Jade Trepadeira – Como Cultivar

Jade trepadeira – como cultivar? Eis uma pergunta muito frequente em quem descobre essa maravilhosa planta que com certeza é uma das mais lindas, elegantes e charmosas flores da natureza.

A ORIGEM E AS cores da jade trepadeira

A jade trepadeira (strongylodon macrobotrys) é uma planta originária da Nova Guiné que em resumo é a segunda maior ilha do mundo, localizada na oceania.

Contudo, essa maravilhosa e elegante trepadeira se adapta muito bem ao clima de várias regiões do Brasil, conforme veremos adiante.

A jade trepadeira é uma planta exótica que existe predominantemente em 4 cores que certamente são inegavelmente lindas: Jade vermelha, jade preta, jade amarela e jade azul (ou jade verde).

Desse modo conheça mais sobre essas magnificas flores que a cada dia são mais apreciadas para a formação de projetos paisagísticos encantadores.

Como fazer mudas DESSA LINDA FLOR

Todas as espécies de jades trepadeiras (strongylodon macrobotrys) se propagam do mesmo modo.

Ou seja, pela germinação de sementes, por alporque ou estacas.

Só para ilustrar, para fazer mudas de jade trepadeira seja a jade vermelha, jade verde (jade azul), jade preta ou jade amarela é necessário uma certa técnica e até um pouco de paciência.

Desse modo nunca desista na primeira tentativa com o fim de plantar jade trepadeira na sua casa e jardim.

Assim também, se preferir, compre mudas de jades trepadeiras prontas.

Um bom fornecedor de mudas de jade trepadeira é a Mondini Plantas, uma empresa com mais de 40 anos de existência que entrega plantas ornamentais em todo o Brasil.

Acesse a loja online do Jardineiro Amador e logo depois procure o banner da Mondini Plantas.

Logo após use o cupom “jardineiroamador” e aproveite o desconto de 15% nas suas compras de flores, frutas e plantas ornamentais.

Mondini Plantas
Mondini Plantas – Mudas de qualidade de frutíferas, flores e plantas ornamentais.

Onde plantar jade trepadeira

Sem dúvidas, as jades trepadeiras são uma das das mais charmosas plantas ornamentais ou plantas decorativas da natureza.

Entretanto, tome cuidado e nunca confunda a jade trepadeira com outra espécie de planta que é a jade suculenta (crassula ovata), pois são plantas totalmente diferentes.

Portanto, a única coisa que essas duas plantas têm em comum é o nome.

Cultive as jades trepadeiras (strongylodon macrobotrys) em local espaçoso onde ela posa ter uma estrutura para se alastrar facilmente.

Como por exemplo: uma pérgola, treliça, caramanchão, tela, cerca ou mesmo uma árvore.

Jade Trepadeira - Pérgola
Flor de uma Jade Trepadeira

Com o propósito de atender às necessidades da planta, escolha um local com boa incidência direta do sol, ou com boa luminosidade.

Por consequência, evite locais sombreados ou com muita umidade.

Como são as flores da jade trepadeira

Inegavelmente as flores da jade trepadeira são um espetáculo da natureza que encantam qualquer projeto paisagístico na casa e jardim, clubes, condomínios ou mesmo em grandes espaços públicos.

Principalmente pelo fato das flores se formarem em forma de grandes cachos que atingem facilmente 1 metro de comprimento ou mais, com flores que se abrem sucessivamente da base até a ponta.

Como resultado, as flores tem corres brilhantes em formatos que lembram os bicos dos pássaros.

jade trepadeira - como cultivar
jade trepadeira – como cultivar

Além disso, as floradas que ocorrem uma vez ao ano, sempre na primavera, são intensas e duram cerca de um mês, atraindo pássaros, insetos polinizadores como abelhas e borboletas para encantar sua casa e jardim.

Quanto tempo leva para florir?

Do mesmo modo que se alastram com rapidez quando cultivadas de forma correta, as jades trepadeiras começam a produzir flores no primeiro ano após o plantio.

Contúdo é a partir do segundo ou terceiro ano que as floradas passam a ser mais intensas.

Daí esse post aqui no Blog do Jardineiro Amador, jade trepadeira – como cultivar para você receber dicas essenciais para plantio e cuidados ideais para plantar jades trepadeiras.

Conheça também, outra planta maravilhosa que produz flores incríveis que é a Trepadeira Lágrima de Cristo.

Cultive a jade trepadeira sem segredos

Tenha a beleza exótica da jade trepadeira revelada para ter essa planta magnífica em sua casa e jardim.

Com o propósito de ajudar você, ai vão algumas dicas essenciais:

De acordo com o que já referimos, plante a jade trepadeira em local de sol e boa luminosidade onde tenha espaço e uma estrutura para se alastrar para seus enormes cachos de flores ficarem pendentes.

Da mesma forma, escolha um local onde exista espaço para que as raízes da planta possam se propagar.

Assim também, mantenha a planta sempre limpa com a retirada das folhas e flores secas.

Cultive as jades trepadeiras em locais de solo argiloso e razoavelmente compactado.

Com efeito, evite plantar jade trepadeira em vasos, pois a planta terá muitas dificuldades para se desenvolver.

Como regar as jades trepadeiras

A princípio as jades trepadeiras (strongylodon macrobotrys) – de todas as cores – além de serem flores exóticas, são muito resistentes.

Assim, a rigor, não necessitam de muitos cuidados e nem de muitas regas.

Mas, em tempos de seca, sempre tenha atenção para fazer regas leves e regulares sem encharcar a terra.

Em síntese, faça regas leves, mas não exponha a planta ao estresse hidríco (ou seja, falta prolongada de água), nem ao excesso de hidratação.

Poda e condução. Jade Trepadeira – Como Cultivar

Logo após plantar a jade trepadeira conduza a planta com delicadeza assim que ela estiver soltando os primeiros ramos, indicando o caminho para ela se alastrar.

Nos meses frios, e sempre após o fim das florações faça a retirada das hastes florais secas.

Além disso essa planta aceita podas de condução com a retirada das ramificações em excesso e mantenha a formatação desejada no seu projeto paisagístico.

Adubação da jade trepadeira

Inegavelmente as jades trepadeiras (strongylodon macrobotrys) precisam de adubações orgânicas para estimular não só a produção, como para ajudar na maior duração das floradas.

jade trepadeira - como cultivar
jade trepadeira – como cultivar

Com o propósito de manter a planta sempre bem nutrida, use adubos orgânicos de qualidade que sejam testados e aprovados por quem usa, para fazer adubações.

Use Bokashi Milagroso do Jardineiro Amador (composto japonês com leveduras e micro nutrientes).

Assim também, aplique junto o Substrato Fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador (seis adubos orgânicos de qualidade comprovada num só produto).

São adubos de fermentação e liberação lenta que com toda a certeza contém todos os nutrientes necessários para fortificar a planta e estimular as floradas.

Aplique uma xícara de cada um por pé a cada 30 ou 60 dias.

No entanto, não esqueça de misturar bem esses adubos à terra para que produzam todos os nutrientes necessários para manter sua jade maravilhosa.

Compre o Kit Adubos Orgânicos do Jardineiro Amador na nossa Loja Online ou pelo WhatsApp (47) 99652-0019 com FRETE GRÁTIS para todo o Brasil.

Kit Maravilhoso do Jardineiro Amador
Tudo o que você precisa para praticar jardinagem amadora

Vídeo ensinando a plantar jade trepadeira

Jade Trepadeira – Como Cultivar?

Essa é uma pergunta bem comum não só na comunidade do Jardineiro Amador como também por quem gosta de praticar jardinagem amadora.

Então, no nosso Canal no YouTube, postamos dois vídeos dando dicas sobre essa linda flor.

Se inscreva no canal e acione o sininho para receber novas postagens ensinando a prática de jardinagem amadora de forma fácil, rápida e sem complicações.

Assista um dos nossos vídeos, tendo como tema a jade verde (ou jade azul).

Siga nossas mídias sociais no Facebook, Instagram e TikTok.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Aqui no Blog do Jardineiro Amador você encontra os melhores conteúdos para saber cultivar sua horta, pomar e jardim. Pratique jardinagem amadora como terapia. Transforme seu dia a dia. Tenha uma vida saudável, ecológica, orgânica e conectada com a natureza!

216,000FãsCurtir
167,000SeguidoresSeguir
1,081SeguidoresSeguir
949,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Populares