Como plantar morangos em canteiros

Neste post vamos ensinar como plantar morangos em canteiros. Entretanto, desde logo é de ficar claro que essas deliciosas frutas precisam de muita atenção para que sua plantação seja um sucesso, de tal sorte que os pés sejam saudáveis, viçosos e produzam muitas frutas em sua horta orgânica.

Atenção na escolha das mudas

Antes de mais nada é preciso saber que existem dezenas de espécies de morangos. Conforme for o clima da sua região, você deve fazer a escolha das mudas, já que é provável que ao escolher a espécie certa, a mesma já esteja adaptada e venha a produzir melhor.

Em princípio produzir mudas de pés de morango usando sementes é muito difícil, pois exige o domínio de técnicas bastantes sofisticadas. Por conseguinte, é bem mais fácil comprar mudas prontas.

Uma dica muito legal do Jardineiro Amador, é você se informar com quem já planta uma vez que será possível saber quais as vantagens e desvantagens de cultivar a espécie escolhida.

Escolha do local correto – como plantar morangos em canteiros

Primordialmente saber escolher o local onde for plantar morangos é muito importante para o sucesso do cultivo. Antes de mais nada, é fundamental saber que morangos gostam de local bem iluminado, mas em meia sombra. Portanto, evite locais muito secos ou que apanhem sol pleno o dia todo.

Os canteiros podem ser feitos no chão. Contudo, quando for usar esse sistema, procure levantar o local de plantio. Só para exemplificar, você pode erguer a terra com cerca de 30 centímetros do nível do terreno.

Da mesma forma, para saber como plantar morangos em canteiros, é preciso entender qual o tipo de terra usar. Opte sempre por terra rica em compostos orgânicos uma vez que morangos precisam de nutrientes para se desenvolver bem.

Em seguida, quando estiver preparando os canteiros, você pode acrescentar húmus de minhoca na proporção de até 2 kg por metro quadrado. Outra opção muito legal é aplicar na terra, antes do plantio, o bokashi milagroso do Jardineiro Amador, que em síntese, é um composto fertilizante totalmente orgânico que possuí mais de 120 micro-organismos que certamente vai nutrir seu canteiro de forma plena.

bokashi-milagrioso
bokashi-milagrioso do jardineiro amador
bokashi-milagrioso do jardineiro amador

Cuidados com a cobertura da terra

Você sempre deve usar uma cobertura para separar os pés de morango do contato direto com a terra com a finalidade de evitar ao entrar em contato direto com a terra, ocorra o apodrecimento dos frutos e o adoecimento das plantas.

Assim sendo, logo após o plantio, faça uma cobertura da terra. Em princípio você pode usar vários produtos tais como: cepilho ou serragem e madeira seca (mas tenha cuidado, pois às vezes a madeira pode ter sido tratada com veneno contra insetos); casca de arroz, palha, ou qualquer outro produto.

Em nosso BLOG, temos vários posts dando dicas sobre os cuidados com a terra em sua horta, pomar e jardim.

Pé de morango saudável
Pé de morango saudável – Foto Jardineiro Amador

Regas, limpezas e adubações dos pés de morango

Para que seus pés de morango permaneçam saudáveis, é importante que você observe alguns cuidados para que não sejam contaminados por fungos, insetos e larvas.

Com toda a certeza as regas são fundamentais. Entretanto, devem ser feitas de forma comedida, de modo a nunca encharcar a terra. Ou seja, morangos precisam de irrigação constante, mas não podem viver ensopados.

Por outro lado, fique sempre de olho na sua plantação, retirando as folhas secas e observando se não há infestação de fungos.

Por mais que se cuide, são plantas muito sensíveis. Para combater fungos e ácaros, você pode pulverizar os pés com leite integral de 15 em 15 dias. Igualmente, você também pode pulverizar chá de cavalinha frio, também de 15 em 15 dias. No entanto, faça as pulverizações alternadas.

Com a finalidade de prevenir ou corrigir o ataque de lesmas em sua plantação, você pode usar um lesmicida orgânico ferramol, que é muito eficiente.

Substrato-fertilizante-6-em-1
substrato fertilizante 6 em 1
substrato fertilizante 6 em 1

Por fim, é importante que você mantenha seus pés de morangos sempre bem nutridos e adubados, para que produzam muitos frutos saudáveis. O substrato fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador é um excelente produto, que fortifica e ajuda na produção de flores e frutas em sua casa e jardim. Por certo você pode confiar e ter segurança que é excelente!

Pé de morango frutificando em canteiros
Pé de morango frutificando em canteiros preparados com cepilho e fertilizados com Substrato 6 em 1 do Jardineiro Amador Foto: Jardineiro Amador

Hora da colheita e a escolha dos frutos maduros

Agora que você já sabe como plantar morangos em canteiros, é chegada a hora da colheita.

Como resultado dos cuidados, seus pés podem produzir muito. Conforme a espécie, os morangos podem produzir muitos frutos. E com toda a certeza, quando os frutos estiverem maduros as plantas seguirão produzindo flores. Com o fim de não prejudicar a floração, faça a colheita com todo o cuidado, usando uma tesoura de bico bem afiado.

Por outro lado, como os morangos amadurecem rapidamente. Assim que estiverem maduros, retire os frutos com a finalidade de evitar que apodreçam no pé e tragam doenças para toda a cultura.

Da mesma forma, tenha muita atenção com os pássaros, pois alguns deles adoram morangos.

Por isso, uma boa maneira de afugenta-los é afixar nos canteiros pequenas hastes de bambu onde pode amarrar fitas cintilantes, de modo que se movam com vento, visto que o brilho das fitas evita que as aves se aproximem da plantação.

Outras formas de plantar morango

Com toda a certeza, existem várias formas de plantar morangos. De sorte que cada um pode escolher a que melhor lhe agradar, de acordo com seu desejo.

No canal do Youtube do Jardineiro Amador, nós temos vários vídeos ensinando a plantar frutas, flores, verduras, hortaliças e folhagens em sua horta, pomar e jardim.

Assim também, temos um belo vídeo ensinando como plantar morangos em canteiros. Para assistir, CLIQUE AQUI:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

138,267FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
308SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares