Como plantar lantana camara, ou cambará em vasos na sua casa e jardim

Neste post vamos ensinar como plantar lantana camara, ou cambará em vasos na sua casa e jardim.

Afinal, muitas pessoas querem cultivar flores para alegrar suas residências e mesmo ambientes de trabalho.

Entretanto, as vezes, por não terem tempo, e outras por não conhecerem muito bem as técnicas da jardinagem, ou ainda para evitar trabalho, buscam espécies que possam ser perenes e não precisem de muitos cuidados.

Finalmente agora vão poder fazer isso, aprendendo um pouco sobre essa linda flor que é a lantana camara ou cambará.

Com toda a certeza essas delicadas plantinhas também são conhecidas por outros nomes, como por exemplo: chumbinho; verbena-arbustiva; cambará-miúdo; cambará-de-cheiro; cambarazinho; cambará-verdadeiro; camarazinho.

Foto de duas flores amarelas de lantana camara ou cambará plantadas em vaso.
como-plantar-lantana-camara-ou- cambara-em-vasos-na-sua-casa-e-jardim-flor – Foto: Jardineiro Amador
lantana camara em vaso
Lantana em vaso – Foto: Jardineiro Amador

Características da lantana camara ou cambará

Antes de tudo é importante saber que essas flor pode ser encontrada em várias espécies, múltiplas e alegres cores e em vários tamanhos. Da mesma forma, são bastante aromáticas com um cheiro característico, que atraí borboletas e pássaros.

Contudo, todas podem ser cultivadas tanto em vasos como em canteiros, como sendo perenes. Todas as espécies são ramosas e precisam dos mesmos cuidados.

Algumas espécies são arbustivas enquanto outras são pendentes.

Só para exemplificar, saber que espécie é, vai ser importante na hora de montar o vaso quando for saber como plantar lantana camara, ou cambará em vasos na sua casa e jardim.

Em princípio as lantana camara ou cambará podem se propagar por semeadura. Por outro lado, esse método é mais complicado e exige certo conhecimento técnico e muita paciência.

Então, a sugestão do Jardineiro Amador é comprar mudas prontas, já que facilita muito o trabalho. Podem ser facilmente encontradas já formadas em floras e floriculturas.

Por outro lado, as mudas também podem ser feitas por divisão de touceiras e mesmo por estaquia.

Fazendo mudas por estaquia

Só para exemplificar, a propagação de estaquia é feita com a retirada de galhos das pontas dos ramos de uma planta adulta, que são colocados na terra para enraizamento e formação de mudas. Com o propósito de ajudar na formação de mudas, você pode deixar a base dos galhos num recipiente com água e enraizador por dois ou três dias.

No nosso canal no Youtube.com/Jardineiro Amador, temos um vídeo bem legal ensinando como fazer uma receita de enraizador e como usar nas suas plantas flores e frutas com batata doce e arroz. Desde que você siga o passo a passo, funciona bem.

É preciso saber em primeiro lugar que as lantana camara ou cambará precisam de espaço de tal forma que possam se alastrar e produzir muitas floradas.

Em segundo lugar é muito importante que estejam em local arejado, mas protegidas de ventos fortes.

Em terceiro lugar elas gostam de muita luminosidade. Dessa maneira, precisam e podem pegar sol direto por pelo menos 5 horas por dia.

São plantas muito resistentes. Em contrapartida, são sensíveis a alterações climáticas bruscas e a produtos químicos, que devem ser usados com cautela. Só para ilustrar, outro dia, tivemos um vaso de lantana camara ou cambará que estava ao entorno de uma piscina, totalmente queimado pelo vapor do cloro que saiu da água.

Preparando o vaso para plantar lantana camara, ou cambará

De conformidade com a natureza da planta, que se alastra rápido e intensamente, o vaso deve ser grande. Quanto maior, melhor. Dessa maneira, sugerimos que tenha pelo menos 100 litros e um excelente diâmetro, como o da foto abaixo.

lantana camara amera e rosa
Lantana camara amera e rosa Foto: Jardineiro Amador

A lantana camara, ou cambará gosta de terra rica em compostos orgânicos e mesmo um pouco arenosa. Por isso, preste atenção neste detalhe quando for plantar.

Ao mesmo tempo, você pode enriquecer a terra, com o uso do bokashi milagroso do Jardineiro Amador, com a finalidade de nutrir o vaso, uma vez que é um composto fertilizante totalmente natural, com mais de 100 micro-organismos que suprem toda a necessidade nutricional da planta.

bokashi-milagrioso do jardineiro amador
bokashi-milagrioso do jardineiro amador

Depois que você preparou a terra, é hora de compor o vaso.

Assim que o vaso estiver escolhido, a terra preparada, não se esqueça de colocar pedras no fundo para que tenha uma excelente drenagem, posto que a lantana camara, ou cambará precisam de regas frequentes, porém sem encharcar. Por isso, cuide para que a terra do vaso não retenha umidade constante.

Com a finalidade de ter um bom arranjo, busque montar seu vaso com duas espécies de plantas. Na parte central, use a espécie arbustiva. Nas bordas plante a espécie pendente. Como resultado, o centro do vaso vai se ramificar para o alto de tal forma que as bordas estarão enfeitadas com as plantas que ficarão pendentes.

Do mesmo modo, busque variedades de cores. Dessa maneira, o colorido será intenso.

Como ocorre a produção das flores?

Com toda a certeza, mesmo quando não estão floridos, os vasos formarão um arranjo muito elegante e charmoso, pois o tom do verde das plantas é maravilhoso.

Desde que você siga corretamente o passo a passo de como plantar lantana camara, ou cambará em vasos na sua casa e jardim , você pode ter um arranjo paisagístico por muito tempo.

Depois que efetuou o plantio das mudas, em dois ou três meses, virão as floradas, que sempre serão intensas.

lantana camara em vaso
lantana camara em vaso – Floto: Jardineiro Amador

É provável que, se bem cuidado, seu vaso produza de duas a três floradas no ano. Ou até mais…

Em contrapartida, você deve manter seu vaso de lantana camara ou cambará sempre adubado. Use o substrato fertilizante 6 em 1 do Jardineiro Amador.

substrato fertilizante 6 em 1
substrato fertilizante 6 em 1

Esse é um adubo totalmente natural, que em resumo, ajuda a fortalecer a saúde da planta e protege contra o ataque de pragas. Do mesmo modo, estimula a produção de muitas flores.

De conformidade com as especificações técnicas, as adubações podem ser feitas uma vez ao mês.

Fazer limpezas e podasDicas de como plantar lantana camara, ou cambará na sua casa e jardim

Tanto quanto possível, mantenha sempre seu vaso limpo de pragas invasivas e faça limpezas das folhas e flores secas para estimular novas floradas.

Como resultado, você terá sempre terá sua casa e jardim coloridos sem ter muito trabalho.

Além disso, de uma a duas vezes ao ano, você pode fazer a poda dos galhos e ramos que cresceram muito. Para aprender a fazer poda, temos um post bem bacana aqui no BLOG do Jardineiro Amador. De maneira idêntica, uma vez por ano você pode renovar a capa de cobertura de terra do vaso. Retire certa de 10 centímetros em seguida, coloque terra nova.

Nós temos um belíssimo vídeo ensinando como plantar lantana camara, ou cambará em vasos na sua casa e jardim em nosso canal no Youtube com o intuito de esclarecer suas dúvidas e também de aprender um pouco mais sobre essas lindas flores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sobre nós

Informações, dicas e técnicas sobre jardinagem amadora e de implantação, cultivo e manutenção de hortas orgânicas e pomares caseiros.

138,267FãsCurtir
51,000SeguidoresSeguir
308SeguidoresSeguir
288,000InscritosInscrever
* indicates required

Nossos Parceiros

Popular Populares