trepadeira Sem Segredos
Tenha a beleza exótica da jade trepadeira revelada para ter essa planta magnífica em sua casa e jardim.
Com o propósito de ajudar você, ai vão algumas dicas essenciais:
De acordo com o que já referimos, plante a jade trepadeira em local de sol e boa luminosidade onde tenha espaço e uma estrutura para se alastrar para seus enormes cachos de flores ficarem pendentes.
Da mesma forma, escolha um local onde exista espaço para que as raízes da planta possam se propagar.
Assim também, mantenha a planta sempre limpa com a retirada das folhas e flores secas.
Cultive as jades trepadeiras em locais de solo argiloso e razoavelmente compactado.
Com efeito, evite plantar jade trepadeira em vasos, pois a planta terá muitas dificuldades para se desenvolver.
Como Regar as Jades Trepadeiras
A princípio as jades trepadeiras (strongylodon macrobotrys) – de todas as cores – além de serem flores exóticas, são muito resistentes.
Assim, a rigor, não necessitam de muitos cuidados e nem de muitas regas.
Mas, em tempos de seca, sempre tenha atenção para fazer regas leves e regulares sem encharcar a terra.
Em síntese, faça regas leves, mas não exponha a planta ao estresse hidríco (ou seja, falta prolongada de água), nem ao excesso de hidratação.
Poda e Condução. Jade Trepadeira – Como Cultivar
Logo após plantar a jade trepadeira conduza a planta com delicadeza assim que ela estiver soltando os primeiros ramos, indicando o caminho para ela se alastrar.
Nos meses frios, e sempre após o fim das florações faça a retirada das hastes florais secas.
Além disso essa planta aceita podas de condução com a retirada das ramificações em excesso e mantenha a formatação desejada no seu projeto paisagístico.
Adubação da Jade Trepadeira
Inegavelmente as jades trepadeiras (strongylodon macrobotrys) precisam de adubações orgânicas para estimular não só a produção, como para ajudar na maior duração das floradas.
Com o propósito de manter a planta sempre bem nutrida, use adubos orgânicos de qualidade que sejam testados e aprovados por quem usa, para fazer adubações.
O composto japonês chamado de Bokashi é ideal, pois tem leveduras e micro nutrientes de fermentação e liberação lenta, com todos os nutrientes necessários para a planta. Aplique duas colheres de sopa uma vez por mês.
Assim também, aplique junto adubos orgânicos de qualidade como por exemplo, cama de aviário bem curtida na dose de 500 gramas por pé a cada 30 dias.
São adubos de fermentação e liberação lenta que com toda a certeza contém todos os nutrientes necessários para fortificar a planta e estimular as floradas.
No entanto, não esqueça de misturar bem esses adubos à terra para que produzam todos os nutrientes necessários para manter sua jade maravilhosa.
Jade Trepadeira – Como Cultivar?
Essa é uma pergunta bem comum não só na comunidade do Jardineiro Amador como também por quem gosta de praticar jardinagem amadora.
Então, no nosso Canal no YouTube, postamos dois vídeos dando dicas sobre essa linda flor.
Se inscreva no canal e acione o sininho para receber novas postagens ensinando a prática de jardinagem amadora de forma fácil, rápida e sem complicações.
Assista um dos nossos vídeos, tendo como tema a jade verde (ou jade azul).
Siga nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e TikTok.